???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10914
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMenezes, Juliana Soares-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/3469758833558655eng
dc.contributor.advisor1Lima, Renato Abreu-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5164284305900865eng
dc.contributor.referee1Moura, Osvanda Silva de-
dc.contributor.referee2Nogueira, Eulina Maria Leite-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7518673342621764eng
dc.date.issued2025-02-26-
dc.identifier.citationMENEZES, Juliana Soares. O ensino de botânica por meio das plantas medicinais no município de Parintins/Amazonas: As narrativas dos professores de Biologia. 2025. 104 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2025.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10914-
dc.description.resumoAs plantas medicinais têm grande relevância cultural e científica, especialmente em regiões onde seu uso é comum, como no município de Parintins–Amazonas. Além de serem parte do cotidiano da população, essas plantas representam uma importante oportunidade para o ensino de botânica nas escolas, aproximando o conteúdo da realidade dos estudantes e potencializando uma aprendizagem significativa. Assim sendo, a presente pesquisa teve como objetivo compreender a percepção de professores de Biologia do ensino médio do município de Parintins–Amazonas, sobre o ensino de botânica por meio das plantas medicinais. A pesquisa foi realizada com o intuito de saber se esses professores associam as plantas no ensino de botânica, durante suas aulas, haja vista que, são plantas muito utilizadas na nossa região. A pesquisa consistiu em uma pesquisa-ação, onde foi aplicado um questionário semiestruturado com 14 perguntas disponibilizados aos 6 rofessores de Biologia participantes, da rede estadual de ensino do município de Parintins/Am, com perguntas referentes à temática desta pesquisa. A análise feita revelou que a redução de conteúdos de botânica no currículo do ensino médio criou um desalinhamento entre as reformas educacionais e as necessidades culturais locais em Parintins–Amazonas. A inclusão de temas como plantas medicinais poderia valorizar os saberes tradicionais e aproximar o conhecimento científico do cotidiano dos estudantes. Os professores ressaltaram o valor pedagógico da botânica para conectar ciência e cultura, mas também apontaram as dificuldades em inserir esse conteúdo em um currículo voltado para o mercado de trabalho. Assim, é necessário um alinhamento curricular que valorize os conhecimentos tradicionais e contribua para uma formação integral e consciente dos estudantes. E é de suma importância que se envolva esta temática, pois está relacionada a realidade do estudante, e quando abordada dentro da sala de aula, leva os mesmos a obterem uma aprendizagem significativa.eng
dc.description.abstractMedicinal plants have great cultural and scientific relevance, especially in regions where their use is common, such as the city of Parintins, Amazonas. In addition to being part of the population's daily life, these plants represent an important opportunity for teaching botany in schools, bringing the content closer to the students' reality and enhancing meaningful learning. Therefore, this research aimed to understand the perception of high school biology teachers in the city of Parintins, Amazonas, about teaching botany through medicinal plants. The research was conducted with the aim of finding out whether these teachers associate plants in the teaching of botany during their classes, given that they are plants widely used in our region. The research consisted of an action research, in which a semi structured questionnaire with 14 questions was applied to the 6 participating biology teachers from the state education network of the city of Parintins, Amazonas, with questions related to the theme of this research. The analysis revealed that the reduction of botany content in the high school curriculum created a misalignment between educational reforms and local cultural needs in Parintins-Amazonas. Including topics such as medicinal plants could enhance traditional knowledge and bring scientific knowledge closer to students' daily lives. Teachers emphasized the pedagogical value of botany in connecting science and culture, but also pointed out the difficulties in including this content in a curriculum geared towards the job market. Therefore, a curricular alignment is needed that values traditional knowledge and contributes to a comprehensive and conscious education of students. And it is extremely important to include this topic, because it is related to the students' reality, and when addressed in the classroom, it leads them to obtain significant learningeng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/84480/DISS_JulianaMenezes_PPGECH.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitáeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidadeseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectBotãnica - Estudo e ensinopor
dc.subjectPlantas medicinais - Estudo e ensinopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS: BOTANICAeng
dc.titleO ensino de botânica por meio das plantas medicinais no município de Parintins/Amazonas: As narrativas dos professores de Biologiaeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.subject.userEnsino contextualizadopor
dc.subject.userPlantas medicinaispor
dc.subject.userAprendizagem significativapor
dc.subject.userPercepção botânicapor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_JulianaMenezes_PPGECH.pdf 6.54 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.