???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10852
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: "Deixou de frequentar": experiências de abandono escolar entre mulheres estudantes da EJA na Zona Norte de Manaus/AM
???metadata.dc.creator???: Lima, Victoria Katarina Cardoso 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Rufino, Márcia Regina Calderipe Farias
???metadata.dc.contributor.referee1???: Bruno, Ana Carla dos Santos
???metadata.dc.contributor.referee2???: Santos, Márcio Gonçalves dos
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo investiga experiências de abandono e de permanência escolar entre mulheres estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola da CDE 6, vinculada à Seduc-AM, na Zona Norte de Manaus. A pesquisa adota uma abordagem etnográfica, incluindo conversas informais, entrevistas semiestruturadas e uma oficina participativa realizada em 2024. A interseccionalidade orienta a análise das múltiplas formas de opressão que atravessam suas trajetórias, considerando gênero, classe, raça e geração. Os resultados revelam que fatores como maternidade, sobrecarga doméstica e precarização do trabalho dificultam a permanência escolar, enquanto redes de solidariedade e o desejo de transformação impulsionam o retorno aos estudos. Assim, a educação emerge como um espaço de resistência e possibilidades.
Abstract: This study investigates experiences of school dropout and persistence among women students in the Youth and Adult Education (EJA) program at a school in CDE 6, affiliated with Seduc-AM, in the North Zone of Manaus. The research adopts an ethnographic approach, including informal conversations, semi-structured interviews, and a participatory workshop conducted in 2024. Intersectionality guides the analysis of the multiple forms of oppression shaping their trajectories, considering gender, class, race, and generation. The results reveal that factors such as motherhood, domestic overload, and labor precarization hinder school permanence, while solidarity networks and the desire for transformation drive their return to education. Thus, education emerges as a space of resistance and possibilities.
Keywords: Evasão escolar na educação de adultos - Manaus (AM)
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIA
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Abandono escolar
EJA
Gênero
Interseccionalidade
Manaus
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Antropologia Social
Citation: LIMA, Victoria Katarina Cardoso. "Deixou de frequentar": experiências de abandono escolar entre mulheres estudantes da EJA na Zona Norte de Manaus/AM. 2025. 141 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10852
Issue Date: 9-Apr-2025
Appears in Collections:Mestrado em Antropologia Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_VictoriaLima_PPGAS9.94 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.