???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10891
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRodrigues, Herbett Segundo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3044962343502700eng
dc.contributor.advisor1Silva, Fabrício Valentim da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7907037135314095eng
dc.contributor.referee1Silva, Thaiany Guedes da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1605473259537850eng
dc.contributor.referee2Balieiro, Antônio Alcirley da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1614713784849492eng
dc.date.issued2025-03-12-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Herbett Segundo. O letramento estatístico emancipador nas séries iniciais da EJA: uma análise de conteúdo nos cadernos de apoio pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Manaus–AM. 2025. 215 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10891-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo investigar o potencial emancipador dos conteúdos de Probabilidade e Estatística nos Cadernos de Apoio Pedagógico da 1ª a 4ª Etapa da Educação de Jovens e Adultos da rede municipal de Manaus-AM, por meio de um modelo de análise de conteúdo qualitativo de livro didático. Seus objetivos específicos foram identificar e descrever as dimensões ideológicas, cognitivas e cidadã dos conteúdos de Probabilidade e Estatística existentes nos Cadernos de Apoio Pedagógico produzidos pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED-Manaus), voltados para as turmas do 1º Segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na perspectiva de modelagem conceitual e de operacionalizar essas dimensões nos critérios de análise para a adequação dos livros didáticos; testar e avaliar a consistência dos critérios na análise do potencial emancipador dos conteúdos de Probabilidade e Estatística existentes nos CAPs produzidos pela SEMED-Manaus, voltados para as turmas do 1º Segmento da EJA; e identificar e avaliar os critérios que moldaram a estrutura dos conteúdos de Probabilidade e Estatística existentes nos CAPs produzidos pela SEMED-Manaus, voltados para as turmas do 1º Segmento EJA; e se são favoráveis à alfabetização emancipatória na perspectiva da Educação para a Cidadania Crítica. Para isso, esta pesquisa norteada pelas obras de Paulo Freire, no que se refere à formulação e divulgação da educação popular e cidadã, caracterizada por uma abordagem qualitativa, tipo de estudo de caso, onde os dados estatísticos serviram para complementar a análise qualitativa de conteúdo da amostragem do material didático escolhido para replicar o modelo de análise de conteúdo qualitativa de livros didáticos de Valentim da Silva (2019). Dessa maneira, propôs-se classificar, categorizar, codificar, analisar e comparar as atividades pedagógicas de Probabilidade e Estatística em três quadros distintos para detectar tanto as dimensões da alfabetização emancipatória quanto os diferentes perfis de cidadãos que os conteúdos didáticos dos CAPs almejam construir. Neste sentido, é apresentado um comparativo desta pesquisa - Rodrigues (2025) - com as de Valentim da Silva (2019), Sousa (2023) e Aragão (2024), pois estas pesquisas anteriores aplicaram o mesmo modelo de análise de conteúdo qualitativo em materiais didáticos, bem como a constatação da divergência existente ao se comparar o que foi aplicado na Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE) de 2023 e de 2024, em relação ao que está definido na Proposta Pedagógica para Educação de Jovens, Adultos e Idosos da Rede Pública Municipal de Ensino de Manaus, bem como a ausência das atividades referentes à unidade temática Probabilidade e Estatística no Caderno de Apoio Pedagógico da 3ª Etapa. Concluiu-se que o potencial emancipador é ínfimo, pelo fato dos CAPs serem carentes de atividades didáticas de Probabilidade e Estatística que estimulem uma alfabetização/letramento emancipatória/rio cultivada através de processos mentais complexos para explorar equitativamente dimensões como identidade, empoderamento cognitivo e pensamento crítico. Os dados apontaram para a ausência de elementos potenciais para a construção de uma cidadania participativa, crítica e orientada para a justiça social, motivos pelo qual esta pesquisa não identificou, na replicação metodológica deste trabalho, o nível básico de cidadão pessoalmente responsável (tendo bom caráter, sendo honesto, responsável e cumpridor das leis) almejado pela SEMED-Manaus na EJA.eng
dc.description.abstractThis research aimed to investigate the emancipator potential of the contents of Probability and Statistics in the Pedagogical Support textbooks of the 1st to 4th Stage of Education of Young People and Adults of the municipal network of Manaus-AM through a qualitative content analysis model of textbooks. Its specific objectives were to identify and describe the ideological, cognitive and citizen dimensions of the contents of Probability and Statistics in the Pedagogical Support textbooks produced by the Municipal Education Department (SEMED-Manaus) aimed at the classes of the 1st Segment of Youth and Adult Education (EJA) in the perspective of conceptual modeling and operationalizing these dimensions in the analysis criteria for the adequacy of textbooks; test and evaluate the consistency of the criteria in the analysis of the emancipator potential of the contents of Probability and Statistics existing in the Pedagogical Support textbooks produced by SEMED-Manaus aimed at the classes of the 1st Segment of EJA; and identify and evaluate the criteria that shaped the structure of the contents of Probability and Statistics in the Pedagogical Support textbooks produced by SEMED-Manaus aimed at the classes of the 1st EJA Segment; and if they are favorable to emancipatory literacy in the perspective of Education for Critical Citizenship. For this, this research guided by the works of Paulo Freire, with regard to the formulation and dissemination of popular and citizen education, characterized by a qualitative approach, type of case study, where the statistical data served to complement the qualitative analysis of content of the sample of the didactic material chosen to replicate the model of qualitative content analysis of textbooks by Valentim da Silva (2019). Thus, it was proposed to classify, categorize, to code, analyze and compare the pedagogical activities of Probability and Statistics in three different frameworks to detect both the dimensions of emancipatory literacy and the different profiles of citizens that the didactic contents of the Pedagogical Support textbooks aim build. In this sense, a comparison of this research is presented - Rodrigues (2025) - with those of Valentim da Silva (2019), Sousa (2023) and Aragão (2024) because these previous researches applied the same model of qualitative content analysis in didactic materials, as well as the finding of the divergence when comparing what was applied in the Student Performance Assessment (SDA) of 2023 and 2024, compared to what is defined in the Pedagogical Proposal for Adults and Elderly of the Municipal Public Network of Education in Manaus as well as the absence of activities related to the thematic unit Probability and Statistics in the Pedagogical Support textbook of the 3rd Stage. In view of this, it was concluded that the emancipator potential is the fact that Pedagogical Support textbooks lack didactic activities of Probability and Statistics that stimulate an emancipatory literacy cultivated through complex mental processes to explore equally dimensions as identity, cognitive empowerment and critical thinking. The data pointed to the absence of potential elements for the construction of a participatory, critical and social justice-oriented citizenship, reasons why this research could not even identify in the methodological replication of this work, the basic level of personally responsible citizen (having good character, being honest, responsible and obedient to the laws) aimed by SEMED-Manaus in the EJA.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superioreng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/84298/DISS_HerbettRodrigues_PPGE.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectEducação de jovens e adultospor
dc.subjectEducação de adultospor
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOeng
dc.titleO letramento estatístico emancipador nas séries iniciais da EJA: uma análise de conteúdo nos cadernos de apoio pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Manaus–AMeng
dc.title.alternativeThe emancipatory statistical literacy in the initial series of EJA: a content analysis in the pedagogical support notebooks of the Municipal Education Departmente of Manaus-AMeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.rights.holderhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.description.infoDemonstra um grande descaso com o investimento de recursos públicos na educação pública sobretudo de uma classe tão necessitada que são os estudantes das séries iniciais da Educação de Jovens e Adultos (EJA) matriculados na Secretária Municipal de Educação de Manaus-AM.eng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8721-7103eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0009-0001-2128-1329eng
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9007-2467eng
dc.contributor.referee2orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0358-3371eng
dc.subject.userProbabilidade e estatística - EJApor
dc.subject.userEJA - Alfabetização emancipatóriapor
dc.subject.userEducação de Jovens e Adultos - Cidadaniapor
dc.subject.userCadernos de Apoio Pedagógico - EJApor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_HerbettRodrigues_PPGE.pdf7.16 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.