???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10882
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSouza, Raimunda Darque de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9897813999450258eng
dc.contributor.advisor1Silva, Josemar Farias da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4614680329738577eng
dc.contributor.advisor-co1Batista, Eliane Regina Martins-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6865614032821482eng
dc.contributor.referee1Soares, Darlane Cristina Maciel Saraiva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6175623714692252eng
dc.contributor.referee2Nogueira, Eulina Maria Leite-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7518673342621764eng
dc.date.issued2025-02-28-
dc.identifier.citationSOUZA, Raimunda Darque de. Tecendo saberes: concepções e práticas docentes sobre a alfabetização científica em uma escola no sul do Amazonas. 2025. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2025.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10882-
dc.description.resumoA Alfabetização Científica é um elemento essencial para o desenvolvimento do pensamento crítico e da participação social informada, especialmente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. No contexto amazônico, entretanto, os desafios estruturais e formativos impactam diretamente o ensino de Ciências Naturais. Diante disso, esta pesquisa busca analisar as concepções e os desafios enfrentados pelos professores nessa área, sob a perspectiva da alfabetização científica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, trata-se de um estudo qualitativo, de caráter exploratório e descritivo, que utiliza entrevistas semiestruturadas e a observação de práticas pedagógicas como instrumentos de coleta de dados. Na etapa analítica, utilizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin, o que permitiu identificar as concepções docentes sobre Alfabetização Científica, bem como os fatores institucionais, curriculares e formativos que influenciam sua implementação. Desse modo, os resultados apontam para a necessidade de políticas educacionais que fortaleçam a formação continuada dos professores e lhes proporcionem melhores condições para a efetivação da alfabetização científica, considerando as especificidades regionais e as potencialidades do contexto amazônico.eng
dc.description.abstractScientific Literacy is a crucial element for the development of critical thinking and informed social participation, especially in the Early Years of Primary Education. However, in the Amazonian context, structural and training challenges directly impact the teaching of Natural Sciences. In light of this, this research aims to analyze the conceptions and challenges faced by teachers in this field from the perspective of scientific literacy in the Early Years of Primary Education. In order to do so, this is a qualitative study with an exploratory and descriptive approach, employing semi-structured interviews and the observation of pedagogical practices as data collection instruments. In the analytical phase, Bardin’s Content Analysis was used, allowing for the identification of teachers’ conceptions of Scientific Literacy as well as the institutional, curricular, and training factors that influence its implementation. The findings highlight the need for educational policies that strengthen teachers’ continuous professional development and provide them with better conditions to implement scientific literacy effectively, taking into account regional specificities and the potentialities of the Amazonian context.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superioreng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitáeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidadeseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopor
dc.subjectPrática de ensinopor
dc.subjectProfessores de ensino fundamentalpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOeng
dc.titleTecendo saberes: concepções e práticas docentes sobre a alfabetização científica em uma escola no sul do Amazonaseng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.description.sugestaoNão encontrei dificuldades.eng
dc.description.infoSIM . Os resultados desta pesquisa foram significativamente enriquecidos pela colaboração dos professores entrevistados. Adicionalmente, os objetivos propostos no presente trabalho foram integralmente alcançados, conforme evidenciado pelos dados coletados.eng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7258-7822.eng
dc.contributor.advisor-co1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6018-7140.eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0009-0008-2236-264Xeng
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7769-5395eng
dc.contributor.referee2orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7725-6464eng
dc.subject.userAlfabetização científicapor
dc.subject.userEnsino de ciênciaspor
dc.subject.userFormação docentepor
dc.subject.userPráticas pedagógicaspor
dc.subject.userEducação na Amazôniapor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_RaimundaSouza_PPGECH.pdf1.46 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.