???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10890
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Educação lúdica: estudo de caso no uso de jogos didáticos no ensino/aprendizagem de Ciências com professores de Santo Antônio do Içá - AM
???metadata.dc.creator???: Nobre, Talyta Nascimento 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Costa, Heron Salazar
???metadata.dc.contributor.referee1???: Alencar, Simône de Oliveira
???metadata.dc.contributor.referee2???: Barba, Clarides Henrich de
???metadata.dc.description.resumo???: A educação lúdica tem se mostrado uma abordagem eficaz para potencializar a aprendizagem dos estudantes, promovendo maior engajamento e participação ativa no processo. Utilizar os jogos didáticos no ensino-estudo-aprendizagem da disciplina de Ciências Naturais, pode trazer diversos impactos tais como: Social; Científico e Acadêmico. Esta pesquisa teve por objetivo geral: analisar as concepções dos professores de Ciências Naturais do Ensino Fundamental II, em relação a contribuição dos jogos didáticos e suas utilidades como recurso metodológico no processo ensino-aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa com abordagem predominante qualitativa e de um estudo de caso, no qual o instrumento de coleta de dados foi o questionário semiestruturado. Os resultados foram analisados, por meio da técnica da análise de conteúdo. A pesquisa recai sobre o município de Santo Antônio do Içá, Amazonas, onde foram selecionadas duas escolas com turmas de estudantes nos anos finais do Ensino Fundamental. Por meio dos resultados, foi possível identificar que todos os participantes da pesquisa, mesmo com baixa frequência, fazem uso de jogos em suas aulas de Ciências da Natureza, mas que carecem do domínio teórico sobre o tema. Isso indica a necessidade de mais trabalhos abordando esse assunto, principalmente no contexto da Região Norte, pois com o levantamento bibliográfico não se obteve nenhum trabalho envolvendo o tema e essa região, com trabalhos relativos as concepções dos professores de Ciências. Nesta perspectiva, conclui-se, apontando como contribuição a indicação da necessidade de cursos de formação continuada que contemplem aportes teóricos sobre o uso dos jogos no Ensino de Ciências.
Abstract: Playful education has proven to be an effective approach to enhancing student learning by fostering greater engagement and active participation in the learning process. The use of educational games in the teaching-learning process of Natural Sciences can have various impacts, including social, scientific, and academic. This research aimed to analyze the perceptions of middle school Natural Science teachers regarding the contribution of educational games and their usefulness as a methodological resource in the teaching-learning process. The study adopted a predominantly qualitative approach and was conducted as a case study, using a semi-structured questionnaire as the data collection instrument. The collected data were analyzed through content analysis techniques. The research was carried out in the municipality of Santo Antônio do Içá, Amazonas, where two schools with final-year middle school classes were selected. The results revealed that all participants, despite using educational games infrequently, incorporate them into their Natural Science lessons. However, they lack theoretical mastery of the subject. This indicates a need for further studies addressing this topic, particularly within the Northern Region of Brazil, as the literature review did not identify any research involving this theme in that geographical context or focusing on the perceptions of Science teachers. In this regard, the study highlights the necessity for continuous professional development courses that provide theoretical support on the use of educational games in Science teaching.
Keywords: Ciências (Ensino fundamental) - Estudo e ensino
Jogos no ensino de ciências
Jogos educativos
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Concepção docente
Ensino de Ciências
Recurso didático
Metodologias ativas
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
Citation: NOBRE, Talyta Nascimento. Educação lúdica: estudo de caso no uso de jogos didáticos no ensino/aprendizagem de Ciências com professores de Santo Antônio do Içá - AM. 2025. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2025.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10890
Issue Date: 6-Mar-2025
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_TalitaNobre_PPGECH.pdf1.6 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.