???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10842
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Pensar o ensino de Filosofia para além dos discursos dominantes: a invisibilidade das filósofas na construção do saber filosófico
Other Titles: Thinking about the teaching of philosophy beyond the dominant discourses: the invisibility of female philosophers in the construction of philosophical knowledge
???metadata.dc.creator???: Monteiro, Karla Regina Bentes 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Pedro Rodolfo Fernandes da
???metadata.dc.contributor.referee1???: Batista, Joana Tolentino
???metadata.dc.contributor.referee2???: Andrade, Aldair Oliveira de
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação investiga a invisibilidade das filósofas na história e na construção do saber filosófico e suas implicações no ensino de Filosofia. Busca-se analisar como os discursos dominantes, alicerçados em epistemologias eurocêntricas e patriarcais, relegaram as produções das filósofas à margem, criando lacunas epistemológicas que persistem na educação filosófica. Utilizando um enfoque genealógico inspirado em Michel Foucault, a pesquisa dialoga com pensadoras como Simone de Beauvoir, Judith Butler e Sueli Carneiro, evidenciando a relevância de novas epistemologias feministas e interseccionais no ensino de Filosofia. A proposta teórico-prática apresentada busca desconstruir as bases hegemônicas que excluem as filósofas e propõe metodologias e didáticas que promovam a pluralidade de saberes, contribuindo para um ensino filosófico emancipador e inclusivo.
Abstract: This dissertation investigates the invisibility of women philosophers in the history and construction of philosophical knowledge and its implications for the teaching of Philosophy. It seeks to analyze how dominant discourses, grounded in Eurocentric and patriarchal epistemologies, relegated the works of women philosophers to the margins, creating epistemological gaps that persist in philosophical education. Using a genealogical approach inspired by Michel Foucault, the research engages with thinkers such as Simone de Beauvoir, Judith Butler, and Sueli Carneiro, highlighting the relevance of new feminist and intersectional epistemologies in the teaching of Philosophy. The theoretical and practical proposal presented aims to deconstruct the hegemonic foundations that exclude women philosophers and suggests methodologies and pedagogical practices that promote the plurality of knowledge, contributing to an emancipatory and inclusive philosophical education.
Keywords: Filósofas - Educação
Educação - Filosofia
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: FILOSOFIA
???metadata.dc.subject.user???: Ensino de Filosofia
Filosofia feminista
Discursos dominantes
Invisibilidade das filósofas
Educação emancipadora
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Filosofia
Citation: MONTEIRO, Karla Regina Bentes. Pensar o ensino de Filosofia para além dos discursos dominantes: a invisibilidade das filósofas na construção do saber filosófico. 2024. 101 f. Dissertação0 (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10842
Issue Date: 12-Dec-2024
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Filosofia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_KarlaReginaMonteiro_PPGFILO.pdf647.71 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.