???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10658
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Tavares, Marcelo Bagata | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/8631395296109552 | eng |
dc.contributor.advisor1 | Borges, Heloisa da Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9429409939324333 | eng |
dc.contributor.advisor-co1 | Vihena Junior, Waldemar Moura | - |
dc.contributor.referee1 | Silva, Thaiany Guedes da | - |
dc.contributor.referee2 | Zientarski, Clarice | - |
dc.date.issued | 2025-01-27 | - |
dc.identifier.citation | TAVARES, Marcelo Bagata. Política curricular: as relações entre a educação do campo e o Referencial Curricular Amazonense (RCA). 2025. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2025. | eng |
dc.identifier.uri | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10658 | - |
dc.description.resumo | O presente estudo foi elaborado e apresentado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), como parte da linha de Pesquisa 1: Educação, Estado e Sociedade na Amazônia. Surge da busca por uma resposta a seguinte inquietação: como se dá a orientação curricular nos textos do Referencial Curricular Amazonense (RCA) para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental e em que medida este documento se relaciona com a Educação do Campo e suas diretrizes nacionais? Para isso, teve como objetivo central, analisar a relação entre a Educação do Campo, defendida pelos movimentos sociais e presente nas diretrizes nacionais da Educação Básica do campo, e o Referencial Curricular Amazonense (RCA) no caderno dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, considerando de que maneira o texto curricular aborda (ou não) as necessidades das escolas do campo do Amazonas. Para subsidiar o processo investigativo, elencou-se três objetivos específicos: 1. Historicizar as lutas dos trabalhadores do campo pelo direito à terra até uma política de Educação do Campo, conquistada nos marcos legais; 2. Discutir os pressupostos históricos e ideários da atual política curricular brasileira e as implicações desse processo na elaboração do Referencial Curricular Amazonense; 3. Examinar a concepção de Educação do Campo e currículo no RCA dos anos iniciais do Ensino Fundamental e sua relação com as diretrizes nacionais da Educação Básica do campo. Esses objetivos permitiram a organização da dissertação em três seções de discussão e análise. Na primeira seção, aborda-se a trajetória histórica e política da luta dos movimentos sociais pelo direito à terra, à moradia e à vida, assim como a luta pela Educação do Campo no Brasil. Na segunda seção, analisou-se a influência das políticas curriculares nacionais, especialmente a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sobre o RCA e seus possíveis impactos na formação dos sujeitos do campo amazonense. Já na última seção, examinou-se como o RCA trata a Educação do Campo nos anos iniciais do Ensino Fundamental, destacando seus limites, possibilidades e contradições. Com base no Materialismo Histórico-Dialético discutido em Cury (1979), Gadotti (2012), Colares (2021), Frigotto (1985, 1991), Netto (2011), Kosik (2002, 2011), Masson (2007, 2014), Marx (2004, 2007, 2008), Santos (2022), Tozoni-Reis (2022), bem como as categorias: totalidade, contradição e mediação, foram realizados os procedimentos metodológicos do estudo, divididos em etapas complementares. Na etapa 1, realizou-se uma revisão bibliográfica conforme as orientações de Santos e Morosini (2021) e Severino (2007), no banco de teses e dissertações da capes, para compreender como o objeto estava sendo discutido regional e nacionalmente, complementada por livros e artigos que deram suporte ao referencial teórico-epistemológico. No segundo momento, foi realizado o levantamento e a análise documental pautada em Cellard (2008) e Evangelista (2012), do RCA e da BNCC, o que permitiu questionar, por exemplo, em que medida o RCA incorpora os princípios da Educação do Campo, apontando, nesse processo, as contradições na aplicação de políticas neoliberais, como a BNCC, no currículo das escolas do campo. Os resultados apontam que, embora o RCA tenha sido construído para atender à realidade amazônica, seu projeto tende a ser secundarizado devido aos conhecimentos mínimos padronizados pela BNCC. Além disso, o texto curricular reflete interesses neoliberais e de mercado, frequentemente negligenciando a perspectiva crítica e as demandas específicas do campo amazônico. Ignoram-se, por exemplo, categorias importantes a serem discutidas nesse contexto, como o trabalho, capitalismo e relações de poder, que impactam diretamente a realidade do campo. Portanto, ao focar apenas nas habilidades e competências exigidas pela sociedade capitalista, o RCA pode comprometer o desenvolvimento de uma educação que promova a consciência social e política entre os estudantes da classe trabalhadora do campo. | eng |
dc.description.abstract | This study was developed and presented within the Graduate Program in Education at the Federal University of Amazonas (UFAM), as part of Research Line 1: Education, State, and Society in the Amazon. It stems from the search for an answer to the following question: How is curricular guidance presented in the texts of the Amazonian Curriculum Framework (RCA) for the Early Years of Elementary Education, and to what extent does this document relate to rural education and its national guidelines? The central objective of the study was to analyze the relationship between rural education, as advocated by social movements and embedded in the national guidelines for basic education in rural areas, and the Amazonian Curriculum Framework (RCA) for the Early Years of Elementary Education. This analysis sought to understand how the curriculum text addresses (or fails to address) the specific needs of rural schools in Amazonas. To support the investigative process, three specific objectives were established. First, to historicize the struggles of rural workers for land rights, leading to the establishment of rural education policies within legal frameworks. Second, to discuss the historical assumptions and ideologies underlying current Brazilian curricular policy and its implications in the formulation of the Amazonian Curriculum Framework. Finally, the third objective was to examine the conception of rural education and curriculum as outlined in the RCA for the Early Years of Elementary Education and how it relates to the national guidelines for rural education. These objectives led to the organization of the dissertation into three distinct sections of discussion and analysis. The first section delves into the historical and political trajectory of social movements in Brazil, focusing on the struggle for land, housing, and the right to life, along with the broader movement for rural education. The second section explores the influence of national curricular policies, particularly the National Common Curricular Base (BNCC), on the RCA and its potential implications for the formation of rural individuals in Amazonas. In the final section, the study critically examines how the RCA addresses Rural Education in the early years of Elementary Education, emphasizing its limitations, possibilities, and inherent contradictions. Drawing on Historical-Dialectical Materialism, as articulated by authors such as Cury (1979), Gadotti (2012), Colares (2021), Frigotto (1985, 1991), Netto (2011), Kosik (2002, 2011), Masson (2007, 2014), Marx (2004, 2007, 2008), Santos (2022), and Tozoni-Reis (2022), as well as key categories like totality, contradiction, and mediation, the methodological procedures of the study were conducted in complementary stages. In the first stage, a literature review was carried out, following the guidelines of Santos and Morosini (2021) and Severino (2007), using the CAPES thesis and dissertation database to assess how the topic was being discussed both regionally and nationally. This was supplemented by books and articles that provided support for the theoretical and epistemological framework of the study. The second stage involved a documentary analysis, based on the work of Cellard (2008) and Evangelista (2012), of both the RCA and the BNCC. This analysis allowed for the examination of how the RCA incorporates the principles of rural education and how it aligns with (or diverges from) the national policies set out for rural education, particularly in relation to the contradictions created by the application of neoliberal policies such as the BNCC in rural school curricula. The findings of the study indicate that, although the RCA was designed to address the specific needs of the Amazonian context, its project is often sidelined due to the imposition of standardized knowledge dictated by the BNCC. Furthermore, the curriculum text reflects neoliberal and market-driven interests, frequently overlooking critical perspectives and the unique demands of the Amazonian countryside. Important categories, such as labor, capitalism, and power relations, which directly affect rural realities, are often disregarded in the curriculum. As a result, by prioritizing the skills and competencies required by capitalist society, the RCA may undermine the development of an education system that fosters social and political awareness among rural working-class students. | eng |
dc.description.sponsorship | FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufam.edu.br/retrieve/81445/DISS_MarceloTavares_PPGE.pdf.jpg | * |
dc.language | por | eng |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | eng |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | eng |
dc.publisher.country | Brasil | eng |
dc.publisher.initials | UFAM | eng |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | eng |
dc.rights | Acesso Aberto | - |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Educação rural | por |
dc.subject | Educação e Estado | por |
dc.subject | Currículos - Amazonas | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO | eng |
dc.title | Política curricular: as relações entre a educação do campo e o Referencial Curricular Amazonense (RCA) | eng |
dc.type | Dissertação | eng |
dc.description.sugestao | Muito bom | eng |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0001-7629-7056 | eng |
dc.contributor.advisor-co1orcid | https://orcid.org/0000-0001-7762-3706 | eng |
dc.creator.orcid | orcid.org/0009-0005-4134-1885 | eng |
dc.subject.user | Neoliberalismo | por |
dc.subject.user | Política curricular | por |
dc.subject.user | Educação do campo | por |
dc.subject.user | Amazônia | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISS_MarceloTavares_PPGE.pdf | 2.89 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.