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https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10652
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Documentação de conteúdos para o currículo da educação escolar indígena no Amazonas (povos Mura e Munduruku) |
Other Titles: | Documentation of content for the curriculum of indigenous school education in the Amazonas (Mura and Munduruku people) |
???metadata.dc.creator???: | Nascimento, Hely Brasil do ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Mascarento, Suely Aparecida do Nascimento |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Simas, Hellen Cristina Picanço |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Singo, Brígida D´Oliveira |
???metadata.dc.contributor.referee3???: | Maia, Antóno Alone |
???metadata.dc.description.resumo???: | A pesquisa realizada ao abrigo do PPGE- UFAM, Mestrado em educação, com apoio da FAPEAM, considerando a escassa oferta de informações organizadas de forma sistemática e científica sobre a temática, pretende documentar conteúdos para o currículo da educação escolar indígena no Amazonas (povos Mura e Munduruku), associados a narrativas indígenas de povos originários. Elaborar textos com tópicos associados aos temas e dados objetivos para uso no currículo da educação escolar no Amazonas. Para atender aos objetivos da pesquisa recorremos aos instrumentos como aplicação de questionários via remota com apoio do Google Forms, entrevistas e observação “in loco”, registro de relatos associados a memórias vinculadas aos objetivos da pesquisa que integram a cosmovisão de povos autóctones (com destaque para Mura e Munduruku), visões de mundos ricas e diversificadas que refletem a profunda conexão dos povos originários com a natureza e o meio ambiente As narrativas desempenham um papel fundamental na construção da memória coletiva e na disseminação do conhecimento dentro das sociedades. Tanto a tradição oral, que se baseia na transmissão verbal direta de informações de pessoa para pessoa, como a tradição escrita, que utiliza documentos que requerem habilidades de leitura específicas, são meios pelos quais as narrativas se manifestam. A escrita, por sua vez, permite uma forma mais duradoura de preservar narrativas e conhecimentos, através de documentos que podem ser consultados ao longo do tempo. Dessa forma, as narrativas, sejam orais ou escritas, desempenham um papel crucial na organização da experiência e memória humanas, contribuindo significativamente para a estruturação de nossa compreensão do mundo e de nós mesmos. Perspectivas: tomando em consideração a totalidade dos dados apresentados e analisados, podemos afirmar que os objetivos foram atingidos pelo aporte de novos elementos documentais que poderão ser utilizados como conteúdo curricular sobre o tema em escolas indígenas. Em síntese, os resultados alcançados por esta dissertação redundaram na proposição e produção de conteúdo didáticos que poderão ser utilizados para construção das propostas pedagógicas a serem desenvolvidas junto à Educação Escolar Indígena das aldeias do rio Urubu em Itacoatiara, bem como, na Terra Indígena Munduruku no município de Borba, Amazonas, bem como em outros contextos afins. |
Abstract: | The research carried out under the PPGE- UFAM, Master's degree in education, with support from FAPEAM, considering the scarce supply of information organized in a systematic and scientific way on the subject, intends to document content for the curriculum of indigenous school education in Amazonas (Mura people and Munduruku), associated with indigenous narratives of original peoples. Prepare texts with topics associated with the themes and objective data for use in the school education curriculum in Amazonas. To meet the research objectives, we used instruments such as applying questionnaires remotely with the support of Google Forms, interviews and observation “in loco”, recording reports associated with memories linked to the research objectives that are part of the worldview of indigenous peoples (especially the Mura and Munduruku), rich and diverse worldviews that reflect the deep connection of indigenous peoples with nature and the environment. Narratives play a fundamental role in the construction of collective memory and the dissemination of knowledge within societies. Both the oral tradition, which is based on the direct verbal transmission of information from person to person, and the written tradition, which uses documents that require specific reading skills, are means by which narratives are manifested. Writing, in turn, allows a more lasting way of preserving narratives and knowledge, through documents that can be consulted over time. In this way, narratives, whether oral or written, play a crucial role in the organization of human experience and memory, contributing significantly to the structuring of our understanding of the world and of ourselves. Perspectives: taking into account all the data presented and analyzed, we can state that the objectives were achieved by the contribution of new documentary elements that can be used as curricular content on the subject in indigenous schools. In summary, the results achieved by this dissertation resulted in the proposition and production of didactic content that can be used to construct pedagogical proposals to be developed with the Indigenous School Education of the villages of the Urubu River in Itacoatiara, as well as, in the Munduruku Indigenous Land in the municipality of Borba, Amazonas, as well as in other related contexts. |
Keywords: | Escolas indígenas - Currículos Índios Munduruku - Amazonas - Usos e costumes Índios Mura - Amazonas - Usos e costumes Tradição oral |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO |
???metadata.dc.subject.user???: | Currículo escolar Educação escolar indígena Cosmovisão Mura Cosmovisão Munduruku Narrativas amazônicas |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Faculdade de Educação |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Citation: | NASCIMENTO, Hely Brasil do. Documentação de conteúdos para o currículo da educação escolar indígena no Amazonas (povos Mura e Munduruku). 2024. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
???metadata.dc.rights.uri???: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10652 |
Issue Date: | 17-Oct-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
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