???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10656
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A percepção docente sobre as práticas pedagógicas inclusivas no contexto escolar
Other Titles: Teachers' perception on inclusive pedagogical practices in the school context
???metadata.dc.creator???: Vieira, Jessica Silvia dos Santos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Souza, Cleverton José Farias de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Ferreira, Lúcio Fernandes
???metadata.dc.contributor.referee2???: Pacheco, Maria Lúcia Tinoco
???metadata.dc.description.resumo???: A Educação Inclusiva tem se consolidado como um princípio fundamental nas políticas educacionais, buscando garantir que todos os alunos, independentemente de suas particularidades, participem plenamente do ensino regular. Esse paradigma requer mudanças significativas nas práticas pedagógicas para atender à diversidade presente nas salas de aula. Desta forma, este estudo teve como objetivo conhecer a percepção docente sobre as práticas pedagógicas inclusivas no contexto escolar, investigando como os professores articulam o planejamento, a regência e a colaboração para promover a inclusão e atender às necessidades de todos os alunos. Os participantes foram docentes da Secretaria de Educação e Desporto Escolar (SEDUC/AM) dos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática e Educação Física do Ensino Fundamental Anos Finais (do 6° ao 9° ano), totalizando 7 docentes, sem distinção de gênero e sem limite de idade. Para a coleta de dados utilizamos a técnica de Grupo Focal (GF). Para a análise de dados foi utilizado a Análise Textual Discursiva (s), com base nas seguintes categorias: (1) A percepção docente quanto ao planejamento para a Educação Inclusiva; (2) A percepção docente quanto à regência para a Educação Inclusiva; (3) A percepção docente quanto à colaboração entre o ensino regular, o Atendimento Educacional Especializado e os profissionais de apoio; (4) A percepção docente quanto à colaboração com os pais e responsáveis. Os resultados da pesquisa revelam que, apesar do reconhecimento da importância da Educação Inclusiva pelos docentes, a implementação prática enfrenta desafios significativos. Entre os principais problemas relatados estão a sobrecarga de trabalho e a falta de formação específica, que resultam em um planejamento pedagógico insuficientemente inclusivo. Embora a colaboração seja considerada fundamental, ela não é efetivamente praticada na escola devido à ausência de processos estruturados. Além disso, o envolvimento dos pais é frequentemente limitado. A falta de um planejamento que facilite a participação dos alunos e a ausência de colaboração adequada entre a comunidade escolar acabam por limitar o alcance e a qualidade das práticas inclusivas. Para superar esses desafios, é necessário aprimorar continuamente o planejamento e a regência, com ênfase em formações práticas, adaptação de metodologias e fortalecimento da colaboração entre todos os envolvidos no processo educacional. Políticas que garantam recursos adequados e promovam a formação contínua dos docentes são essenciais para criar um ambiente escolar mais inclusivo e proporcionar o suporte necessário aos docentes.
Abstract: Inclusive Education has been consolidated as a fundamental principle in educational policies, seeking to ensure that all students, regardless of their particularities, participate fully in mainstream education. This paradigm requires significant changes in teaching practices to meet the diversity present in classrooms. In this way, the aim of this study was to get to know teachers' perceptions of inclusive teaching practices in the school context, investigating how teachers articulate planning, teaching and collaboration to promote inclusion and meet the needs of all students. The participants are teachers from the Secretaria de Educação e Desporto Escolar (SEDUC/AM) in the curricular components of Portuguese Language, Mathematics, and Physical Education for the Final Years of Elementary School (6th to 9th grade), totaling 7 teachers, regardless of gender or age. Data were collected using the Focus Group (FG) technique. Data analysis was performed using Textual Discursive Analysis (TDA), based on the following categories: (1) Teachers' perceptions of planning for Inclusive Education; (2) Teachers' perceptions of teaching for Inclusive Education; (3) Teachers' perception of collaboration between regular education, Specialized Educational Assistance and support professionals; (4) Teachers' perception of collaboration with parents and guardians. The results of the research show that, despite teachers' recognition of the importance of Inclusive Education, practical implementation faces significant challenges. Among the main problems reported are work overload and lack of specific training, which result in insufficiently inclusive pedagogical planning. Although collaboration is considered fundamental, it is not effectively practiced in the school due to the lack of structured processes. In addition, parental involvement is often limited. The lack of planning that facilitates student participation and the absence of adequate collaboration between the school community end up limiting the scope and quality of inclusive practices. To overcome these challenges, it is necessary to continually improve planning and teaching, with an emphasis on practical training, adapting methodologies and strengthening collaboration between all those involved in the educational process. Policies that guarantee adequate resources and promote ongoing teacher training are essential to create a more inclusive school environment and provide the necessary support for teachers.
Keywords: Educação inclusiva
Educação especial
Educação básica
Prática de ensino
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO: EDUCACAO ESPECIAL
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM
???metadata.dc.subject.user???: Educação
Educação Inclusiva
Educação Especial
Grupo focal
Contexto amazônico
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: VIEIRA, Jessica Silvia dos Santos. A percepção docente sobre as práticas pedagógicas inclusivas no contexto escolar. 2024. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10656
Issue Date: 26-Sep-2024
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_JessicaVieira_PPGE.pdf1.29 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.