???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10671
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLopes, Fernanda Palheta-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5261262021668063eng
dc.contributor.advisor1Silva, Jackson Colares da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2892628810743886eng
dc.contributor.referee1Pinto, Renato Antônio Brandão Medeiros-
dc.contributor.referee2Bolis, Stephen Coffey-
dc.date.issued2024-12-19-
dc.identifier.citationLOPES, Fernanda Palheta. O ensino coletivo de instrumentos musicais: integrando o “Método Flauta Doce - Curso Interativo” nas aulas de arte do Ensino Fundamental II. 2024. 57 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10671-
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo desenvolver procedimentos metodológicos para integrar o “Método Flauta Doce - Curso Interativo” nas aulas de Arte do Ensino Fundamental II, articulando as estratégias do ensino coletivo de instrumentos musicais, da flauta doce e os pressupostos da integração de Recursos Didáticos Interativos – RDI em ambientes de formação que se utilizam das tecnologias da informação e comunicação nos processos de ensino e aprendizagem musical. A metodologia adotada é a Design Based Research - DBR aplicada à Tecnologia Educacional que considera qualquer objeto, dispositivos, ação ou intervenção que interaja com seu meio interno e externo, físico ou virtual, e, nesse caso específico, problemas concretos da aprendizagem musical. Portanto, procurou-se integrar diferentes aplicativos – APP’s para dispositivos móveis nas aulas de Arte, na unidade temática de música, buscando articular e complementar os conteúdos musicais específicos como: notação musical, afinação, solfejo, estudo de repertório nacional e regional, tudo isso com o intuito de preparar o alunado para o uso efetivo da proposta que apresentamos. Palavras-chave: Ensino de Arte, TIC, Ensino Fundamental II, Musicalizaçãoeng
dc.description.abstractThis work aimed to develop methodological procedures to integrate the “Recorder Method - Interactive Course” into basic education arts classes, articulating the strategies for collective teaching of musical instruments and the recorder and the assumptions for the integration of Interactive Teaching Resources – RDI in training environments that use information and communication technologies in musical teaching and learning processes, which according to Colares et al. (2018, p.3) “it is the symbiosis between already consolidated concepts of teaching resources and Interactivity”. The methodology adopted is Design Based Research - DBR linked to Educational Technology, which presupposes the use of processes that consider any object, device, action or intervention that interacts with its internal and external environment, physical or virtual, and, in this specific case, concrete problems of musical learning. Therefore, we sought to integrate different applications – APPs for mobile devices in art classes, in the music thematic unit, seeking to articulate and complement specific musical contents such as: musical notation, tuning, solfeggio, study of national and regional repertoire, all of this with the aim of preparing students for the effective use of the proposal we present. Keywords: Art Teaching, ICT, Elementary Education II, Musicalizationeng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/81514/DISS_FernandaLopes_PROFARTES.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Arteseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Arteseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectFlauta doce - Estudo e ensinopor
dc.subjectArte - Estudo e ensinopor
dc.subjectArte e músicapor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTESeng
dc.titleO ensino coletivo de instrumentos musicais: integrando o “Método Flauta Doce - Curso Interativo” nas aulas de arte do Ensino Fundamental IIeng
dc.title.alternativeCollaborative Music Learning: Applying the "Record Method - Interactive Course " to middle Schooleng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4138-2442eng
dc.subject.userEnsino de Artepor
dc.subject.userTICpor
dc.subject.userEnsino Fundamental IIpor
dc.subject.userMusicalizaçãopor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_FernandaLopes_PROFARTES.pdf16.2 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.