???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10797
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPortela, Jorgerlone Otaviano-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1481534426344748eng
dc.contributor.advisor1Ramos, Evandro de Moraes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0764449120814936eng
dc.contributor.referee1Gomes, Eduardo de Castro-
dc.contributor.referee2Farias, Rosejane da Mota-
dc.date.issued2025-03-13-
dc.identifier.citationPORTELA, Jorgerlone Otaviano. A Fotografia em sala de aula e suas possibilidades metodológicas no ensino de arte. 2025. 38 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10797-
dc.description.resumoO presente trabalho investiga o uso da fotografia em sala de aula e suas possíveis metodologias. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Tempo Integral Antônio Telles de Souza, com alunos do ensino fundamental II. Identificou-se a possibilidade de utilizar os smartphones como ferramenta pedagógica, bem como sua contribuição para a produção artística. Para isto, foi proposto aos alunos que produzissem fotografias e as publicassem em uma plataforma chamada Padlet. A partir da orientação fornecida, cada aluno realizou uma análise de sua própria fotografia, considerando seus elementos artísticos, técnicos, políticos, metafóricos e poéticos. Buscou-se relacionar a produção fotográfica dos alunos com o conceito de partilha do sensível de Rancière (2005), além das ideias sobre o procedimento metafórico de Lakoff e Johnson (2002). Os alunos produziram 112 fotografias e 30 depoimentos. Constatou-se que a fotografia é amplamente produzida e compartilhada pelos alunos no cotidiano e na escola, tornando-se necessário discutir seus propósitos artísticos e técnicos, além de seu papel político e crítico frente à realidade. Concluiu-se que, por meio da produção artística da fotografia, é possível estabelecer uma análise sensível da realidade e dos posicionamentos políticos e poéticos dos alunos diante do que produzem.eng
dc.description.abstractThis paper investigates the use of photography in the classroom and its possible methodologies. The research was carried out at the Antônio Telles de Souza Full-Time State School, with elementary school students. It identified the possibility of using smartphones as a teaching tool, as well as their contribution to artistic production. To this end, the students were asked to produce photographs and publish them on a platform called Padlet. Based on the guidance provided, each student analyzed their own photograph, considering its artistic, technical, political, metaphorical and poetic elements. The aim was to relate the students' photographic production to Rancière's (2005) concept of sharing the sensible, as well as Lakoff and Johnson's (2002) ideas on the metaphorical procedure. The students produced 112 photographs and 30 statements. It was found that photography is widely produced and shared by students in everyday life and at school, making it necessary to discuss its artistic and technical purposes, as well as its political and critical role in the face of reality. It was concluded that, through the artistic production of photography, it is possible to establish a sensitive analysis of reality and of the students' political and poetic positions in relation to what they produce.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superioreng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/82992/DISS_JorgerlonePortella_PROFARTES.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Arteseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Arteseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectArte e fotografiapor
dc.subjectArte - Estudo e ensinopor
dc.subjectArtes na educaçãopor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTESeng
dc.titleA Fotografia na sala de aula e suas possibilidades metodológicas no ensino de arteeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0009-0003-2081-0692eng
dc.subject.userFotografiapor
dc.subject.userPhotographyeng
dc.subject.userEscolapor
dc.subject.userEnsinopor
dc.subject.userArtepor
dc.subject.userSchooleng
dc.subject.userTeachingeng
dc.subject.userArteng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_JorgerlonePortella_PROFARTES.pdf2.64 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.