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https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10844
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | A relação entre as infâncias do campo e o currículo da escola da Comunidade Cristolândia no Amazonas |
???metadata.dc.creator???: | Neves, Elen Mara da Silva ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Franco, Zilda Glaucia Elias |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Pasuch, Jaqueline |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | D’Aroz, Marlene Schussler |
???metadata.dc.description.resumo???: | Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH), na Linha Perspectivas Teórico-metodológicas para o Ensino das Ciências Humanas, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Infantil (GPEDIN). Neste estudo, propôs-se a analisar a relação do currículo e da prática pedagógica da Educação Infantil com as questões culturais da infância da Comunidade Cristolândia, localizada no município de Humaitá – Amazonas, tendo em vista que as infâncias se desenvolvem de acordo com o momento histórico, cultural e social no qual as crianças estão inseridas. A proposta da pesquisa surgiu a partir da experiência de vivência de infância da autora no contexto campesino e da atuação como professora em uma escola do campo na Educação Infantil, quando, durante a pandemia da covid-19, precisou ir ao encontro das crianças em suas residências. Compreendendo o ambiente escolar como possível potencializador dessas infâncias, buscou-se identificar os saberes e fazeres da infância no contexto rural da Comunidade Cristolândia e de que forma o currículo e os espaços da Educação Infantil, apoiados na prática pedagógica, têm contribuído para a sua efetivação. O referencial teórico baseia-se em pesquisadores da Sociologia da Infância, representados, aqui, por Guimarães (2017), Iturra (2002), Kuhlmann Jr. (2015), Qvortrup (2014), Sarmento (2011) e Stearns (2006) e pelo historiador Ariès (1986), que trazem a história da criança e da infância mundial e nacional. Também incluiu Conde (2016), Marcílio (2001), Silva e Pasuch (2010), Silva e Silva (2013) e Souza (2018), estudiosos que investigam as infâncias no contexto brasileiro e no campo, permitindo ampliar os conceitos sobre as infâncias nesses territórios. A interpretação dos dados produzidos contou com Franco (2018), Gimeno Sacristán (2013) e Torres Santomé (2013), que enriqueceram as discussões sobre o currículo. A metodologia foi qualitativa, do tipo etnográfica, apoiada principalmente nos estudos de Corsaro (2011). Para análise dos dados, empregou-se a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2020) e, para os desenhos das crianças, como referencial teórico, utilizaram-se os estudos de Sarmento (2011) e Pinazza e Gobbi (2014). A pesquisa incluiu dez participantes: quatro crianças, quatro mães, a pedagoga da escola e a professora que atuava na Educação Infantil. Os dados produzidos foram agrupados em eixos que corresponderam aos momentos de investigação durante a pesquisa: leitura da realidade das infâncias; análise das narrativas a partir das falas dos sujeitos; análise crítica dos documentos, da prática docente e das produções das crianças. Os resultados obtidos demonstram que as infâncias da Comunidade Cristolândia são vivenciadas em contato com a natureza, seus elementos e com os vizinhos. As crianças brincam aproveitando a sombra das árvores e criam seus próprios brinquedos. Contudo, a Base Nacional Comum Curricular não aborda a diversidade do campo em seu texto e o Referencial Curricular Amazonense para a Educação Infantil, embora evidencie as características das crianças e das infâncias do campo, não traz, de forma clara, em seus objetivos, propostas que possam contribuir para a valorização de suas culturas. Identificou-se, ainda, que a proposta curricular utilizada na Educação Infantil na escola da comunidade, frequentada pelas crianças desta pesquisa, bem como a prática pedagógica, não contempla as especificidades das crianças e das infâncias do campo, como preveem os documentos norteadores para a Educação Infantil nesses territórios. |
Abstract: | This research was conducted within the scope of the Graduate Program in Science and Humanities Teaching (PPGECH, acronym in Portuguese), under the Research Line “Theoretical-Methodological Perspectives for the Teaching of Human Sciences”, at the Federal University of Amazonas (UFAM), supported by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) and the Group for Studies and Research in Early Childhood Education (GPEDIN, acronym in Portuguese). The study aimed to analyze the relationship between curriculum and pedagogical practices in Early Childhood Education and the cultural aspects of childhood in the Cristolândia Community, located in the municipality of Humaitá, Amazonas, Brazil, considering that childhoods develop according to the historical, cultural and social moment in which children are inserted. The research proposal emerged from the author’s own childhood experiences in a rural context and her professional experience as a teacher in a rural school for Early Childhood Education, particularly during the COVID-19 pandemic, when she had to visit children in their homes. Understanding the school environment as a potential enabler of childhood experiences, the study sought to identify the knowledge and doings of childhood in the rural context of the Cristolândia Community and how curriculum and Early Childhood Education spaces, supported by pedagogical practices, have contributed to their realization. The theoretical framework is based on researchers in Sociology of Childhood, represented here by Guimarães (2017), Iturra (2002), Kuhlmann Jr. (2015), Qvortrup (2014), Sarmento (2011), and Stearns (2006), as well as the historian Ariès (1986), who address the history of children and childhood both globally and nationally. The study also included Conde (2016), Marcílio (2001), Silva and Pasuch (2010), Silva and Silva (2013), and Souza (2018), scholars who investigate childhoods in the Brazilian and rural contexts, expanding concepts of childhoods within these territories. Data interpretation was enriched by Franco (2018), Gimeno Sacristán (2013), and Torres Santomé (2013), whose work contributed to curriculum discussions. The methodology employed was qualitative and ethnographic in nature, drawing primarily from Corsaro’s studies (2011). Data analysis used Bardin’s (2020) content analysis technique, while children's drawings were analyzed through the theoretical perspectives of Sarmento (2011) and Pinazza e Gobbi (2014). The research included ten participants: four children, four mothers, one school pedagogue, and one Early Childhood Education teacher. The data produced were grouped into axes corresponding to the moments of investigation during the research: reading of the reality of childhoods; analysis of narratives based on the participants’ accounts; critical analysis of documents, teaching practice and children’s productions. The results obtained demonstrate that childhoods in the Cristolândia Community are experienced in close contact with nature, its elements and with neighbors. Children play under the shade of trees and create their own toys. However, the National Common Curricular Base does not address rural diversity in its text, and the Amazonian Curricular Framework for Early Childhood Education, while highlighting the characteristics of rural children and childhoods, does not clearly present objectives that contribute to valuing their cultures. It was also identified that the curriculum proposal used in the community’s Early Childhood Education school, attended by the children of this research, along with its pedagogical practices, does not adequately address the specificities of rural children and childhoods, as outlined in the guiding documents for Early Childhood Education in these territories. |
Keywords: | Vida comunitária - Amazonas Educação rural - Amazonas |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: CURRICULO: CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO |
???metadata.dc.subject.user???: | Infâncias do campo Assentamento Cultura Currículo Prática pedagógica |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades |
Citation: | NEVES, Elen Mara da Silva. A relação entre as infâncias do campo e o currículo da escola da Comunidade Cristolândia no Amazonas. 2025. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) – Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2025. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Embargado |
???metadata.dc.rights.uri???: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10844 |
Issue Date: | 20-Feb-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades |
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