???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10837
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Prevalência da Síndrome de Burnout em professores: revisão sistemática
Other Titles: Prevalence of Burnout Syndrome in Teachers: Systematic Review
???metadata.dc.creator???: Chamy, Natháchila Corrêa Lima 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Lopes Neto, David
???metadata.dc.contributor.referee2???: Byk, Jonas
???metadata.dc.contributor.referee3???: Viera, Henry Walber Dantas
???metadata.dc.description.resumo???: Introdução: A Síndrome de Burnout é um distúrbio psicossocial relacionado ao trabalho, caracterizado por exaustão emocional, despersonalização e redução da realização profissional. Objetivos: Analisar a prevalência da Síndrome de Burnout em professores e identificar os principais fatores associados ao seu desenvolvimento. Métodos: Foi conduzida uma revisão sistemática seguindo as diretrizes do Joanna Briggs Institute (JBI), com protocolo registrado no PROSPERO (CRD420250651910). As bases de dados utilizadas foram: MEDLINE, EMBASE, LILACS, PsycInfo e Google Acadêmico (literatura cinzenta). Critérios de seleção: Foram incluídos estudos observacionais que avaliaram a prevalência de Burnout em professores por meio de instrumentos validados. Foram excluídos ensaios clínicos randomizados, estudos qualitativos e artigos não publicados em inglês, exceto aqueles indexados na base de dados LILACS. Coleta de dados e análise: Dois revisores independentes realizaram a triagem e extração dos dados. Dada a heterogeneidade dos estudos, optou-se por uma síntese descritiva dos resultados, sem meta-análise. A qualidade metodológica dos estudos foi avaliada utilizando a ferramenta ROBINS-E (Risk Of Bias In Non-randomized Studies of Exposures). Resultados: Esta revisão sistemática revelou que, entre os 13.262 professores analisados nos 28 estudos incluídos, a Síndrome de Burnout apresentou uma prevalência de 39,74%. A condição está associada a fatores como o contexto socioeconômico, cultural e as condições de trabalho. Fatores como carga de trabalho excessiva (identificada em 92,85% dos estudos), falta de apoio institucional (85,71%) e condições laborais precárias (92,85%) foram apontados como os principais preditores da síndrome. Além disso, professores de meia-idade (entre 36 e 50 anos) e mulheres demonstraram maior vulnerabilidade, com a exaustão emocional sendo a dimensão mais prevalente da síndrome. Conclusão: A revisão sistemática evidenciou que a Síndrome de Burnout é comum entre professores, e pode impactar sua saúde mental e a qualidade do ensino. Destacando a necessidade de políticas públicas e intervenções que melhorem as condições laborais, com o objetivo de prevenir o Burnout e promover um ambiente educacional mais saudável.
Abstract: Introduction: Burnout Syndrome is a work-related psychosocial disorder characterized by emotional exhaustion, depersonalization, and reduced professional accomplishment. Objective: Analyze the prevalence of Burnout Syndrome in teachers and identify the main factors associated with its development. Methods: A systematic review was conducted following the guidelines of the Joanna Briggs Institute (JBI), with a protocol registered in PROSPERO (CRD420250651910). The databases used were: MEDLINE, EMBASE, LILACS, PsycInfo, and Google Scholar (grey literature). Selection criteria: Observational studies that assessed the prevalence of Burnout in teachers using validated instruments were included. Randomized clinical trials, qualitative studies, and articles not published in English were excluded, except for those indexed in the LILACS database. Data collection and analysis: Two independent reviewers conducted the screening and data extraction. Given the heterogeneity of the studies, a descriptive synthesis of the results was chosen, without meta-analysis. The methodological quality of the studies was assessed using the ROBINS-E tool (Risk Of Bias In Non-randomized Studies of Exposures). Results: This systematic review revealed that, among the 13,262 teachers analyzed in the 28 included studies, the prevalence of Burnout Syndrome was 39.74%. The condition is associated with factors such as the socioeconomic context, cultural aspects, and working conditions. Factors such as excessive workload (identified in 92.85% of the studies), lack of institutional support (85.71%), and precarious working conditions (92.85%) were identified as the main predictors of the syndrome. Moreover, middle-aged teachers (between 36 and 50 years old) and women showed greater vulnerability, with emotional exhaustion being the most prevalent dimension of the syndrome. Conclusion: The systematic review revealed that Burnout Syndrome is common among teachers and can impact their mental health and the quality of education. Highlighting the need for public policies and interventions that improve working conditions, with the aim of preventing Burnout and promoting a healthier educational environment.
Keywords: Estresse ocupacional
Fadiga mental
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE: MEDICINA
???metadata.dc.subject.user???: Esgotamento psicológico
Docente
Prevalência
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Medicina
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde
Citation: CHAMY, Natháchila Corrêa Lima. Prevalência da Síndrome de Burnout em professores: revisão sistemática. 2025. 49 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10837
Issue Date: 9-Apr-2025
Appears in Collections:Mestrado em Ciências da Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_NathachilaChamy_PPGCIS.pdf 626.62 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.