???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10716
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Educação sexual e sexualidade: narrativas, dos/as professores/as de ciências de uma escola pública em Fonte Boa-AM |
???metadata.dc.creator???: | Oliveira, Ronaldo Monteiro de ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Coelho, Euricléia Gomes |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Silva, Viviane Vidal da |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Lima, Renato Abreu |
???metadata.dc.description.resumo???: | O presente estudo tem como objetivo principal analisar as narrativas de ensino produzidas (ou não) por professores/as de Ciências do Ensino Fundamental II sobre Educação Sexual em uma escola municipal de Fonte Boa – AM. Nesta pesquisa fez-se necessário uma compreensão das políticas educacionais voltadas para a educação sexual no espaço escolar, pois é um tema de grande relevância e que precisa ser discutido em todas as escolas de nosso país. O problema da pesquisa corresponde à questão: Como o tema Educação Sexual vem sendo abordado nos documentos legais ao longo dos anos, e qual a percepção, os desafios e práticas pedagógicas de professores/as de Ciências do Ensino Fundamental II, acerca do tema Educação Sexual? Propomos estabelecer enquanto tipo de pesquisa a abordagem qualitativa descrita por (Minayo, 2012), para obtenção dos resultados será realizada uma análise de documentos e a entrevista narrativa como forma de envolver diferentes dimensões do objeto de pesquisa, e por fim as entrevistas serão analisadas a partir da Análise Temática (Braun e Clarke, 2006). Inicialmente, procedeu-se ao levantamento bibliográfico pelo banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), o que conferiu uma visão global das pesquisas desenvolvidas nos últimos 11 (onze) anos, sobre Educação Sexual e Ensino de Ciências o estado do conhecimento, referente aos anos de 2012 a 2023, assim como também, realizou-se uma análise dos documentos legais e políticas educacionais voltado para a temática em questão. A pesquisa empírica será realizada na escola Municipal Francisca Creuza Martins de Paula, na cidade de Fonte Boa-AM. O referencial teórico adotado, tem como aporte as reflexões de Figueiró (2006), Vitiello (1995), Oliveira (2017), Borges (2016), Silva (1995), dentre outros estudiosos e pesquisadores que retratam a educação sexual no Brasil e no mundo. Em relação, aos resultado obtidos através das entrevistas narrativas, podemos observar que as percepções dos/as professores/as de ciências relacionadas a temática de Educação Sexual, estão voltadas as questões de informação e prevenção, a situações indesejadas como: gravidez na adolescência, abuso e violência sexual, e infecções sexualmente transmissíveis-ISTs. Diante disso, as abordagens da temática de Educação Sexual nas aulas de ciências, podemos observar que todos os professores abordam a temática de forma didática, através de: vídeos aulas, apresentação de seminários e material lúdico, mostrando aos educandos seus pontos positivos e negativos. Sobre os recursos e materiais didáticos utilizados pelos professores de ciências, podemos observar que os mesmos utilizam de diversos matérias em suas aulas como: aulas expositivas, uso do livro didático, debates, rodas de conversas, vídeo aulas, seminários, cartazes, folder e quadro branco. Em relação, as abordagens o que se considera mais relevante na hora de abordar as questões de Educação Sexual em sala de aula, foi possível identificar que os professores de ciências se preocupam com as questões sexuais voltadas ao corpo como: gravidez na adolescência, abuso sexual e infecções sexualmente transmissíveis-ISTs. Com relação, a formação continuada dos professores de ciências, podemos observar que a grande maioria dos participantes da pesquisa, participaram somente de palestras e seminários, o que nos mostra a necessidade de formação continuada para os professores/as explanarem os conteúdos em sala de aula sobre Educação Sexual, e deixarem os mesmos seguros nas discussões com os estudantes. Desse modo, os maiores problemas e desafios enfrentado na escola, referente a temática de Educação Sexual, foi possível identificar alguns problemas como: resistência das famílias, preconceito, medo e desconhecimento. Portanto, podemos perceber que mesmo com muitos preconceitos e tabus relacionados à sexualidade, é possível trabalhar a Educação Sexual em sala de aula por meio de atividades que são viáveis e podem favorecer o ensino da temática como os recursos didáticos, a sensibilização dos alunos e a prática reflexiva. |
Abstract: | The main objective of this study is to analyze the teaching narratives produced (or not) by Elementary School Science teachers on Sexual Education in a municipal school in Fonte Boa - AM. This research required an understanding of the educational policies aimed at sexual education in the school environment, as it is a highly relevant topic that needs to be discussed in all schools in our country. The research problem corresponds to the question: How has the topic of Sexual Education been addressed in legal documents over the years, and what are the perceptions, challenges and pedagogical practices of Elementary School Science teachers regarding the topic of Sexual Education? We propose to establish the qualitative approach described by (Minayo, 2012) as the type of research. To obtain the results, a document analysis and narrative interviews will be carried out as a way of involving different dimensions of the research object, and finally the interviews will be analyzed based on Thematic Analysis (Braun and Clarke, 2006). Initially, a bibliographic survey was carried out using the database of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), which provided a global view of the research developed in the last 11 (eleven) years, on Sexual Education and Science Teaching and the state of knowledge, referring to the years 2012 to 2023, as well as an analysis of legal documents and educational policies focused on the theme in question. The empirical research will be carried out at the Francisca Creuza Martins de Paula Municipal School, in the city of Fonte Boa-AM. The theoretical framework adopted is supported by the reflections of Figueiró (2006), Vitiello (1995), Oliveira (2017), Borges (2016), Silva (1995), among other scholars and researchers who portray sexual education in Brazil and in the world. Regarding the results obtained through the narrative interviews, we can observe that the perceptions of science teachers related to the topic of Sexual Education are focused on issues of information and prevention, and unwanted situations such as: teenage pregnancy, sexual abuse and violence, and sexually transmitted infections (STIs). In view of this, in the approaches to the topic of Sexual Education in science classes, we can observe that all teachers approach the topic in a didactic way, through: video classes, presentation of seminars and playful material, showing students its positive and negative points. Regarding the teaching resources and materials used by science teachers, we can observe that they use various materials in their classes such as: expository classes, use of textbooks, debates, conversation circles, video classes, seminars, posters, folders and whiteboards. Regarding the approaches considered most relevant when addressing issues of Sex Education in the classroom, it was possible to identify that science teachers are concerned with sexual issues related to the body, such as: teenage pregnancy, sexual abuse and sexually transmitted infections (STIs). Regarding the continuing education of science teachers, we can observe that the vast majority of the participants in the research only attended lectures and seminars, which shows us the need for continuing education for teachers to explain the content in the classroom about Sex Education, and to make them confident in discussions with students. Thus, it was possible to identify some of the biggest problems and challenges faced in schools, regarding the topic of Sex Education, such as: resistance from families, prejudice, fear and lack of knowledge. Therefore, we can see that even with many prejudices and taboos related to sexuality, it is possible to work on Sexual Education in the classroom through activities that are viable and can favor the teaching of the subject, such as didactic resources, student awareness and reflective practice. |
Keywords: | Educação sexual para crianças Educação sexual para adolescentes |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO |
???metadata.dc.subject.user???: | Educação sexual Aspectos legais Práticas Pedagógicas Ensino de Ciências |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades |
Citation: | OLIVEIRA, Ronaldo Monteiro de. Educação sexual e sexualidade: narrativas, dos/as professores/as de ciências de uma escola pública em Fonte Boa-AM. 2024. 106 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2024. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
???metadata.dc.rights.uri???: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10716 |
Issue Date: | 17-Dec-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISS_RonaldoOliveira_PPGECH.pdf | 826.38 kB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.