???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10930
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRamos, Sarah Pinto-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/8782875954706819eng
dc.contributor.advisor1Silva, Josemar Farias da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4614680329738577eng
dc.contributor.advisor-co1Batista, Eliane Regina Martins-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6865614032821482eng
dc.contributor.referee1Silva, Iolete Ribeiro da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6024598140248335eng
dc.contributor.referee2Nogueira, Eulina Maria Leite-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7518673342621764eng
dc.date.issued2025-03-07-
dc.identifier.citationRAMOS, Sarah Pinto. O ensino de ciências em uma unidade prisional no sul do Amazonas: significações de professores. 166 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2025.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10930-
dc.description.resumoA presente pesquisa investigou as significações atribuídas pelos professores à educação na prisão, com foco no ensino de Ciências da Natureza em uma unidade prisional no Sul do Amazonas, considerando os desafios enfrentados na prática docente nesse contexto. Com base nos pressupostos da Psicologia Sócio-Histórica e no Materialismo Histórico-Dialético, o estudo objetivou compreender as significações do trabalho e da prática docente, em especial daqueles que atuam no ensino de Ciências da natureza em contexto de privação de liberdade numa unidade prisional no município de Humaitá-Amazonas. A metodologia adotada é de abordagem qualitativa, fundamentada na análise das significações de professores, a partir de entrevistas com docentes, equipe pedagógica e gestão da unidade. Os resultados apontam que os professores não possuem acesso a formação continuada específica, enfrentam precarização das condições de ensino e atuam em um ambiente marcado por contradições institucionais e ausência de apoio pedagógico adequado. Além disso, observa-se que a assistência educacional na prisão é limitada, fragmentada e frequentemente negligenciada, o que compromete a efetividade do ensino e a possibilidade de formação humana e desenvolvimento crítico dos sujeitos privados de liberdade. A pesquisa contribui para ampliar o debate sobre a educação nas prisões, destacando a necessidade de políticas públicas que garantam formação docente adequada, infraestrutura mínima e suporte pedagógico efetivo, de modo a fortalecer a educação como um direito fundamental também no sistema prisional.eng
dc.description.abstractThis study investigated the meaning attributed by teachers to educadion in prison, with a focus on teaching Natural Sciences in a correctional facility in the southern region of Amazonas, Brazil. It considers the challenges faced by educators working in this context. Grounded in the principles of Socio-Historical Psychology and Historical-Dialectical Materialism, the research animed to understand teachers perceptions of their work and teaching practice, particulary those involved in Natural Sciences education within a prison environment in the municipality of Humaitá, Amazonas. A qualitative approach was adopted, focusing on the analysis of teachers perspective through interviews conducted with educators, the pedagogical team, and the facility´s administration. The findings indicate that teachers lack access to specialized continuing education, face precarious teaching conditions, and work in an environment characterized by institutional contradictions and a lack of adequate pedagogical support. Furthermore, educational assistance in prison is often limited, fragmented, and neglected, wich undermines the effectivess of teaching and the potential for human development and critical thinking among incarcerated individuals. This research contributes to the broader discussion on prision education by highlighting the urgent need for public policies that ensure teacher training, minimum infrastructure, and effective pedagogical support. Strengthening education as a fundamental right within the prison system is essencial to fostering meaningful learning experiences and social reintegration.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superioreng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/84747/DISS_SarahRamos_PPGECH.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitáeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidadeseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectPrisioneiros - Educação - Amazonaspor
dc.subjectEducação de jovens e adultos - Aspectos sociaispor
dc.subjectProfessores - Amazonaspor
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopor
dc.subjectProfessores de ciência - Formaçãopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASeng
dc.titleO ensino de ciências em uma unidade prisional no sul do Amazonas: significações de professoreseng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7258-7822eng
dc.contributor.advisor-co1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6018-7140eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0009-0005-7600-3835eng
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9416-6866eng
dc.contributor.referee2orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7725-6464eng
dc.subject.userEducação na prisãopor
dc.subject.userEnsino de Ciênciaspor
dc.subject.userFormação docentepor
dc.subject.userPsicologia sócio-históricapor
dc.subject.userSignificações de professorespor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_SarahRamos_PPGECH.pdf2.18 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.