???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10707
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Campos, Ana Amélia Xavier da Silva | - |
dc.creator.Lattes | lattesindisponível | eng |
dc.contributor.advisor1 | Martins, Lúcia Helena Pinheiro | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | lattesindisponível | eng |
dc.contributor.referee1 | Massabni, Vânia Galindo | - |
dc.contributor.referee2 | Schropfer, Edivânia dos Santos | - |
dc.date.issued | 2024-12-20 | - |
dc.identifier.citation | CAMPOS, Ana Amélia Xavier da Silva. Aprender brincando - o lúdico no ensino das ciências ambientais. 2024. 89 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. | eng |
dc.identifier.uri | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10707 | - |
dc.description.resumo | O lúdico está presente na vida humana ao longo da história, destacando seu papel fundamental no desenvolvimento integral das crianças. A brincadeira é fundamental para proporcionar uma infância feliz e com potencial. Elas desempenham um papel crucial no desenvolvimento da consciência ambiental das crianças ao ensinar desde cedo a importância da preservação do meio ambiente. Além disso, essas atividades ajudam a cultivar qualidades como autonomia, criticidade e responsabilidade nas crianças, preparando-as para se tornarem cidadãos conscientes e comprometidos com a sustentabilidade. O aspecto lúdico pode desempenhar um papel significativo na mudança de comportamento das pessoas, impulsionando uma conscientização ambiental voltada para a conservação da água. Diante disso, esta dissertação teve como objetivo: desenvolver atividades lúdicas para o ensino das ciências ambientais a partir da temática do uso consciente da água por meio do lúdico, servindo de apoio interdisciplinar a educadores do ensino fundamental. A presente pesquisa foi realizada no Centro Educacional Jamel Amed - CEJA, localizada na rua Torquato Tapajós, localizada na área urbana do município de Itacoatiara, no Centro. A abordagem foi qualitativa para interpretação do fenômeno pesquisado. Como procedimentos metodológicos para o alcance dos objetivos propostos foram realizadas as pesquisas: bibliográficas e de campo, além do desenvolvimento do produto educacional. As dinâmicas em grupo foram estruturadas, adotando o formato de rodas de conversa. Revisamos estudos que demonstram como a integração dessas áreas pode enriquecer o aprendizado, tornando-o mais significativo e contextualizado para os estudantes. A etapa seguinte da pesquisa foi desenvolvida em sala de aula por meio de oficinas temáticas com os educandos, utilizando estratégias diferentes de técnicas: roda de conversa; apresentação de vídeo educativo; confecção de desenhos; concurso de desenhos; teatro de fantoches; elaboração textual; e jogo da memória. O último momento foram as entrevistas realizadas com os professores do 1º ano do ensino fundamental do turno vespertino, por meio de roteiros de perguntas estruturadas. A utilização do lúdico a partir da temática conservação da água, revelou-se uma estratégia para a contextualização do ensino das ciências ambientais, com potencial para contribuir na promoção e na construção de um caráter preocupado com o ambiente. Pode-se observar a apropriação de conhecimentos pelos estudantes, que ultrapassaram a sala de aula. Através do lúdico, é possível desenvolver uma consciência ecológica mais profunda e adquirir habilidades aplicáveis em diversos contextos, contribuindo para uma educação mais completa e significativa. | eng |
dc.description.abstract | Play has been present in human life throughout history, highlighting its fundamental role in the integral development of children. Play is essential to provide a happy and potential childhood. It plays a crucial role in the development of children's environmental awareness by teaching from an early age the importance of preserving the environment. In addition, these activities help cultivate qualities such as autonomy, critical thinking and responsibility in children, preparing them to become conscious citizens committed to sustainability. Play can play a significant role in changing people's behavior, promoting environmental awareness focused on water conservation. In view of this, this dissertation aimed to: develop recreational activities for teaching environmental sciences based on the theme of conscious use of water through play, serving as interdisciplinary support for elementary school educators. This research was carried out at the Jamel Amed Educational Center - CEJA, Torquato Tapajós, in the urban area of Itacoatiara, Center. The approach was qualitative for interpreting the phenomenon studied. The methodological procedures for achieving the proposed objectives were bibliographical and field research, in addition to the development of the educational product. The group dynamics were structured, adopting the format of discussion circles. We reviewed studies that demonstrate how the integration of these areas can enrich learning, making it more meaningful and contextualized for students. The next stage of the research was developed in the classroom through thematic workshops with students, using different strategies and techniques: discussion circles; presentation of an educational video; drawing; drawing contest; puppet theater; text elaboration; and memory game. The last stage was the interviews conducted with the teachers of the 1st grade of elementary school in the afternoon shift, through structured question scripts. The use of play based on the theme of water conservation proved to be a strategy for contextualizing the teaching of environmental sciences, with the potential to contribute to the promotion and construction of a character concerned with the environment. It was possible to observe the appropriation of knowledge by students, who went beyond the classroom. Through play, it is possible to develop a deeper ecological awareness and acquire skills applicable in different contexts, contributing to a more complete and meaningful education | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufam.edu.br/retrieve/81905/PROD.EDUC_AnaAm%c3%a9liaCampos_PROFCIAMB.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufam.edu.br/retrieve/81907/DISS_AnaAm%c3%a9liaCampos_PROFCIAMB.pdf.jpg | * |
dc.language | por | eng |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | eng |
dc.publisher.department | Centro de Ciências do Ambiente | eng |
dc.publisher.country | Brasil | eng |
dc.publisher.initials | UFAM | eng |
dc.publisher.program | Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais | eng |
dc.rights | Acesso Aberto | - |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Atividades criativas na sala de aula | por |
dc.subject | Educação - Programas de atividades | por |
dc.subject.cnpq | OUTROS: CIENCIAS | eng |
dc.title | Aprender brincando - o lúdico no ensino das ciências ambientais | eng |
dc.type | Dissertação | eng |
dc.subject.user | Ludicidade | por |
dc.subject.user | Brincadeiras | por |
dc.subject.user | Interdisciplinaridade | por |
dc.subject.user | Água | por |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PROD.EDUC_AnaAméliaCampos_PROFCIAMB.pdf | 13.46 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview | |
DISS_AnaAméliaCampos_PROFCIAMB.pdf | 1.11 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.