???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10831
???metadata.dc.type???: Tese
Title: CECAMPE Norte: A direção intelectual das ações de assistência técnica na Amazônia amazonense
Other Titles: NORTH CECAMPE: the intellectual direction of technical assistance actions in the amazonense Amazon
CECAMPE NORTE: la dirección intelectual de acciones de asistencia técnica en la amazonía
???metadata.dc.creator???: Tavares, Darlyng Maria Gomes 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Nogueira, Silvia Cristina Conde
???metadata.dc.contributor.referee1???: Silva, Camila Ferreira da
???metadata.dc.contributor.referee2???: Nascimento, Afonso Wellington de Sousa
???metadata.dc.contributor.referee3???: Souza, Alexandre Augusto Cals e
???metadata.dc.contributor.referee4???: Alves, Thiago
???metadata.dc.description.resumo???: O objeto desta investigação é o Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais (CECAMPE Norte), inserindo-se no rol de pesquisas acadêmicas que tratam do financiamento da educação no Brasil. No plano teórico e conceitual, realizou-se uma análise gramsciana com base na noção de intelectuais, o que culminou no desenvolvimento do problema da pesquisa: as ações de assistência técnica do CECAMPE Norte na Amazônia amazonense podem ser consideradas como a materialização da direção intelectual da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em relação ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)? Assim, o objetivo geral é analisar a direção intelectual das ações de assistência técnica do CECAMPE Norte da Amazônia amazonense, no âmbito do PDDE. Construiu-se a tese de que o CECAMPE Norte é um campo de direção intelectual para as ações de assistência técnica acerca do PDDE, favorecendo o conhecimento, o acesso, a adesão e a prestação de contas dos recursos, com potencial para direcionar, política e cientificamente, a defesa por um financiamento educacional em condições de qualidade na Amazônia amazonense. A abordagem deste estudo é qualitativa e de natureza teórico-documental, cujo procedimento metodológico empregou a revisão de literatura do tipo integrativa sobre os Centros Colaboradores, o inventário dos documentos normativos de criação, implantação e implementação dos CECAMPES e, a partir da análise documental, transformou os dados quantitativos do financiamento do programa em elementos qualitativos. Os resultados da revisão apontaram a defesa pela permanência da assistência técnica a determinados programas educacionais por meio da articulação entre o FNDE e as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). A apuração dos documentos revelou a materialização do projeto e do financiamento do CECAMPE em âmbito nacional e regional, na Amazônia amazonense, caracterizando a relação entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e as IFES para a consecução da assistência técnica na implementação do PDDE. Sob a lente teórica, a análise dos resultados da revisão revelou os Centros Colaboradores como uma arena de influência intelectual que contribui para a construção de consensos sobre as normas de determinados programas educacionais. Da mesma forma, a análise documental evidenciou o CECAMPE como um campo de direção intelectual da assistência técnica acerca do PDDE. Nesse contexto, o CECAMPE Norte assume uma particularidade: a partilha da direção intelectual das ações de assistência técnica com todas as IFES da região Norte. Na singularidade da Amazônia amazonense, os intelectuais da UFPA e da UFAM materializaram os consensos sobre o conhecimento, a adesão, a execução e a prestação de contas do PDDE por meio de cursos de capacitação presencial em vinte e oito municípios. Portanto, infere-se que esse movimento favorece a manutenção dos ganhos das redes públicas de ensino em relação à lógica do financiamento pré-estabelecido ao PDDE, em um cenário em que as Organizações Privadas Hegemônicas disputam o fundo público e a adesão dos trabalhadores da educação.
Abstract: The object of this investigation is the Collaborative Center for Support and Monitoring and Management for Educational Programs (North CECAMPE). It is part of the list of academic research that deals with Education Financing in Brazil. On a theoretical and conceptual level, a Gramscian analysis was carried out based on the notion of intellectuals. Which culminated in the development of the research problem: North CECAMPE´s technical assistance actions in Amazonian Amazon can they be considered as the materialization of the intellectual direction of the Federal University of Pará (UFPA) and the Federal University of Amazonas (UFAM) in relation to the Direct Money at School Program (PPDE)? Therefore, the general objective is to analyze the intellectual direction of North CECAMPE´s technical assistance actions in the Amazonian Amazon, regarding the PPDE. Building the thesis that North CECAMPE is a field of intellectual direction for technical assistance actions for basic education workers regarding PDDE, which favors knowledge, access, adherence, and accountability of resources, with the potential to direct politically and scientifically, in defense of educational financing under quality conditions in the Amazonian Amazon. The approach of this study is qualitative and of a theoretical-documentary nature, whose methodological procedure used an integrative literature review on Collaborating Centers, the inventory of normative documents for the creation, implementation and implementation of CECAMPES and, based on documentary analysis, the quantitative data on the program´s financing was transformed into qualitative elements. The results of the review highlighted the defense for the continuation of technical assistance for certain educational programs through the link between the FNDE and the Federal Institutions of Higher Education (IFES). The investigation of the documents revealed the materialization of the CECAMPE project and financing at a national and regional level in the Amazonian Amazon and characterized the relationship between the National Education Development Fund (FNDE) and the IFES to provide technical assistance to basic education workers involved in the implementation of the PDDE. From a theoretical lens, analysis of the review results revealed Collaborating Centers as an arena of intellectual influence that helps build consensus on the standards of certain educational programs. As well as documentary analysis, CECAMPE manifested as a field of intellectual direction for technical assistance regarding the PDDE. In this context, North CECAMPE assumes as particularity: sharing the intellectual direction of technical assistance actions with all IFES in the North region. In the uniqueness of Amazonian Amazon, intellectuals from UFPA and UFAM materialized consensus on knowledge, adherence, execution, and accountability of the PDDE through face-to-face training courses in twenty-eight municipalities. Therefore, it is inferred that this movement favors the maintenance of gains in public education networks in relation to maintaining the logic of pre-established financing for the PDDE, in a scenario in which Hegemonic Private Organizations compete for public funds and the minds of education workers.
El objeto de esta investigación es el Centro Colaborativo de Apoyo al Seguimiento y Gestión de Programas Educativos (CECAMPE Norte). Forma parte del listado de investigaciones académicas que abordan el Financiamiento de la Educación en Brasil. A nivel teórico y conceptual se realizó un análisis Gramsciano a partir de la noción de intelectuales. Lo que culminó con el desarrollo del problema de investigación: ¿se pueden considerar las acciones de asistencia técnica del CECAMPE Norte en la Amazonía pueden ser considerados como la materialización de la dirección intelectual de la Universidad Federal de Pará (UFPA) y de la Universidad Federal de Amazonas (UFAM) con relación al Programa de Dinero Directo en la Escuela (PDDE)? Por lo tanto, el objetivo general es analizar la dirección intelectual de las acciones de asistencia técnica del CECAMPE en Amazonía Amazonense, respecto del PDDE. Construyendo la tesis de que CECAMPE Norte es un campo de dirección intelectual para acciones de asistencia técnica a trabajadores de la educación básica en torno al PDDE, que favorece al conocimiento, acceso, adherencia y rendición de cuentas de los recursos, con potencial para orientar, política y científicamente, defensa del financiamiento educativo en condiciones de calidad en la Amazonía Amazonense. El enfoque de este estudio es cualitativo y de carácter teórico-documental, cuyo procedimiento metodológico utilizó una revisión integrativa de la literatura sobre los Centros Colaboradores, el inventario de documentos normativos para la creación, implementación y ejecución del CECAMPES y, a partir del análisis documental, se transformaron los datos cuantitativos sobre el financiamiento del programa en elementos cualitativos. Los resultados de la revisión resaltaron la defensa de la continuidad de la asistencia técnica para ciertos programas educativos a través del vínculo entre FNDE y las Instituciones Federales de Educación Superior (IFES). La investigación de los documentos reveló la materialización del proyecto CECAMPE y su financiamiento a nivel nacional y regional en la Amazonía Amazonense y caracterizó la relación entre le Fondo Nacional de Desarrollo Educativo (FNDE) y el IFES para brindar asistencia técnica a los trabajadores de la educación básica involucrados en la implementación del PDDE. Desde una perspectiva teórica, el análisis de los resultados de la revisión reveló que los Centros Colaboradores son un ámbito de influencia intelectual que ayuda a generar consenso sobre los estándares de ciertos programas educativos. Además del análisis documental, el CECAMPE se manifestó como un campo de dirección intelectual para la asistencia técnica en torno al PDDE. En este contexto, CECAMPE Norte asume una particularidad: compartir la dirección intelectual de las acciones de asistencia técnica con todos los IFES de región Norte. En la singularidad de la Amazonía Amazonense, intelectuales de la UFPA y la UFAM materializaron consensos sobre el conocimiento, adhesión, ejecución y rendición de cuentas del PDDE a través de cursos de formación presenciales en veintiocho municipios. Por lo tanto, se infiere que este movimiento favorece al mantenimiento de ganancias en las redes de educación pública en relación con el mantenimiento de la lógica de financiamiento preestablecido para el PDDE, en un escenario en que las Organizaciones Privadas Hegemónicas compiten por los fondos públicos y la mente de los trabajadores de la educación.
Keywords: Educação - Financiamento
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: CECAMPE
PDDE
Assistência técnica e financeira
Direção intelectual
Financiamento da Educação
Technical and financial assistance
Intellectual direction
Education Financing
Asistencia técnica y financiera
Dirección intelectual
Financiamiento de la Educación
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: TAVARES, Darlyng Maria Gomes. CECAMPE Norte: a direção intelectual das ações de assistência técnica na Amazônia amazonense. 2024. 188 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10831
Issue Date: 17-Dec-2024
Appears in Collections:Doutorado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE_DarlyngTavares_PPGE.pdf 2.71 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.