???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10905
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Marcos Eduardo Oliveira da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8384316931958187eng
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Kátia Viana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2715253110435470eng
dc.contributor.referee1Menezes, Jackson de Souza-
dc.contributor.referee2Jesus, Edilza Laray de-
dc.contributor.referee3Olimpio, Ana Claudia Ferreira-
dc.date.issued2025-04-29-
dc.identifier.citationSILVA. Marcos Eduardo Oliveira da. Mudança climática e saúde mental: competências socioemocionais no ensino básico. 2025. 78 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10905-
dc.description.resumoA presente dissertação tem como tema central a relação entre mudança climática, saúde mental e o desenvolvimento de competências socioemocionais no ensino básico. Parte- se da constatação de que as alterações no clima global, além de seus efeitos físicos e ambientais, provocam impactos significativos na saúde mental das populações, especialmente entre crianças e adolescentes. A pesquisa teve como objetivo geral o desenvolvimento de um produto técnico-tecnológico que possibilitasse uma compreensão mais profunda sobre como as competências emocionais contribuem para a saúde mental no enfrentamento da mudança climática, incorporando princípios de sustentabilidade na vivência escolar. Os objetivos específicos foram formulados com o intuito de: I) identificar, por meio de narrativas individuais e coletivas, os conhecimentos que os alunos possuem sobre as mudanças climáticas e como essas alterações podem afetar a saúde humana; II) descrever os aspectos emocionais associados às influências da mudança climática na saúde mental, a partir da perspectiva local dos alunos; III) elaborar atividades colaborativas, por meio de práticas pedagógicas em educação emocional, como uma estratégia mitigadora das influências ambientais, com alunos do ensino básico. A partir dos resultados obtidos nas atividades propostas, foi possível perceber a importância dos conhecimentos individuais e coletivos para a construção de um universo de saberes cotidianos, que inicialmente eram pouco enfatizados pelos participantes. Com apenas alguns estímulos metodológicos, foi possível identificar a representação social das mudanças climáticas globais na vida dos alunos, que, de forma singular, também apontaram os elementos centrais dessa representação.eng
dc.description.abstractThis dissertation focuses on the relationship between climate change, mental health, and the development of socio-emotional skills in basic education. It starts from the observation that changes in the global climate, in addition to their physical and environmental effects, have significant impacts on the mental health of populations, especially among children and adolescents. The general objective of the research was the development of a technical-technological product that would enable a deeper understanding of how emotional skills contribute to mental health in coping with climate change, incorporating sustainability principles into school life. The specific objectives were formulated with the aim of: I) identifying, through individual and collective narratives, the knowledge students have about climate change and how these changes can affect human health; II) describing the emotional aspects associated with the impacts of climate change on mental health, from the students’ local perspective; III) designing collaborative activities through pedagogical practices in emotional education, as a mitigating strategy for environmental influences, with basic education students.Based on the results obtained in the proposed activities, it was possible to observe the importance of individual and collective knowledge in building a universe of everyday knowledge, which had initially been little emphasized by the participants. With just a few methodological stimuli, it was possible to identify the social representation of global climate change in the students’ lives, who, in a unique way, also pointed out the core elements of that representation.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superioreng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/84425/DISS_MarcosSilva_PROFCIAMB.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/84427/PROD.EDUC_MarcosSilva_PROFCIAMB.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentCentro de Ciências do Ambienteeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programRede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientaiseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subject.cnpqOUTROSeng
dc.titleMudança climática e saúde mental: competências socioemocionais no ensino básico.eng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9980-6404eng
dc.subject.userSaúde mentalpor
dc.subject.userVulnerabilidades psicológicaspor
dc.subject.userMaturidade emocional cotidianopor
dc.subject.userInteligência emocionalpor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_MarcosSilva_PROFCIAMB.pdf2.01 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
PROD.EDUC_MarcosSilva_PROFCIAMB.pdf3.7 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.