???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10734
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: As práticas de ensino que orientam para as escolhas das profissões dos estudantes do Ensino Médio em Humaitá-AM
Other Titles: Teaching practices that guide high school students' profession choices in Humaitá-AM
???metadata.dc.creator???: Moreira, Ronecla Roneyne Alves 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Leal, Fabiana Soares Fernandes
First advisor-co: D’Aroz, Marlene Schüssler
???metadata.dc.contributor.referee1???: Alves, Rozane Alonso
???metadata.dc.contributor.referee2???: Cardoso, Hugo Ferrari
???metadata.dc.description.resumo???: Desenvolvimento Vocacional, Orientação Profissional e Educação para a Carreira são campos relacionados ao apoio e orientação das pessoas na sua trajetória educacional e profissional. Desenvolvimento Vocacional é um processo contínuo de crescimento e autoconhecimento que influencia a escolha de carreira ao longo da vida. Já a Orientação Profissional e a Educação para a Carreira são suportes práticos e técnicos que auxiliam na tomada de decisões de carreira. Ambos são essenciais para o sucesso pessoal e profissional a longo prazo. O objetivo da pesquisa foi avaliar a participação dos professores na constituição dos projetos profissionais de estudantes do Ensino Médio de uma escola pública do município de Humaitá/AM. Para alcançar tal objetivo buscou-se conhecer a percepção do professor sobre sua possível participação no Desenvolvimento Vocacional e Escolhas profissionais dos estudantes e investigar se o professor, em suas práticas, executa atividades com fins a auxiliar nas Escolhas profissionais dos estudantes. Participaram da investigação doze professores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, cujo instrumento para coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. A análise dos achados se baseou na Análise Temática. Os resultados indicam que os professores têm percepções distintas sobre a construção dos projetos profissionais dos alunos, mas, acreditam exercer alguma influência nessas escolhas. Apesar disso, não executam atividades de forma sistematizadas com fins a auxiliar os alunos nesse processo. Embora a literatura há tempos venha demonstrando a importância do professor no processo de construção de um projeto profissional, os participantes desse estudo não possuem a real dimensão de sua atuação nesses processos. Nesse sentido pode-se concluir pela inexistência de práticas específicas de Orientação Profissional e de Carreira bem como pela importância de investimentos contínuos, em programas de formação em Orientação Profissional e Educação para a Carreira para os docentes, a fim de que adquiram conhecimento e treino de habilidades necessário para que possam auxiliar aos alunos nesse grande desafio que é a escolha de uma profissão.
Abstract: Vocational Development, Career Guidance, and Career Education are fields related to supporting and guiding individuals in their educational and professional journeys. Vocational Development is a continuous process of growth and self-discovery that influences career choices throughout life. Career Guidance and Career Education provide practical and technical support that helps in making career decisions. Both are essential for long-term personal and professional success.The aim of this research was to evaluate the participation of teachers in shaping the career projects of high school students at a public school in the municipality of Humaitá/AM. To achieve this goal, we sought to understand teachers' perceptions regarding their potential involvement in the Vocational Development and career choices of students, as well as to investigate whether teachers engage in activities aimed at assisting students in their career decisions. Twelve teachers participated in the study. This is qualitative and exploratory research, with semi-structured interviews as the data collection instrument. The analysis of the findings was based on Thematic Analysis. The results indicate that teachers have distinct perceptions about the construction of students' career projects, but they believe they exert some influence on these choices. Despite this, they do not engage in systematically organized activities to assist students in this process. Although literature has long demonstrated the importance of teachers in the process of developing a career project, the participants in this study do not fully grasp the extent of their role in these processes. In this sense, it can be concluded that there are no specific practices for Career Guidance and Education, and that ongoing investments in training programs for teachers in Career Guidance and Career Education are crucial. Such investments would equip teachers with the necessary knowledge and skills to help students navigate the significant challenge of choosing a profession.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Desenvolvimento Vocacional
Orientação Profissional
Educação para a Carreira
Professores
Projetos Profissionais
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
Citation: MOREIRA, Ronecla Roneyne Alves. As práticas de ensino que orientam para as escolhas das profissões dos estudantes do Ensino Médio em Humaitá-AM. 2024. 71 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10734
Issue Date: 25-Jul-2024
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_RoneclaMoreira_PPGECH.pdf 1.25 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.