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https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10800
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Silva, Francislene Rosas da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9208328282953672 | eng |
dc.contributor.advisor1 | Mourão, Arminda Rachel Botelho | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3864748731992379 | eng |
dc.contributor.advisor-co1 | Araújo, José Júlio César do Nascimento | - |
dc.contributor.referee1 | Araújo, Ronaldo Marcos de Lima | - |
dc.contributor.referee2 | Maciel, Antônio Carlos | - |
dc.contributor.referee3 | Nogueira, Jocélia Barbosa | - |
dc.contributor.referee4 | Matos, Maria Almerinda de Souza | - |
dc.date.available | 2999-12-31 | - |
dc.date.issued | 2024-12-18 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Francislene Rosas da. Acolhimento, integração e socialização institucional dos docentes nos institutos federais da Amazônia ocidental. 2024. 289 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024. | eng |
dc.identifier.uri | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10800 | - |
dc.description.resumo | A presente tese de doutorado objetivou analisar a conjuntura da nova institucionalidade dos IFs, refletindo sobre as políticas de integração interna e externa, buscando identificar se há ações relacionadas à integração e se estas contribuem para o trabalho docente no âmbito dos institutos federais da Amazônia ocidental. O estudo foi realizado em três institutos federais da região amazônica: Instituto Federal do Acre (IFAC) - campus Rio Branco; Instituto Federal de Roraima (IFRR) - campus Boa Vista, e Instituto Federal do Amazonas (IFAM) - campus Manaus Centro. O texto está estruturado em quatro capítulos: no primeiro, apresentamos uma breve discussão conceitual sobre o trabalho numa perspectiva marxista, contextualizando historicamente o sistema capitalista, suas fases e as transformações advindas da Revolução Industrial, e as transformações ocorridas no mundo do trabalho que causaram diversas precariedades estruturais nas novas configurações produtivas, na constituição da classe trabalhadora e nas formas de trabalho, apontando as crises cíclicas do capitalismo, as diferentes formas de organização e sistematização do trabalho, o processo de reestruturação produtiva e os impactos na escola, na educação e no Brasil; no segundo, discutimos a nova institucionalidade dos IFs, que nascem no tempo histórico de desenvolvimento do capitalismo no Brasil, com base nas abordagens neoinstitucionalista, neodesenvolvimentista e do neoassistencialismo, destacando as fases de transformação e expansão da rede federal, e a consolidação da nova institucionalidade dos IFs numa perspectiva histórica, política, econômica e social, que se configura no cenário contemporâneo do século XXI, destacando o desdobramento evolutivo e as significativas transformações com a implementação e a expansão de políticas educacionais que visaram a promoção e a consolidação de inovações nos arranjos institucionais, em especial no âmbito educacional, indicando os desafios e as contradições desta nova institucionalidade; no terceiro, apresentamos os principais fundamentos conceituais sobre acolhimento, integração, socialização profissional e institucional dos professores, em suas múltiplas dimensões, na concepção de autores que dialogam com estas temáticas de maneira dialética, e, no quarto capítulo, tem-se uma breve contextualização dos três campi lócus da pesquisa: IFAC; IFRR, e IFAM, analisando e discutindo os processos de integração e socialização institucional desenvolvidos para os docentes em início de carreira e os programas e ações de acolhimento, integração e socialização institucional, internas e externas, desenvolvidas nos três IFs, a partir dos documentos e narrativas dos docentes e gestores dos IFs da Amazônia ocidental. O estudo se assenta em uma perspectiva crítica-analítica, ancorada no método do materialismo histórico-dialético, articulando as categorias: totalidade, contradição e mediação, e as categorias socialização pelo trabalho e o trabalho como princípio de socialização, tendo como base a fundamentação teórico-epistemológica marxista. Além disso, utilizou-se o levantamento bibliográfico e documental e a pesquisa empírica. Foram sujeitos desta pesquisa 20 docentes e 15 gestores educacionais dos três institutos federais lócus da pesquisa. Os dados coletados foram sistematizados e analisados tendo por base os pressupostos da Análise de Conteúdo temático-categorial. O estudo sustenta a tese de que: “o início da atuação na docência nos IFs ocasiona a complexificação, a intensificação e a precarização do trabalho no ensino verticalizado nestas instituições híbridas, dessa forma, a inexistência de políticas de integração e de socialização institucional gera, consequentemente, desafios e dificuldades à práxis docente, causando impactos nas ações de ensino e na sua atuação profissional no âmbito dos Institutos Federais da Amazônia ocidental”. Conclui-se como principais resultados: ineficiência de programas de formação continuada aos profissionais para atuarem com a EBTT e políticas de socialização institucional sistematizada, ações pontuais de orientação e apoio institucional e troca de experiências na informalidade entre os pares e em ambientes virtuais, provocando uma cultura profissional de balcanização, individualização e colegialidade artificial, ocasionando dificuldade na consolidação da cultura organizacional e na construção da identidade profissional, gerando impactos nas condições de trabalho docente nos IFs, tendo como necessidade a efetivação de políticas educacionais e institucionais para o acolhimento, integração e socialização institucional aos servidores desde o ingresso na carreira na EBTT, promovendo processos formativos contínuos no e para o trabalho, buscando uma articulação entre os servidores docentes e suas instituições para o efetivo crescimento profissional, a fim de minimizar os problemas de ordem formativa no contexto dos IFs da Amazônia ocidental. | eng |
dc.description.abstract | This doctoral thesis aimed to analyze the context of the new institutional framework of the IFs, reflecting on the internal and external integration policies, seeking to identify whether there are actions related to integration and whether these contribute to teaching work within the scope of the federal institutes of the western Amazon. The study was carried out in three federal institutes in the Amazon region: Instituto Federal do Acre (IFAC) - Rio Branco campus; Instituto Federal de Roraima (IFRR) - Boa Vista campus, and Instituto Federal do Amazonas (IFAM) - Manaus Centro campus. The text is structured in four chapters: in the first, we present a brief conceptual discussion about work from a Marxist perspective, historically contextualizing the capitalist system, its phases and the transformations resulting from the Industrial Revolution, and the transformations that occurred in the world of work that caused several structural precariousnesses in the new productive configurations, in the constitution of the working class and in the forms of work, pointing out the cyclical crises of capitalism, the different forms of organization and systematization of work, the process of productive restructuring and the impacts on schools, education and Brazil; In the second, we discuss the new institutionality of IFs, which emerged during the historical period of capitalist development in Brazil, based on the neo-institutionalist, neo-developmentalist and neo- welfare approaches, highlighting the phases of transformation and expansion of the federal network, and the consolidation of the new institutionality of IFs from a historical, political, economic and social perspective, which is configured in the contemporary scenario of the 21st century, highlighting the evolutionary unfolding and significant transformations with the implementation and expansion of educational policies that aimed to promote and consolidate innovations in institutional arrangements, especially in the educational field, indicating the challenges and contradictions of this new institutionality. In the third, we present the main conceptual foundations on the reception, integration, professional and institutional socialization of teachers, in their multiple dimensions, in the conception of authors who dialogue with these themes in a dialectical manner. In the fourth chapter, there is a brief contextualization of the three campus loci of the research: IFAC; IFRR and IFAM, analyzing and discussing the processes of institutional integration and socialization developed for teachers at the beginning of their careers and the programs and actions of reception, integration and institutional socialization, internal and external, developed in the three IFs, based on the documents and narratives of teachers and managers of the IFs of the western Amazon. The study is based on a critical-analytical perspective, anchored in the method of historical-dialectical materialism, articulating the categories: totality, contradiction and mediation, and the categories socialization through work and work as a principle of socialization, based on the Marxist theoretical-epistemological foundation. In addition, a bibliographic and documentary survey and empirical research were used. The subjects of this research were 20 teachers and 15 educational managers from the three federal institutes where the research was conducted. The data collected were systematized and analyzed based on the assumptions of thematic-categorical Content Analysis. The study supports the thesis that: “the beginning of teaching activities in IFs causes the complexity, intensification and precariousness of work in verticalized teaching in these hybrid institutions, thus, the lack of integration and institutional socialization policies consequently generates challenges and difficulties for teaching practice, causing impacts on teaching actions and professional performance within the scope of the Federal Institutes of the western Amazon”. The main results are: inefficiency of continuing education programs for professionals to work with EBTT and policies of systematized institutional socialization, specific actions of guidance and institutional support and exchange of experiences in informality among peers and in virtual environments, causing a professional culture of balkanization, individualization and artificial collegiality, causing difficulty in consolidating the organizational culture and in the construction of professional identity, generating impacts on the working conditions of teachers in the IFs, requiring the implementation of educational and institutional policies for the reception, integration and institutional socialization of employees from the moment they enter the career at EBTT, promoting continuous training processes in and for work, seeking an articulation between teaching employees and their institutions for effective professional growth, in order to minimize training problems in the context of the IFs of the western Amazon. | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufam.edu.br/retrieve/82998/ITEM%20INDISPON%c3%8dVEL%20-%20Solicite%20c%c3%b3pia.pdf.jpg | * |
dc.language | por | eng |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | eng |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | eng |
dc.publisher.country | Brasil | eng |
dc.publisher.initials | UFAM | eng |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | eng |
dc.rights | Acesso Embargado | - |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Institutos federais de educação, ciência e tecnologia - Amazônia | por |
dc.subject | Ensino profissional | por |
dc.subject | Ensino técnico | por |
dc.subject | Professores de ensino técnico | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO | eng |
dc.title | Acolhimento, integração e socialização institucional dos docentes nos institutos federais da Amazônia ocidental | eng |
dc.type | Tese | eng |
dc.subject.user | Acolhimento | por |
dc.subject.user | Trabalho docente | por |
dc.subject.user | Cultura organizacional nos IFs | por |
dc.subject.user | Integração | por |
dc.subject.user | Institutos federais | por |
dc.subject.user | Mundo do trabalho | por |
dc.subject.user | Nova institucionalidade | por |
dc.subject.user | Socialização institucional | por |
Appears in Collections: | Doutorado em Educação |
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