???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10913
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Cristiana Mesquita da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1849699138613282eng
dc.contributor.advisor1Lima, Renato Abreu-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5164284305900865eng
dc.contributor.referee1Batista, Eliane Regina Martins-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6865614032821482eng
dc.contributor.referee2Soares, Marcelo Dayron Rodrigues-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7077741895593598eng
dc.date.issued2025-04-27-
dc.identifier.citationSILVA, Cristiana Mesquita da. O Processo de ensino e sustentabilidade: perspectivas das professoras da Comunidade Costa do Canabuoca III/Manacapuru-AM. 2025. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2025.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10913-
dc.description.resumoEntendendo a relação em que o processo de ensino ocorre na interação professor-aluno, onde há a intenção de transmitir conhecimento e promover o aprendizado, a sustentabilidade refere-se às práticas que buscam equilibrar o desenvolvimento humano com a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. Assim, o processo de ensino e a sustentabilidade está vinculada à formação de indivíduos conscientes e responsáveis aos impactos no meio ambiente, ocasionados por suas ações, valorizando as vivências de práticas sustentáveis no ambiente escolar. O presente estudo analisou as perspectivas das professoras da Comunidade Costa do Canabuoca III em uma investigação de abordagem qualitativa em que o ambiente natural é a fonte direta dos dados e o investigador é o principal agente que busca compreender o significado que os sujeitos atribuem às suas experiências. O método adotado foi a pesquisa participante, conduzida em três etapas: aplicação de questionário, atividade de imersão, observação e análise das metodologias de ensino adotada pelas nove professoras e uma pedagoga. A análise dos dados teve o caráter indutivo e descritivo, por meio das técnicas de Bardin. Os dados levantados no diagnóstico inicialmente apontou que 50% dos professores não realizavam trabalhos voltados para a educação ambiental. Após a realização das atividades de imersão, os resultados alcançados, evidenciou que as professoras têm avançado adotando metodologias ativas,como a sala de aula invertida e projetos interdisciplinares, a experiência incentivou a reflexão crítica e promoveu a autonomia dos alunos, embora o impacto ainda seja limitado na capacidade dos estudantes de propor soluções práticas para os desafios socioambientais locais. As professoras foram sensibilizadas sobre a importância da sustentabilidade em suas práticas educativas, as estratégias adotadas utilizando os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) permitiu identificar abordagens pedagógicas que consideraram questões ambientais, sociais e sustentáveis . As atividades de imersão realizadas com os docentes contribuíram para a adoção de novas práticas pedagógicas e para uma visão renovada na discussão e elaboração de temas geradores. Esses temas abordaram problemáticas relacionadas à realidade da comunidade e possibilitaram a construção de propostas para solucionar pequenos problemas do cotidiano.eng
dc.description.abstractUnderstanding that the teaching process occurs in the teacher-student interaction, where there is the intention of transmitting knowledge and promoting learning, sustainability refers to practices that seek to balance human development with the preservation of the environment and natural resources. The relationship between the teaching process and sustainability is linked to the formation of individuals who are aware and responsible for the impacts on the environment caused by their actions, valuing the experiences of sustainable practices in the school environment. This study analyzed the perspectives of teachers from the Costa do Canabuoca III Community in a qualitative approach investigation in which the natural environment is the direct source of data and the researcher is the main agent seeking to understand the meaning that the subjects attribute to their experiences. The method adopted was participatory research, conducted in three stages: application of a questionnaire, immersion activity, observation and analysis of the teaching methodologies adopted by the nine teachers and one pedagogue. Data analysis was inductive and descriptive, through Bardin's techniques. The data collected in the diagnosis initially indicated that 50% of the teachers did not carry out work focused on environmental education. After carrying out the immersion activities, the results achieved showed that the teachers have made progress in adopting active methodologies, such as the flipped classroom and interdisciplinary projects, encouraging critical reflection and promoting student autonomy, although the impact is still limited in the students' ability to propose practical solutions to local socio-environmental challenges. The teachers were made aware of the importance of sustainability in their educational practices, and the strategies adopted using the 17 Sustainable Development Goals (SDGs) allowed the identification of pedagogical approaches that considered environmental, social and sustainable issues. The immersion activities carried out with the teachers contributed to the adoption of new pedagogical practices and to a renewed vision in the discussion and elaboration of generating themes. These themes addressed problems related to the reality of the community and enabled the construction of proposals to solve small everyday problems.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/84488/DISS_CriatianaSilva_PPGECH.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitáeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidadeseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação ambiental - Estudo e ensinopor
dc.subjectEducação ruralpor
dc.subject.cnpqOUTROS: CIENCIASeng
dc.titleO Processo de ensino e sustentabilidade: perspectivas das professoras da Comunidade Costa do Canabuoca III/Manacapuru-AMeng
dc.title.alternativeThe Teaching Process and Sustainability: Perspectives of the Female Teachers from the Costa do Canabuoca III Community / Manacapuru-AMpor
dc.typeDissertaçãoeng
dc.description.sugestaonenhumeng
dc.description.infonenhumeng
dc.subject.userDesenvolvimento sustentávelpor
dc.subject.userResponsabilidade ambientalpor
dc.subject.userEducação ambientalpor
dc.subject.userEscolas verdespor
dc.subject.userEnsino ruralpor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_CriatianaSilva_PPGECH.pdf 4 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.