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dc.creatorMenezes, Reinaldo Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7473472581798712eng
dc.contributor.advisor1Simas, Hellen Cristina Picanço-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0232506734130510eng
dc.contributor.referee1Sá, Michele Aparecida de-
dc.contributor.referee2Souza, Shelton Lima de-
dc.contributor.referee3Weigel, Valéria Augusta Cerqueira de Medeiros-
dc.contributor.referee4Mascarenhas, Sueli Aparecida do Nascimento-
dc.date.issued2024-12-19-
dc.identifier.citationMENEZES, Reinaldo Oliveira. Política de educação especial na perspectiva da interculturalidade no contexto da educação escolar indígena do povo Baré. 2024. 327 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10683-
dc.description.resumoO presente trabalho aborda a questão da política de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva no contexto intercultural do povo Baré. Frente a essa realidade escolar dos educandos indígenas com deficiência, temos os seguintes questionamentos de investigação: Como abordar a Educação Especial na Perspectiva Intercultural para garantir um atendimento educacional especializado voltado para os indígenas com deficiência? Qual é a cosmovisão dos indígenas em relação à deficiência? Como devem ser conduzidos o trabalho pedagógico e o atendimento especializado para atender a essas demandas na educação escolar indígena? E para responder esta investigação, nosso objetivo geral da pesquisa é discutir a Política de Educação Especial na Perspectiva da Interculturalidade no contexto da Educação Escolar Indígena. Deste modo, temos como objetivos específicos para aprofundar e subsidiar o objetivo geral: a) analisar a Educação Escolar Indígena e Educação Especial/Inclusiva no Brasil e no Amazonas; b) descrever as propostas de interculturalidade no campo da Educação Especial e Educação Escolar Indígena; c) investigar a cosmovisão acerca da deficiência para por meio das produções, sobretudo, para os povos indígenas Baré; e d) refletir os desafios para a efetivação de uma Política de Educação Especial no contexto da Educação Intercultural para os povos indígenas. Para alcançar esses objetivos, pautou-se no método hermenêutico-dialético, com abordagem qualitativa. Esse método combina princípios da hermenêutica e da dialética e é comumente empregado nas ciências humanas e sociais para interpretar questões complexas, discursos, contextos históricos e fenômenos sociais (Brito, 2016; Minayo, 2001). A geração de dados foi realizada por meio de entrevistas e questionários. Diante do exposto, concluiu-se que a ausência de uma Política de Educação Especial na Perspectiva Intercultural exclui os educandos indígenas com deficiência, comprometendo seu desenvolvimento integral. A inclusão exige práticas que respeitem a cosmovisão indígena, capacitem educadores e promovam uma abordagem participativa, assegurando que os saberes e as tradições culturais sejam valorizados no atendimento educacional especializado.eng
dc.description.abstractThis paper addresses the issue of Special Education policy from the perspective of Inclusive Education in the intercultural context of the Baré people. Faced with this school reality of indigenous students with disabilities, we have the following research questions: How can we approach Special Education from an Intercultural Perspective to guarantee specialized educational care for indigenous people with disabilities? What is the worldview of indigenous people in relation to disability? How should pedagogical work and specialized care be conducted to meet these demands in indigenous school education? In order to answer this question, our general research objective is to discuss the Special Education Policy from the Perspective of Interculturality in the context of Indigenous School Education. In this way, we have specific objectives to deepen and support the general objective: a) to analyze Indigenous School Education and Special/Inclusive Education in Brazil and Amazonas; b) to describe the proposals for interculturality in the field of Special Education and Indigenous School Education; c) to investigate the worldview about disability through the productions, especially for the Baré indigenous peoples; and d) to reflect on the challenges for the implementation of a Special Education Policy in the context of Intercultural Education for indigenous peoples. To achieve these objectives, the hermeneutic-dialectic method was used, with a qualitative approach. This method combines principles of hermeneutics and dialectics and is commonly used in the humanities and social sciences to interpret complex issues, discourses, historical contexts and social phenomena (Brito, 2016; Minayo, 2001). Data was generated through interviews and questionnaires. In view of the above, it was concluded that the absence of a Special Education Policy from an Intercultural Perspective excludes indigenous students with disabilities, compromising their integral development. Inclusion requires practices that respect the indigenous worldview, train educators and promote a participatory approach, ensuring that cultural knowledge and traditions are valued in specialized educational care.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superioreng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/81646/Tese_ReinaldoMenezes_PPGE.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectIndígenas - Educaçãopor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectEscolas indígenaspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOeng
dc.titlePolítica de educação especial na perspectiva da interculturalidade no contexto da educação escolar indígena do povo Baréeng
dc.title.alternativeSpecial education policy from the perspective of interculturality in the context of indigenous school education of the Baré peopleeng
dc.typeTeseeng
dc.subject.userEducação especialpor
dc.subject.userEducação escolar indígenapor
dc.subject.userPovo Barépor
dc.subject.userInclusão escolarpor
dc.subject.userManauspor
dc.subject.userSpecial educationeng
dc.subject.userIndigenous school educationeng
dc.subject.userBaré peopleeng
dc.subject.userSchool inclusioneng
dc.subject.userManauseng
Appears in Collections:Doutorado em Educação

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