???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10880
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Formação docente para o ensino de Língua Inglesa no Campus Vale do Rio Madeira: uma análise do Projeto Pedagógico do Curso de Letras |
Other Titles: | Teacher training for teaching English at the Campus Vale do Rio Madeira: an analysis of the Pedagogical Project of the Languages Course |
???metadata.dc.creator???: | Brito, Bárbara Benedita Mendes ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Batista, Eliane Regina Martins |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Alves, Elis Regina Fernandes |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Nogueira, Eulina Maria Leite |
???metadata.dc.description.resumo???: | As propostas de formação inicial de professores de Língua Inglesa necessitam de mudanças que atendam as demandas sociais e políticas contemporâneas. Essas mudanças são ações necessárias que devem partir dos currículos dos Cursos de Letras em consonância com os documentos legais de formação docente, os quais devem oferecer conhecimentos linguísticos e pedagógicos que desenvolvam em seus acadêmicos saberes interculturais para atuarem nos diversos espaços que a licenciatura oportuniza. As transformações advindas da globalização requerem a adequação de práticas pedagógicas na educação do país, o que tem exigido novas formas de ensinar e aprender línguas. Esta pesquisa tem como objetivo investigar como ocorre o processo formativo de professores de Língua Inglesa de acordo com a implementação de um novo Projeto Pedagógico do Curso de Letras do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas. A mudança curricular disponibiliza a toda sociedade a possibilidade de cursar o Ensino Superior no período noturno, especialmente para aqueles que necessitam trabalhar durante o dia. O novo currículo está respaldado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Letras (2001) e pela BNC-Formação (2019). O presente estudo adota a abordagem qualitativa do tipo documental, em que se buscou analisar a matriz curricular para a formação de professores de língua inglesa da dupla licenciatura de Letras-Português/Inglês na cidade de Humaitá, Amazonas. A investigação concluiu, de modo geral, que o currículo apresenta, em seus componentes e projetos, elementos essenciais à formação docente para a língua inglesa. Nessa perspectiva, propicia estudos interdisciplinares, com temas sociais relevantes, com foco para a formação intercultural dos futuros professores de inglês. |
Abstract: | The proposals for initial training for English language teachers need changes that answer the social and political contemporary demands. These changes are actions that must come from the curricula of Languages Course in accordance with the legal documents for teacher training, which must offer linguistic and pedagogical knowledge that develops intercultural knowledge to the students work in the different spaces that the graduation provides. The transformations resulting from globalization require the adaptation of pedagogical practices in the country's education, what has required new ways of teaching and learning languages. This research aims to investigate how the training process of English language teachers occurs according to the implementation of a new Pedagogical Project for the Languages Course at the Institute of Education, Agriculture, and Environment at the Federal University of Amazonas. The curricular change makes available to the whole society the possibility of attending Higher Education at night, especially for those who need to work during the day. The new curriculum is supported by the National Curricular Guidelines for Languages Courses (2001) and by BNC-Training (2019). This study adopts a qualitative documentary approach, in which we sought to analyze the curriculum matrix for the training of English language teachers in the Languages Course-Portuguese/English double degree in the city of Humaitá, Amazonas. The investigation concluded, in general, that the curriculum presents, in its components and projects, essential elements for teacher training for the English language. From this perspective, it provides interdisciplinary studies, with relevant social themes, with a focus on the intercultural training of future English teachers. |
Keywords: | Professores de inglês - Formação Professores de línguas - Formação Currículos - Avaliação |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: CURRICULO LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS: LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
???metadata.dc.subject.user???: | Formação inicial Professores de inglês Curso de Letras Currículo Initial training English teacher Languages Course Curriculum |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades |
Citation: | BRITO, Bárbara Benedita Mendes. Formação docente para o ensino de Língua Inglesa no Campus Vale do Rio Madeira: uma análise do Projeto Pedagógico do Curso de Letras. 2025. 106 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2025. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
???metadata.dc.rights.uri???: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10880 |
Issue Date: | 21-Feb-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISS_BárbaraBrito_PPGECH.pdf | 1.78 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.