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https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10704
???metadata.dc.type???: | Tese |
Title: | Processos sinestésicos de aprendizagem no rizoma amazônico: uma análise a partir da escolarização Sateré-Mawé |
???metadata.dc.creator???: | Serrão, Michelle Carneiro ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Weigel, Valéria Augusta Cerqueira de Medeiros |
First advisor-co: | Meunier, Olivier |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Freitas, Marilene Corrêa da Silva |
???metadata.dc.contributor.referee3???: | Ghedin, Evandro |
???metadata.dc.contributor.referee4???: | Santos, Jonise Nunes |
???metadata.dc.contributor.referee5???: | Costa, Mauro Gomes da |
???metadata.dc.description.resumo???: | Os sujeitos inseridos no rizoma amazônico pertencem a diferentes realidades socioculturais e linguísticas, complexas, com seus diferentes níveis de realidade, a qual se relacionam entre si e constituem o que se pode denominar de transrealidades. Os sujeitos de culturas e identidades híbridas percebem e atribuem diferentes sentidos e significados a um mesmo fato, acontecimento, deste modo, palavras e conceitos têm diferentes sentidos e significados porque foram e são aprendidos em diferentes contextos socioculturais, dependendo também das intenções e da realidade sociocultural na qual estão inseridos. Esta realidade plural, complexa e híbrida que constitui o rizoma amazônico, tem em seu bojo, em tese, processos sinestésicos de aprendizagem que emergem mais explicitamente da realidade Sateré-Mawé, reafirmando um caminho educativo diferenciado que considera a diversidade, parte de epistemologias locais e emerge das relações transculturais que são tecidas nos espaços fronteiriços existentes entre os sujeitos. A tese sobre Processos Sinestésicos de Aprendizagem no Rizoma Amazônico: uma análise a partir da escolarização Sateré-Mawé, analisa parte dos processos educativos diferenciados de educação que emergem em contexto transcultural e os impactos das mediações pedagógicas na aprendizagem dos sujeitos e na sua ressignificação identitária. O objetivo geral consiste em analisar os processos educativos diferenciados de educação que emergem em contexto transcultural e as mediações pedagógicas na construção identitária Sateré-Mawé. Objetivamos, especificamente, a) analisar os processos diferenciados de educação indígena Sateré-Mawé e dos não-indígenas e as contradições históricas da educação formal nas escolas urbanas, b) analisar as mediações pedagógicas e suas contribuições no processo de construção identitária Sateré-Mawé e, c) discutir as mediações pedagógicas diferenciadas que emergem nas relações transculturais entre indígenas e não-indígenas na escola urbana. Metodologicamente, essa construção se evidencia a partir das relações de trocas, permutas, compartilhamento de saberes, epistemologias, sentidos e significados em uma hermenêutica-dialética crítica e dialogicidade humana existente no rizoma amazônico, com ênfase para o município de Barreirinha/AM. O caminho metodológico foi organizado em movimentos articulados, quais sejam:1. levantamento bibliográfico de autores que embasaram os temas discutidos e serviram de sustentação teórica para construção deste trabalho, 2. a pesquisa documental em que foram apreciados os documentos oficiais acerca da Educação Escolar Indígena e, 3. a pesquisa de campo com observação sistemática da dinâmica do trabalho pedagógico desenvolvido pelos(as) professores(as) junto as crianças nas salas de aula das escolas pesquisadas, além de entrevistas semiestruturadas e questionários aplicados com professores(as), pais e/ou responsáveis e, produção de imagens pelas crianças. Nestes termos, como desdobramento e resultados, apontamos que, em tese, em contexto como a escola, com crianças de diferentes realidades socioculturais e linguísticas, emergem processos sinestésicos de educação. A tese insere-se na Linha de Pesquisa Educação Formação e Práxis do Educador Frente aos Desafios Amazônicos, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). |
Abstract: | The subjects inserted in the Amazonian rhizome belong to different, complex sociocultural and linguistic realities, with their different levels of reality, which are related to each other and constitute what can be called transrealities. The subjects of hybrid cultures and identities perceive and attribute different senses and meanings to the same fact or event; therefore, words and concepts have different senses and meanings because they were and are learned in different sociocultural contexts, also depending on the intentions and sociocultural reality in which they are inserted. This plural, complex and hybrid reality that constitutes the Amazonian rhizome, has at its core, in theory, synesthetic learning processes that emerge more explicitly from the Sateré-Mawé reality, reaffirming a differentiated educational path that considers diversity, starts from local epistemologies and emerges from the transcultural relationships that are woven in the border spaces that exist between the subjects. The thesis on Synesthetic Learning Processes in the Amazon Rhizome: an analysis based on Sateré-Mawé schooling, analyzes part of the differentiated educational processes that emerge in a transcultural context and the impacts of pedagogical mediations on the learning of subjects and their identity resignification. The general objective is to analyze the differentiated educational processes that emerge in a transcultural context and the pedagogical mediations in the construction of the Sateré-Mawé identity. We specifically aim to a) analyze the differentiated processes of education between Sateré-Mawé indigenous people and non-indigenous people and the historical contradictions of formal education in urban schools, b) analyze the pedagogical mediations and their contributions to the process of Sateré-Mawé identity construction, and c) discuss the differentiated pedagogical mediations that emerge in the transcultural relations between indigenous and non-indigenous people in urban schools. Methodologically, this construction is evidenced from the relationships of exchanges, swaps, sharing of knowledge, epistemologies, senses and meanings in a critical hermeneutics-dialectic and human dialogicity existing in the Amazon rhizome, with emphasis on the municipality of Barreirinha/AM. The methodological path was organized in articulated movements, namely: 1. bibliographical survey of authors who supported the themes discussed and served as theoretical support for the construction of this work, 2. documentary research in which official documents about Indigenous School Education were appreciated and, 3. field research with systematic observation of the dynamics of the pedagogical work developed by teachers with children in the classrooms of the schools researched, in addition to semi-structured interviews and questionnaires applied to teachers, parents and/or guardians and production of images by the children. In these terms, as a result and as a result, we point out that, in theory, in a context such as school, with children from different sociocultural and linguistic realities, synesthetic education processes emerge. The thesis is part of the Research Line Education, Training and Praxis of the Educator Facing the Challenges of the Amazon, of the Postgraduate Program in Education (PPGE). Les sujets insérés dans le rhizome amazonien appartiennent à des réalités socioculturelles et linguistiques différentes et complexes, avec leurs différents niveaux de réalité, qui sont liés les uns aux autres et constituent ce que l'on peut appeler des transréalités. Les sujets de cultures et d’identités hybrides perçoivent et attribuent des sens et des significations différents au même fait ou événement. De cette façon, les mots et les concepts ont des sens et des significations différents parce qu’ils ont été et sont appris dans des contextes socioculturels différents, en fonction également des intentions et de la réalité socioculturelle dans laquelle ils sont insérés. Cette réalité plurielle, complexe et hybride qui constitue le rhizome amazonien, a en son cœur, en théorie, des processus d’apprentissage synesthésiques qui émergent plus explicitement de la réalité Sateré-Mawé, réaffirmant un parcours éducatif différencié qui considère la diversité, part des épistémologies locales et émerge des relations transculturelles qui se tissent dans les espaces frontaliers qui existent entre les sujets. La thèse sur les Processus d'Apprentissage Synesthésiques dans le Rhizome Amazonien : une analyse basée sur la scolarité Sateré-Mawé, analyse une partie des processus éducatifs différenciés qui émergent dans un contexte transculturel et les impacts des médiations pédagogiques sur l'apprentissage des sujets et leur resignification identitaire. L’objectif général est d’analyser les processus éducatifs différenciés qui émergent dans un contexte transculturel et les médiations pédagogiques dans la construction identitaire Sateré-Mawé. Nous visons spécifiquement à a) analyser les processus différenciés de l’éducation autochtone Sateré-Mawé et celle des non-autochtones et les contradictions historiques de l’éducation formelle dans les écoles urbaines, b) analyser les médiations pédagogiques et leurs contributions au processus de construction identitaire Sateré-Mawé, et c) discuter des médiations pédagogiques différenciées qui émergent dans les relations transculturelles entre les autochtones et les non-autochtones dans les écoles urbaines. Méthodologiquement, cette construction est mise en évidence par les relations d'échanges, de permutations, de partage de connaissances, d'épistémologies, de sens et de significations dans une herméneutique-dialectique critique et une dialogicité humaine existant dans le rhizome amazonien, en mettant l'accent sur la municipalité de Barreirinha/AM. Le parcours méthodologique a été organisé en mouvements articulés, à savoir :1. 2. une recherche documentaire dans laquelle les documents officiels sur l'éducation scolaire autochtone ont été évalués et, 3. une recherche sur le terrain avec observation systématique de la dynamique du travail pédagogique développé par les enseignants avec les enfants dans les classes des écoles étudiées, en plus d'entretiens semi-structurés et de questionnaires appliqués aux enseignants, parents et/ou tuteurs et la production d'images par les enfants. Dans ces termes, en conséquence et comme résultat, nous soulignons que, théoriquement, dans un contexte comme l’école, avec des enfants de réalités socioculturelles et linguistiques différentes, émergent des processus éducatifs synesthésiques. La thèse fait partie de la Ligne de Recherche Formation Éducation et Pratique de l'Éducateur Face aux Défis Amazoniens, du Programme d'Etudes Supérieures en Éducation (PPGE). |
Keywords: | Indígenas - Educação - Amazônia Mawé (Povo indígena) - Educação |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO |
???metadata.dc.subject.user???: | Educação Sateré-Mawé Sinestesia Mediações Pedagógicas Identidade |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Faculdade de Educação |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Citation: | SERRÃO, Michelle Carneiro. Processos sinestésicos de aprendizagem no rizoma amazônico: uma análise a partir da escolarização Sateré-Mawé. 2022. 180 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10704 |
Issue Date: | 27-Dec-2022 |
Appears in Collections: | Doutorado em Educação |
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