???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10957
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Estumano, Rayanne Mesquita | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6856239563496361 | eng |
dc.contributor.advisor1 | Barros, João Luiz da Costa | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6129130317451083 | eng |
dc.contributor.referee1 | Santos, João Otacílio Libardoni dos | - |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Victor José Machado de | - |
dc.contributor.referee3 | Soares, Marta Genú | - |
dc.contributor.referee4 | Baptaglin, Leila Adriana | - |
dc.date.issued | 2025-03-28 | - |
dc.identifier.citation | ESTUMANO, Rayanne Mesquita. Práticas educativas do badminton e o desenvolvimento humano de estudantes em projetos esportivos em Manaus/AM. 2025. 213 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025. | eng |
dc.identifier.uri | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10957 | - |
dc.description.resumo | Este estudo tem como objetivo compreender as relações entre as práticas educativas desenvolvidas através do badminton e o desenvolvimento de alunos de acordo com os conceitos da Teoria Histórico-Cultural (THC). Diante dessa realidade a problemática apresentada é: como o professor atua no sentido de ensinar e aprender através do badminton, considerando os recursos utilizados para desenvolver a percepção, a imaginação, os processos criativos e outras possibilidades interpretativas de desenvolvimento das funções mentais superiores? A tese a ser defendida conduz um olhar fundamentado na perspectiva histórico-cultural para o trabalho docente desenvolvido no processo de ensinar e aprender o badminton, tendo como possibilidade o desenvolvimento de práticas educativas simuladas da realidade com uma Educação Física que educa para a vida. De acordo com o pressuposto teórico-metodológico a perspectiva histórico-cultural, em que para discussão e análise dos dados utilizaremos a abordagem do tipo microgenética. No trabalho de campo, de fevereiro a abril de 2023 foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados; diário de campo, os desenhos construídos pelos alunos; a entrevista com o professor de Educação Física, a conversa informal com a pedagoga e os vídeos gravações das aulas de badminton na escola FCSA, no CEL Eldorado e CEL Ninimberg Guerra. Esta pesquisa caracterizou as condições oferecidas nas práticas educativas realizadas, buscando alternativas para o trabalho docente, tendo como foco a atividade criadora e imaginativa, procurando descrever quais concepções o professor tem a respeito do desenvolvimento psicológico e humano nas atividades desenvolvidas nesses espaços. Ao mesmo tempo, apresentado a trajetória do PPC Badminton e do professor em suas práticas educativas através de seus relatos na interação com os alunos, considerando as condições de jogo e questões socio-psíquico-educacionais, para que os alunos possam aprender e expressar os processos de imaginação e criação quanto possibilidades interpretativas de desenvolvimento humano. Desse modo, descreve-se a forma como o docente estimula a percepção, a atividade criadora e os processos criativos, promovendo o desenvolvimento das funções mentais superiores nas percepções relacionadas às dinâmicas de ganhar e perder, às táticas de jogo, à relevância do trabalho psicológico, bem como à sociabilidade entre os pares em diferentes contextos. Essas iniciativas demonstram a superação das adversidades e contribuem para a emancipação humana. Portanto, o desenvolvimento das funções psicológicas superiores se forma nas ações coletivas e individuais, de um lado pelo que se vivencia, por outro como se vivencia pelas especificidades de personalidade e pelo meio, presentes nas leis de desenvolvimento e das influências dos aspectos psíquicos do sujeito. | eng |
dc.description.abstract | This study aims to understand the relationships between educational practices developed through badminton and the development of students according to the concepts of the Historical-Cultural Theory (THC). In this context, the central question is: How does the teacher act in teaching and learning through badminton, considering the resources used to develop perception, imagination, creative processes, and other interpretative possibilities for the development of higher mental functions? The thesis to be defended focuses on the teaching work developed in the process of teaching and learning badminton based on the historical-cultural perspective, with the possibility of developing educational practices that simulate reality, promoting a Physical Education that educates for life. According to the theoretical-methodological framework of the historical-cultural perspective, data discussion and analysis will employ a microgenetic approach. In the fieldwork, conducted from february to april 2023, the following data collection instruments were used: field diary, students' drawings, interviews with the Physical Education teacher, informal conversation with the pedagogue, and video recordings of Badminton classes at FCSA school, CEL Eldorado, and CEL Ninimberg Guerra. This research characterized the conditions provided in the educational practices carried out, seeking alternatives for teaching work focused on creative and imaginative activity. It aimed to describe the teacher's conceptions regarding psychological and human development in the activities developed in these settings. Simultaneously, it presents the trajectory of the PPC Badminton and the teacher’s educational practices through their accounts and interactions with students, considering game conditions and socio-psycho-educational issues, so that students can learn and express processes of imagination and creation as interpretative possibilities for human development.In this way, the study describes how the teacher stimulates perception, creative activity, and creative processes, promoting the development of higher mental functions through perceptions related to the dynamics of winning and losing, game tactics, the relevance of psychological work, and peer sociability in different contexts. These initiatives demonstrate overcoming adversity and contribute to human emancipation. Therefore, the development of higher psychological functions is formed through collective and individual actions—on one hand, by what is experienced, and on the other, by how it is experienced, depending on personality traits and environment, in accordance with the laws of development and the influences of the subject's psychological aspects. | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufam.edu.br/retrieve/85054/TESE_Rayanneestumano_PPGE.pdf.jpg | * |
dc.language | por | eng |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | eng |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | eng |
dc.publisher.country | Brasil | eng |
dc.publisher.initials | UFAM | eng |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | eng |
dc.rights | Acesso Aberto | - |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | eng |
dc.title | Práticas educativas do badminton e o desenvolvimento humano de estudantes em projetos esportivos em Manaus/AM | eng |
dc.title.alternative | Educational practices of badminton and the human development of students in sports projects in Manaus/AM | eng |
dc.type | Tese | eng |
dc.description.sugestao | Não houve dificuldade na submissão. | eng |
dc.subject.user | Teoria Histórico-Cultural | por |
dc.subject.user | Desenvolvimento humano | por |
dc.subject.user | Badminton | por |
dc.subject.user | Prática educativa | por |
Appears in Collections: | Doutorado em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TESE_Rayanneestumano_PPGE.pdf | 5.47 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.