???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10792
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A motivação dos professores de Educação Física da Rede Estadual de Ensino do Amazonas : uma reflexão sobre sua prática pedagógica
???metadata.dc.creator???: Souza, Graziele Monisa Tourinho de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Amorim, Ida de Fátima de Castro
???metadata.dc.contributor.referee2???: Leão, Daurimar Pinheiro
???metadata.dc.contributor.referee3???: Dias, Maria Aparecida
???metadata.dc.description.resumo???: A Educação Física é um componente curricular fundamental no processo educacional, pois é responsável por promover o desenvolvimento físico, emocional e social dos alunos, no entanto, existem inúmeros fatores que permeiam o processo de ensinagem. Sabendo-se que o contexto educacional é amplo e complexo, partiremos nossa reflexão sobre o fazer pedagógico dos professores de EF, da busca pela compreensão dos fatores relacionados a motivação, esta compreensão é necessária para promover ações que visem melhorar as condições de trabalho dos professores e professoras e consequentemente, o desempenho e participação dos alunos. Nesse sentido, esta pesquisa se propõe a responder a seguinte questão: Quais os fatores que podem estar relacionados a motivação dos professores de Educação Física no seu fazer pedagógico? Para que pudéssemos alcançar a resposta para esta questão, atingindo assim a compreensão da temática abordada, elencamos como objetivo geral: Analisar como a motivação dos professores de EF da rede estadual de ensino do Amazonas da CDE-02 , interfere no processo de ensinagem dos conteúdos do componente curricular Educação Física. Quanto aos objetivos específicos, buscamos: identificar quais fatores podem colaborar para motivar estes professores em sua prática pedagógica; verificar como o fator motivacional destes professores podem influenciar na participação dos alunos nas aulas de Educação Física; desenvolver, como produto educacional, um programa de desenvolvimento profissional para professores de Educação Física, contendo um calendário anual, voltado para atividades direcionadas ao componente curricular, que será apresentado a Coordenadoria Distrital 02, para que possa ser implementado nas Escolas Estaduais, pertencentes a Coordenadoria . Esta pesquisa, apresenta em seu processo metodológico uma pesquisa qualitativa descritiva, realizada na cidade de Manaus, utilizando o instrumento das entrevistas semiestruturadas com 3 professores de Educação Física, efetivos, que atuam na Rede Estadual de Ensino em escolas pertencetes a CDE 2. A partir dos dados analisados, através de alguns processos que envolvem a técnica proposta por (Bardin 2016), pudemos constatar várias preocupações e desafios enfrentados pelos professores de Educação Física na CDE 2. As principais categorias identificadas incluem: a necessidade e limitação da formação continuada, a falta de cooperação entre colegas, os desafios trazidos pelo mundo virtual, a falta de reconhecimento e autonomia, falta de estrutura física para o desenvolvimento adequado das metodologias específicas do componente curricular e a falta da sensação de pertencimento. No entanto, também se destacam sentimento de orgulho e motivação associados às conquistas nas competições e ao impacto positivo do esporte no comportamento dos alunos. Estas, são algumas categorias que forneceram uma base sólida para esta pesquisa visando colaborar com a melhora na qualidade do ensino de EF na região. Por fim, espermos que possamos contribuir com a promoção de atividades refletidas no planejamento estratégico e projetos de extensão em parceria com a UFAM, e demais instituições, com ações capazes de proporcionar integração, debates, formação e orientação didático-pedagógica para os professores de Educação Física da CDE 2, bem como a promoção e divulgação dos produtos educacionais desenvolvidos através do mestrado profissional em rede, para que de fato sejam utilizados e conhecidos pelos professores de EF escolar. Palavras-chave: Educação Física Escolar. Prática Pedagógica. Motivação Docente.
Abstract: Physical Education is a fundamental curricular component in the educational process, as it is responsible for promoting the physical, emotional and social development of students, however, there are numerous factors that permeate the teaching process. Knowing that the educational context is broad and complex, we will begin our reflection on the pedagogical work of PE teachers, starting from the search for understanding the factors related to motivation. It is known that the school environment is complex and directly influences the teaching-learning process, and this understanding is essential to promote actions aimed at improving teachers' working conditions and, consequently, student performance and participation. In this sense, this research aims to answer the following question: What factors may be related to the motivation of Physical Education teachers in their teaching? So that we could reach the answer to this question, thus achieving an understanding of the topic addressed, we listed the following as a general objective: Analyze how the motivation of PE teachers in the state education network of Amazonas, CDE-02, interferes in the process of teaching content of the Physical Education curricular component. As for specific objectives, we seek to: identify which factors can collaborate to motivate these teachers in their pedagogical practice; verify how the motivational factor of these teachers can influence student participation in Physical Education classes; develop, as an educational product, a professional development program for Physical Education teachers, containing an annual calendar, focused on activities aimed at the curricular component, which will be presented to the District Coordination 02, so that it can be implemented in State Schools, belonging to the Coordination . This research, to achieve the proposed objectives, presents a descriptive qualitative research in its methodological process. The field research was carried out in the city of Manaus, using the instrument of semi-structured interviews with 3 effective Physical Education teachers who work in the State Education Network in schools belonging to CDE 2. Based on the data analyzed through some processes that involve the Content Analysis technique proposed by (Bardin 2016), we were able to verify several concerns and challenges faced by Physical Education teachers at CDE 2. The main categories identified include: the need and limitation of continued training, the lack of cooperation between colleagues, the challenges brought by the virtual world, the lack of recognition and autonomy, lack of physical structure for the adequate development of specific methodologies of the curricular component and the lack of a sense of belonging. However, feelings of pride and motivation associated with achievements in competitions and the positive impact of sport on students' behavior also stand out. These are some categories that provided a solid basis for this and future discussions and initiatives aimed at improving the quality of Physical Education teaching in the region. Keywords: School Physical Education. Pedagogical Practice. Teacher Motivation.
Keywords: Professores de educação física
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE: EDUCACAO FISICA
???metadata.dc.subject.user???: Educação Física Escolar
Prática Pedagógica
Motivação Docente
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação Física e Fisioterapia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação Física
Citation: SOUZA, Graziele Monisa Tourinho de. A motivação dos professores de Educação Física da Rede Estadual de Ensino do Amazonas : uma reflexão sobre sua prática pedagógica. 2024. 94 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10792
Issue Date: 20-Sep-2024
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROD.EDUC_GrazieleSouza_PROEF28.53 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
DISS_GrazieleSouza_PROEF.pdf983.56 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.