???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10902
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Insetos e cadeias alimentares: uma estratégia pedagógica para o Ensino Fundamental I
???metadata.dc.creator???: Souza Neto, Alexandro de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Gentil, Daniel Felipe de Oliveira
???metadata.dc.contributor.referee1???: Acioli, Agno Nonato Serrão
???metadata.dc.contributor.referee2???: Oliveira, Irlane Maia de
???metadata.dc.description.resumo???: No modelo educacional tradicional predominam aulas expositivas ditadas por livros didáticos, que geralmente não consideram o conhecimento prévio dos discentes. Dada a diversidade e importância ecológica dos insetos, esperava-se que ocupassem certo destaque na educação formal, assim como ocupam nas crenças, na saúde, na economia e no cotidiano das pessoas. Essa falta de conhecimento levou as populações humanas a realizarem ações que podem resultar na extinção de espécies-chaves, como por exemplo os polinizadores, bem como a proliferação de vetores de doenças, resultando em desequilíbrios socioambientais. Esta pesquisa propôs apresentar a Entomologia de forma didática, simplificando e sistematizando os conhecimentos científicos para potencializar o processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, abordou-se a cadeia alimentar, a partir do ensino de Entomologia para discentes do Ensino Fundamental I. Tal ação se deu com o desenvolvimento de uma estratégia pedagógica dividida em três etapas: Seleção recursos didáticos adequados ao ensino de relações ecológicas por meio da Entomologia; Identificação saberes dos discentes e suas percepções sobre insetos e suas relações ecológicas; Elaboração e validação de uma sequência didática que abordou a Entomologia como tema contextualizador das relações ecológicas, integrando saberes comuns e científicos. A pesquisa-ação, de natureza qualitativa, foi realizada com duas docentes de Ciências e cinquenta e quatro discentes da Escola Municipal Livro Aberto, localizada no município de Maués, Amazonas. O estudo apresentou, como resultados, a seleção de recursos adequados à realização de uma sequência didática para aulas de Ciências e evidenciou que os discentes não só possuem saberes, como também a visão pejorativa relacionada aos insetos; entretanto, essa visão tende a diminuir conforme os discentes vão se apropriando dos conhecimentos científicos. Isso confirma a importância e necessidade de atividades voltadas à ecologia desses animais, que gerem nos discentes uma postura mais sustentável e conservacionista.
Abstract: In the traditional educational model, expository classes dictated by textbooks predominate, which generally do not consider students' prior knowledge. Given the diversity and ecological importance of insects, it was expected that they would occupy a certain prominence in formal education, as they do in beliefs, health, economy, and people's daily lives. This lack of knowledge has led human populations to take actions that can result in the extinction of key species, such as pollinators, as well as the proliferation of disease vectors, resulting in socio-environmental imbalances. This study proposed to present Entomology in a didactic way, simplifying and systematizing scientific knowledge to enhance the teaching-learning process. To this end, the food chain was addressed through the teaching of Entomology to elementary school students. This action was carried out with the development of a pedagogical strategy divided into three steps: Selection of appropriate didactic resources for teaching ecological relationships through Entomology; Identification of students' knowledge and their perceptions about insects and their ecological relationships; Elaboration and validation of a didactic sequence that addressed Entomology as a contextualizing theme of ecological relationships, integrating common and scientific knowledge. The action research, of a qualitative nature, was carried out with two Science teachers and fifty-four students from the Municipal School Livro Aberto, located in the municipality of Maués, Amazonas. The study presented as results the selection of appropriate resources for the realization of a didactic sequence for Science classes and showed that students not only have knowledge, but also a pejorative view related to insects; however, this view tends to diminish as students acquire scientific knowledge. This confirms the importance of activities focused on the ecology of these animals, which generate a more sustainable and conservationist attitude in students.
Keywords: Entomologia - Pesquisa
Insetos úteis
Entomologia - Estudo e ensino
???metadata.dc.subject.cnpq???: OUTROS: CIENCIAS
???metadata.dc.subject.user???: Etnoentomologia
Entomologia Didática
Relações Ecológicas
Ciências Ambientais
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Centro de Ciências do Ambiente
???metadata.dc.publisher.program???: Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
Citation: SOUZA NETO, Alexandro de. Insetos e cadeias alimentares: uma estratégia pedagógica para o Ensino Fundamental I. 2025. 124 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Maués (AM), 2025.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10902
Issue Date: 28-Feb-2025
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_AlexandroSouzaNeto_PROFCIAMB.pdf7.4 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
PROD.EDUC_AlexandroSouzaNeto_PROFCIAMB.pdf7.86 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.