???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10830
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMaia, Samia Darcila Barros-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0032683197971095eng
dc.contributor.advisor1Ferreira, Lúcio Fernandes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7202287374544773eng
dc.contributor.referee1Santos, João Otacilio Libardoni dos-
dc.contributor.referee2Pacheco, Maria Lucia Tinoco-
dc.contributor.referee3Cavalcante Neto , Jorge Lopes-
dc.contributor.referee4Bruzi, Alessandro Teodoro-
dc.date.issued2024-12-16-
dc.identifier.citationMAIA, Samia Darcila Barros. Efeitos de uma intervenção pedagógica na habilidade de escrita manual e autoeficácia de crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação. 2024. 132 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus (AM), 2024.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10830-
dc.description.resumoO Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação afeta a coordenação motora e habilidades motoras finas em crianças, com interferências negativas na habilidade de escrita manual e sentimentos de autoeficácia. O objetivo principal deste estudo foi investigar se a intervenção pedagógica interfere na escrita manual e nos aspectos de autoeficácia de crianças com TDC. A pesquisa foi conduzida em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Manaus-Amazonas, participaram crianças com idade entre 8 anos e 11 anos e 11 meses. Tratou-se de uma pesquisa de associação com interferência entre variáveis, que estudou a relação de causa e efeito. Tivemos a intervenção pedagógica como variável independente e como como variáveis dependentes a escrita à mão e autoeficácia. Os dados foram analisados estatisticamente de forma descritiva e inferencial com cálculo do tamanho do efeito. Os resultados a respeito do protocolo de intervenção pedagógica foram estatisticamente promissores em ambos os aspectos (proficiência em escrita e autoeficácia), confirmando a hipótese este estudo com efeito de magnitude grande, apresentando um efeito de tamanho grande estatisticamente e nos revelando a eficácia deste protocolo de intervenção e de seus benefícios práticos para promoção de uma educação escolar mais inclusiva, minimizando os efeitos negativos do TDC nas AVE dos alunos participantes deste estudo.eng
dc.description.abstractDisorder Coordination Development affects motor coordination and fine motor skills in children, with negative interference in handwriting skills and feelings of self-efficacy. The main objective of this study was to investigate whether pedagogical intervention interferes with handwriting and aspects of self-efficacy in children with DCD. The study was conducted in a municipal school in the city of Manaus, Amazonas, and involved children aged between 8 years and 11 years and 11 months. It was an association study with interference between variables, which studied the relationship between cause and effect. Pedagogical intervention was the independent variable and handwriting and self-efficacy were the dependent variables. The data was analyzed statistically in a descriptive and inferential way, calculating the effect size. The results of the pedagogical intervention protocol were statistically promising in both aspects (handwriting proficiency and self-efficacy), conforming to the hypothesis of this study with a large effect size, showing a statistically large effect size and revealing the effectiveness of this intervention protocol and its practical benefits for promoting a more inclusive school education, minimizing the negative effects of DCD on the EVAs of the students participating in this study.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superioreng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/83439/TESE_SamiaMaia_PPGE.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectCapacidade motora em criançaspor
dc.subjectAprendizagem percepto-motorapor
dc.subjectCrianças - Desenvolvimentopor
dc.subjectInclusão escolar - Amazôniapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOeng
dc.titleEfeitos de uma intervenção pedagógica na habilidade de escrita manual e autoeficácia de crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenaçãoeng
dc.typeTeseeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1193-6029eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0863-1432eng
dc.subject.userTranstornos Motorespor
dc.subject.userEscritapor
dc.subject.userInclusão Escolarpor
dc.subject.userIntervenção Escolarpor
dc.subject.userEducação na Amazôniapor
Appears in Collections:Doutorado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE_SamiaMaia_PPGE.pdf3.81 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.