???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10840
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBarbosa, Robert Ruan de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6039733760770183eng
dc.contributor.advisor1Pinto, Renato Antônio Brandão Medeiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5758033946288992eng
dc.contributor.referee2Bolis, Stephen Coffey-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6644584153997412eng
dc.contributor.referee3Bezerra, José Maria Carvalho-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4117249413185493eng
dc.date.issued2025-03-07-
dc.identifier.citationBARBOSA, Robert Ruan de Oliveira. O ensino coletivo de violão no Colégio Amazonense Dom Pedro II: desenvolvendo procedimentos metodológicos para a integração da cartilha de violão nas aulas de artes. 2025. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10840-
dc.description.resumoEsta dissertação se ocupa de apresentar uma intervenção didática estruturada para o ensino coletivo do violão na cidade de Manaus. Diretamente ligada a primeira linha do mestrado, tem como fundamento a ação criativa e participativa de todos os atores envolvidos. Dentro do período de 24 meses, os autores se prestaram a observar aspectos do violão como ferramenta preponderante na difusão da violonística clássica, ainda que os alunos envolvidos não estivessem totalmente preparados. É um esforço que soma conteúdo a nossa cultura e apresenta passos de um desafio no Colégio Amazonense D. Pedro II, situada no Centro Histórico da capital do Amazonas. Dessa feita, trazemos para o debate teorias relacionadas aos conceitos lineares e destaca uma breve história do violão na cidade de Manaus, nomes e fatos que podem inaugurar estudos mais profundos sobre o tema. O trabalho em si não expõe nomes e nem faces, faz via a preservar alunos e familiares envolvidos por justa posição de abordar o ensino das artes e não elementos mais pessoais. É possível verificar como processos de criação estão próximos de outras realidades e atuam como parâmetro inicial em comparação a realidades dentro e fora de nosso estado. O relato foca na aplicação de uma cartilha indicativa preliminar para o aprendizado do violão praticado na leitura e disciplina mais erudita. Por fim, esperamos com este enaltecer toda a comunidade de violonistas e amantes desse instrumento rico e popular, dar vez a sua história em nossa cidade e enriquecer outros pontos de apoio a futuras pesquisas.eng
dc.description.abstractThis dissertation presents a structured didactic intervention for collective guitar teaching in the city of Manaus. Directly linked to the first line of the master's degree, it is based on the creative and participatory action of all the actors involved. Over a period of 24 months, the authors set out to observe aspects of the guitar as a preponderant tool in the dissemination of classical guitar, even though the students involved were not fully prepared. It is an effort that adds content to our culture and presents steps of a challenge at Colégio Amazonense D. Pedro II, located in the Historic Center of the capital of Amazonas. In this way, we bring to the debate theories related to linear concepts and highlight a brief history of the guitar in the city of Manaus, names and facts that can inaugurate more in-depth studies on the subject. The work itself does not expose names or faces, it seeks to preserve students and family members involved by the fair position of addressing the teaching of arts and not more personal elements. It is possible to see how creative processes are close to other realities and act as an initial parameter in comparison to realities inside and outside our state. The report focuses on the application of a preliminary guide for learning to play the guitar, practiced in reading and more erudite disciplines. Finally, we hope to praise the entire community of guitarists and lovers of this rich and popular instrument, to give space to its history in our city and to enrich other points of support for future research.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superioreng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/83563/DISS_RobertBarbosa_PROFARTES.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Arteseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Arteseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectArte - Estudo e ensino - Manaus (AM)por
dc.subjectArte e músicapor
dc.subjectViolão - Estudo e ensino - Manaus (AM)por
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES: ARTES: EDUCACAO ARTISTICAeng
dc.titleO ensino coletivo de violão no Colégio Amazonense Dom Pedro II: desenvolvendo procedimentos metodológicos para a integração da cartilha de violão nas aulas de arteseng
dc.title.alternativeGroup Guitar Teaching at Colégio Amazonense Dom Pedro II: Developing Methodological Procedures for Integrating the Guitar Workbook into Arts Classeseng
dc.title.alternativeLa enseñanza colectiva de guitarra en el Colegio Amazonense Dom Pedro II: desarrollando procedimientos metodológicos para la integración del cuaderno de guitarra en las clases de artesspa
dc.typeDissertaçãoeng
dc.description.sugestaoPortal bem ajustado e de fácil entendimento para preencher os campos corretamente.eng
dc.description.infoO anexo final do meu trabalho é uma das partes mais importantes dele, pois foi o resultado obtido em toda a minha dissertação. Por se tratar de um mestrado profissional, além do trabalho escrito, objetivamos o desenvolvimento de uma cartilha voltada para a leitura de partitura no violão, que é este anexo em questão.eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0952-1155eng
dc.subject.userViolãopor
dc.subject.userDesafios Amazônicospor
dc.subject.userEnsino Coletivopor
dc.subject.userArtespor
dc.subject.userGuitareng
dc.subject.userAmazonian Challengeseng
dc.subject.userCollective Teachingeng
dc.subject.userArtseng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_RobertBarbosa_PROFARTES.pdf 7.05 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.