???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10901
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAntunes, Otoniel Coelho-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6664838134514681eng
dc.contributor.advisor1Souza, Cleverton José Farias de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1333241542378574eng
dc.contributor.referee1Matos, Maria Almerinda de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5590755531194676eng
dc.contributor.referee2Silva, Fábio Colins da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4404734777828009eng
dc.date.issued2025-01-10-
dc.identifier.citationANTUNES, Otoniel Coelho. Indicativo de Discalculia em escolares do ensino fundamental anos iniciais: na Microrregião do Alto Solimões. 2025. 71 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10901-
dc.description.resumoA discalculia é um transtorno específico da aprendizagem matemática, de origem biológica, fundamentado em anormalidades a nível cognitivo. É um termo alternativo utilizado para descrever um padrão de dificuldades caracterizado por problemas no processamento de informações numéricas, na aprendizagem de fatos aritméticos e na realização de cálculos precisos ou fluentes. O objetivo foi conhecer o indicativo de discalculia em escolares dos anos iniciais do ensino fundamental na cidade de Fonte Boa, microrregião do Alto Solimões. A pesquisa apresenta uma abordagem quantitativa e de caracterização. O instrumento de coleta de dados foi o Teste de Desempenho Escolar (TDE-II), a amostra foi composta por 187 alunos do 4º e 5º ano de 6 escolas da zona urbana e ribeirinha. Os resultados foram analisados com base em frequências absolutas e relativas. Os participantes foram agrupados em cinco níveis: déficit grave, leve, médio desempenho, acima da média e muito acima da média. A análise descritiva baseou-se na frequência absoluta e relativa dos casos. Para os dados com distribuição normal, foram empregadas as medidas de média e desvio padrão para representar a tendência central e a dispersão. Os resultados mostram que 70,1% dos escolares apresentaram desempenho abaixo da média (déficit leve e grave). Concluiu-se que a maioria das crianças avaliadas apresentou indicativos de dificuldades significativas em matemática, o que pode impactar no seu desempenho escolar. Essa constatação ressalta a urgência de um esforço conjunto entre professores, gestores e famílias para implementar práticas pedagógicas que favoreçam a aprendizagem matemática.eng
dc.description.abstractDyscalculia is a specific mathematical learning disorder of biological origin, based on cognitive abnormalities. It is an alternative term used to describe a pattern of difficulties characterized by problems in processing numerical information, learning arithmetic facts, and performing precise or fluent calculations. The objective was to determine the signs of dyscalculia in elementary school students in the city of Fonte Boa, in the Alto Solimões microregion. The research presents a quantitative and characterization approach. The data collection instrument was the School Performance Test (TDE-II), and the sample consisted of 187 4th and 5th grade students from 6 schools in the urban and riverside areas. The results were analyzed based on absolute and relative frequencies. Participants were grouped into five levels: severe deficit, mild, average performance, above average, and well above average. The descriptive analysis was based on the absolute and relative frequencies of the cases. For data with normal distribution, the mean and standard deviation measures were used to represent the central tendency and dispersion. The results show that 70.1% of the students performed below average (mild and severe deficit). It was concluded that the majority of the children evaluated showed signs of significant difficulties in mathematics, which may impact their academic performance. This finding highlights the urgency of a joint effort between teachers, administrators and families to implement pedagogical practices that favor mathematical learning.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/84337/DISS_OtonielAntunes_PPGE.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectRendimento escolarpor
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopor
dc.subjectDistúrbios da aprendizagempor
dc.subjectDiscalculia em criançaspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOeng
dc.titleIndicativo de Discalculia em escolares do ensino fundamental anos iniciais: na microrregião do Alto Solimõeseng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.description.sugestaoNão houveeng
dc.subject.userDesempenho Escolarpor
dc.subject.userMatemáticapor
dc.subject.userTranstorno Específico da Aprendizagempor
dc.subject.userContexto amazônicopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_OtonielAntunes_PPGE.pdf3.46 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.