???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10956
???metadata.dc.type???: Tese
Title: Caminhos pós-médio: trajetórias de jovens do distrito de Caburi, Parintins/AM
???metadata.dc.creator???: Fonseca, Marlece Melo 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Falcão, Nádia Maciel
???metadata.dc.contributor.referee1???: Nogueira, Sílvia Cristina Conde
???metadata.dc.contributor.referee2???: Wunsch, Luana Priscila
???metadata.dc.contributor.referee3???: Corrêa, Sérgio Roberto Moraes
???metadata.dc.contributor.referee4???: Salazar, Deuzilene Marques
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa intitulada “Caminhos Pós-Médio: Trajetórias de Jovens do Distrito de Caburi, Parintins/am”, trata de um estudo sobre trajetórias escolares e de inserção no mundo do trabalho de jovens de uma comunidade amazônica ribeirinha (Agrovila de São Sebastião do Caburi). Parte-se de uma questão central que interroga: Como se configuram as trajetórias escolares e de inserção no mercado de trabalho de jovens recém egressos do ensino médio e permanecem residindo em Caburi, considerando o contexto econômico e educacional em que estão inseridos e as perspectivas e estratégias individuais? Nesta perspectiva, define-se como objetivo geral da pesquisa: compreender as trajetórias de educação e de trabalho de jovens egressos do ensino médio, que residem na comunidade de Caburi. E como objetivos específicos: 1) Averiguar as trajetórias escolares e de inserção no mercado do trabalho dos jovens da Comunidade de Caburi, concluintes do ensino médio no ano de 2021; 2) Analisar aspectos da realidade social e econômica do contexto local, na relação com as dinâmicas nacionais e globais, que dificultam a continuidade de estudos e a inserção de jovens de Caburi no mercado de trabalho formal após a conclusão do ensino médio; 3) Verificar perspectivas de futuro e estratégias presentes dos jovens de Caburi egressos do ensino médio com relação à continuidade dos estudos e à inserção no mercado do trabalho. A pesquisa tem enfoque qualitativo, ancorada em referenciais teórico-metodológicos da pesquisa em educação na interface com a sociologia da educação. A metodologia contempla a revisão da literatura local e nacional relacionada ao objeto de estudo. Sustenta-se como uma pesquisa de campo contemplando a escuta dos sujeitos e a observação da realidade, utilizando-se, como instrumentos, o questionário semiestruturado e o diário de campo. Aplicou-se um questionário semiestruturado a um grupo de jovens que concluíram o ensino médio em Caburi, no município de Parintins, estado do Amazonas, no ano de 2021 e que permaneceram morando na Comunidade. Os resultados apontam que a maioria dos jovens não deu continuidade aos estudos desde a conclusão do ensino médio, seja em cursos profissionalizantes ou de graduação. Outra constatação é que os jovens estão envolvidos em atividades laborais, relações familiares e teias de sociabilidade fortemente assentadas em Caburi e julgam que a continuidade da trajetória escolar só seria possível se houvesse oportunidades de estudo na própria Comunidade. Muitos não descartam a possibilidade de um acesso futuro na continuidade dos estudos, mas destacam que a ausência de instituições que ofertam cursos técnicos ou de graduação na Comunidade, a falta de recursos e outras condições para mudar-se da Comunidade ou mesmo para cursar a modalidade de Educação à Distância, são fatores limitadores da sua trajetória escolar. A realidade dos jovens participantes da pesquisa demonstra as múltiplas dimensões, permitindo concluir que morar na Comunidade de Caburi e continuar estudando após a conclusão do ensino médio é algo difícil de conciliar na perspectiva dos jovens. Assim, confirmamos a tese levantada de que as trajetórias dos jovens de Caburi refletem desigualdades estruturais que afetam os jovens das comunidades ribeirinhas amazônicas e se materializam em diversos modos de impedimento à continuidade de estudos e em inserções precárias no mundo do trabalho. Permanecer morando em Caburi no pós ensino médio, por necessidade ou por escolha, impõe limitações aos projetos de escolarização e de inserção profissional, comprovando-se o local de moradia como um marcador social de desigualdades.
Abstract: The research entitled “Post-High School Paths: Trajectories of Young People from the District of Caburi, Parintins/AM”, deals with a study on the educational trajectories and insertion into the world of work of young people from a riverside Amazonian community (Agrovila de São Sebastião do Caburi). It starts from a central question that asks: How are the educational trajectories and insertion in the job market into the world of work of young people who have recently graduated from high school and continue to reside in Caburi configured, considering the economic and educational context in which they are inserted and their individual perspectives and strategies? From this perspective, the general objective of the research is defined as: to understand the educational and work trajectories of young people who have graduated from high school and who reside in the community of Caburi. And as specific objectives: 1) To investigate the educational trajectories and insertion into the world of work of young people from the Community of Caburi, who graduated from high school in 2021; 2) To analyze aspects of the social and economic reality of the local context, in relation to national and global dynamics, which hinder the continuation of studies and the insertion of young people from Caburi in the formal job market after completing high school; 3) To verify future perspectives and current strategies of young people from Caburi who have graduated from high school in relation to the continuation of studies and insertion in the job market. The research has a qualitative focus, anchored in theoretical-methodological references of research in education in the interface with the sociology of education. The methodology includes the review of local and national literature related to the object of study. It is supported as a field research contemplating the listening of the subjects and the observation of reality, using, as instruments, the semi-structured questionnaire and the field diary. A semi-structured questionnaire was applied to a group of young people who completed high school in Caburi, in the municipality of Parintins, state of Amazonas, in 2021 and who remained living in the Community. The results indicate that most young people did not continue their studies after completing high school, whether in vocational or undergraduate courses. Another finding is that young people are involved in work activities, family relationships and social networks that are strongly rooted in Caburi and believe that continuing their education would only be possible if there were opportunities to study in the Community itself. Many do not rule out the possibility of future access, or even the expectation of continuing their studies, but they emphasize that the absence of institutions that offer technical or undergraduate courses in the Community, the lack of resources and other conditions for moving from the Community or even for taking distance learning courses, are limiting factors in their educational trajectory. The reality of the young people participating in the research demonstrates multiple dimensions, allowing us to conclude that living in the Caburi Community and continuing to study after completing high school is something difficult to reconcile from the perspective of young people. Thus, we confirm the thesis that the trajectories of young people from Caburi reflect structural inequalities that affect young people from Amazonian riverside communities and are materialized in various ways that prevent them from continuing their studies and in precarious insertions into the world of work. Remaining living in Caburi after high school, whether by necessity or by choice, imposes limitations on schooling and professional integration projects, proving that the place of residence is a social marker of inequalities.
Keywords: Comunidades - Desenvolvimento
Educação rural - Amazonas
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Juventude
Comunidade Ribeirinha
Trajetórias pós-médio
Desigualdades
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: FONSECA, Marlece Melo. Caminhos pós-médio: trajetórias de jovens do distrito de Caburi, Parintins/AM. 2025.172 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10956
Issue Date: 1-Apr-2025
Appears in Collections:Doutorado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE_MarleceFonseca_PPGE.pdf1.73 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.