???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10824
???metadata.dc.type???: Tese
Title: Políticas de aprendizagem mediadas por TDICs no contexto do pós-pandemia: inter-relações na prática docente
???metadata.dc.creator???: Oliveira, Gerilúcia Nascimento de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Garcia, Fabiane Maia
First advisor-co: Silva, Camila Ferreira da
???metadata.dc.contributor.referee1???: Wunsch, Luana Priscila
???metadata.dc.contributor.referee2???: Oliveira, Meire Terezinha Silva Botelho de
???metadata.dc.contributor.referee3???: Gonçalves, Carolina Brandão
???metadata.dc.contributor.referee4???: Dolzane, Maria Ione Feitosa
???metadata.dc.description.resumo???: Com o advento da pandemia da covid-19, em 2020, as atividades presenciais no ambiente escolar se tornaram de alto risco e o uso das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDICs) intensificaram-se, pois ainda mais: a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou isolamento e distanciamento social, o que implicou que toda a interação com professores e estudantes passasse a ser possível apenas se mediada pelas tecnologias digitais. A presente tese se vincula à linha de pesquisa 1 - Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional do PPGE/UFAM e tem por objetivo compreender as políticas educacionais a partir da mediação das TDICs na aprendizagem que marcaram as transformações ocorridas nas escolas municipais de Manaus após a pandemia do novo coronavírus. O problema que orientou o desenvolvimento da tese partiu da seguinte indagação: como as políticas educacionais impactaram os processos educativos no pós-pandemia a partir da mediação das TDICs e nas inter-relações com os professores na reconfiguração de um novo cenário nas escolas de Manaus? A pertinência da pesquisa (tese) reconhece o protagonismo do professor como elo de referência no contexto pandêmico a partir da mediação das tecnologias digitais e no pós-pandemia confirma a presencialidade como figura essencial no processo educativo, ampliando os pontos de convergência e divergência nas ações dos escolares. Para tanto, três categorias teóricas foram priorizadas: política de aprendizagem em serviço, recurso pedagógico com aporte tecnológico digital e o processo ensino e aprendizagem no ensino remoto. Elegeu-se autores de referência, por aprofundar um diálogo com as tecnologias digitais no contexto pandêmico e estabelecer conexões com o referencial teórico da pesquisa, como: Valente (2020); Freitas e Santos (2004), Saraiva, Travesini, Lockmann (2020), Huang el al (2020), Kenski (2012), Almeida (2021), Moran (2020), Oliveira et al (2020), Freire (2002), além de documentos oficiais do país e da Escola (MEC, CNE, BNCC, Projeto Político Pedagógico da Escola), da UNESCO e da OCDE em razão do amplo protagonismo dessas instituições na política educativa com a pandemia da covid-19. A tese foi desenvolvida a partir da Fenomenologia Crítica, em uma abordagem qualitativa, cujos delineamentos foram consolidados a partir de dados documentais comparativos e informações em plataformas públicas. A proposta compreende quatro capítulos: um capítulo de Revisão Integrativa, identificando os avanços na literatura especializada; o segundo capítulo busca identificar os impactos da covid-19 nas políticas educacionais e as consequências desse impacto, nos sistemas educativos; o terceiro capítulo, por sua vez, discute vantagens e limitações das tecnologias digitais no atendimento remoto em tempo de pandemia a partir de desafios e estratégias; no quarto capítulo, objetiva-se compreender as inter-relações escolares que se formaram na pandemia e os desafios enfrentados no pós-pandemia na mediação com as tecnologias digitais que viabilizou a inserção do Programa Educa Mais Manaus. A pesquisa de campo ocorreu em quatro instituições públicas municipais da Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED) das zonas sul, oeste, centro-oeste e norte, com 27 professores, 34 estudantes, 32 pais ou responsáveis e 02 coordenadores pedagógico da DDZ Oeste/SEMED – totalizando 95 participantes. A pesquisa foi conduzida por meio da interação dos participantes em grupo focal em diferentes escolas e estruturada em categorias temáticas a partir da técnica da análise de conteúdo (Bardin, 2016), subsidiada pela análise das diretrizes e documentos norteadores das ações educacionais desenvolvidas nas escolas no pós- pandemia (2023 e 2024). Como resultados, esta tese traz contribuições para reafirmar a presença do professor no processo educativo no pós-pandemia nas inter-relações docente com os estudantes, reconhecendo a mediação das TDICs como ferramenta essencial na prática pedagógica e compreendendo que a educação se reconfigura nas ações políticas da Secretaria Municipal de Educação/SEMED Manaus.
Abstract: With the advent of the covid-19 pandemic in 2020, in-person activities in the school environment became high-risk and the use of Digital Communication and Information Technologies (TDICs) intensified, as even more: the World Health Organization (WHO) recommended isolation and social distancing, which meant that all interaction with teachers and students was only possible if mediated by digital Technologies. This thesis belongs to line 1 - Education, Public Policies and Regional Development and aims to understand educational policies based on the mediation of TDICs in learning that marked the transformations that occurred in municipal schools in Manaus after the new coronavirus pandemic. The relevance of the research is anchored in an integrative review, with the survey of productions that refer to digital technologies in education to identify points of convergence or divergence. The problem that guided the development of the thesis started from the following question: how did educational policies impact educational processes in the post-pandemic period through the mediation of TDICs and the adaptive possibilities posed by this new scenario in schools in Manaus? The relevance of the research (thesis) recognizes the role of the teacher as a reference link in the pandemic context based on the mediation of digital technologies and in the post-pandemic period it confirms presence as an essential figure in the educational process, expanding the points of convergence or divergence in the actions of students. Reference authors were chosen to deepen a dialogue with digital technologies in the pandemic context and establish connections with the theoretical framework of the research, such as: Valente (2020); Freitas and Santos (2004), Saraiva, Travesini, Lockmann (2020), Huang el al (2020), Kenski (2012), Almeida (2021), Moran (2020), Oliveira et al (2020), Freire (2002), in addition to official documents from the country and the School (MEC, CNE, BNCC, School Pedagogical Political Project), UNESCO and the OECD due to the broad protagonism of these institutions in educational policy with the covid-19 pandemic. The thesis was developed based on critical phenomenology in a qualitative approach, designs with comparative documentary data and information on public platforms. The proposal comprises four chapters: an Integrative Review chapter, identifying advances in the specialized literature; the second chapter seeks to identify the impacts of COVID-19 on educational policies and the consequences of this impact on educational systems; the third chapter discusses the advantages and limitations of digital technologies in remote care during the pandemic based on challenges and strategies; the fourth chapter aims to understand the school interrelationships that were formed during the pandemic and the challenges faced post-pandemic in mediating with digital technologies that made the insertion of the Educa Mais Manaus Program possible. The field study took place in four municipal public institutions of the Municipal Department of Education - SEMED in the south, west, central-west, and north zones, with approximately 27 teachers, 34 students, 32 parents or guardians and 02 pedagogical coordinators of DDZ Oeste/SEMED - totaling 95 participants. The research was conducted through the interaction of participants in a focus group in different schools and structured into thematic categories based on the content analysis technique (Bardin, 2016) subsidized by the analysis of the guidelines and documents guiding the educational actions developed in schools in the post-pandemic period (2023 and 2024). As a result, this work brings contributions to reaffirm the presence of the teacher in the educational process in the post-pandemic period in the interrelationships between teachers and students, recognizing the mediation of TDICs as an essential tool in pedagogical practice and understanding that education is reconfigured in the political actions of the Municipal Department of Education/SEMED Manaus.
Keywords: Educação - Efeito das inovações tecnológicas
Ensino auxiliado por computador
Prática de ensino
COVID-19, Pandemia de, 2020-2023 - Manaus (AM)
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Política de aprendizagem
Contexto pandêmico
Tecnologias digitais de comunicação e informação
Inter-relação docente
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: OLIVEIRA, Gerilúcia Nascimento de. Políticas de aprendizagem mediadas por TDICs no contexto do pós-pandemia: inter-relações na prática docente. 2024. 212 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Embargado
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10824
Issue Date: 27-Dec-2024
Appears in Collections:Doutorado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ITEM INDISPONÍVEL - Solicite cópia.pdf82.17 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.