???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10959
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: As figurações da imigração: a (re)construção de práxis dos professores do ensino fundamental na educação pública no município de Manaus
Other Titles: The figurations of immigration: the (re)construction of practice of elementary school teachers in public education in the municipality of Manaus
???metadata.dc.creator???: Fermin, Tharik de Souza 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Ribeiro, Odenei de Souza
???metadata.dc.contributor.referee1???: Fernando, Adelson da Costa
???metadata.dc.contributor.referee2???: Valle, Geraldo Jorge Tupinambá do
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa analisa a (re)construção das práxis docentes frente à crescente presença de alunos imigrantes no ensino fundamental das escolas públicas de Manaus. A partir de uma abordagem qualitativa, fundamentada em métodos documentais e análise dialógica das legislações migratória e educacional, o estudo investiga como as diretrizes nacionais e locais se articulam para promover a inclusão e a valorização da diversidade cultural. A pesquisa revela que, apesar dos avanços legais e das iniciativas de formação continuada, os desafios para a efetivação de práticas pedagógicas inclusivas permanecem, especialmente no que tange à adaptação dos professores às demandas de um contexto multicultural em constante transformação. Os dados apontam para a necessidade de repensar os métodos de ensino e de incorporar estratégias que dialoguem com as experiências e os saberes dos alunos imigrantes, superando barreiras linguísticas e culturais. Ao enfatizar a importância da mediação pedagógica e da integração entre os diversos atores sociais, o estudo destaca que a escola deve atuar como espaço de promoção do convívio intercultural e de fortalecimento dos vínculos comunitários, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e conscientes. Assim, os resultados evidenciam que o repensar das práticas docentes, aliado a políticas públicas consistentes, é fundamental para transformar as tensões inerentes à imigração em oportunidades de enriquecimento do processo educativo, impulsionando uma educação mais equitativa e dialógica.
Abstract: This research examines the (re)construction of teaching practices in the face of the increasing presence of immigrant students in public elementary schools in Manaus. Based on a qualitative approach, underpinned by documentary methods and a dialogical analysis of migratory and educational legislation, the study investigates how national and local guidelines work together to promote inclusion and the appreciation of cultural diversity. The research reveals that despite legal advances and ongoing professional development initiatives, challenges remain in effectively implementing inclusive pedagogical practices, particularly regarding teachers’ adaptation to the demands of an ever-changing multicultural context. The findings point to the need for rethinking teaching methods and incorporating strategies that engage with the experiences and knowledge of immigrant students, overcoming linguistic and cultural barriers. By emphasizing the importance of pedagogical mediation and the integration of diverse social actors, the study underscores that schools should serve as spaces for promoting intercultural coexistence and strengthening community ties, thereby contributing to the formation of critical and conscious citizens. In this way, the results indicate that reimagining teaching practices, coupled with robust public policies, is fundamental to transforming the inherent tensions of immigration into opportunities that enrich the educational process, fostering a more equitable and dialogical education.
Keywords: Educação multicultural
Imigrantes - Educação
Prática de ensino
Manaus (AM) - Emigração e imigração
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
???metadata.dc.subject.user???: Imigração
Práxis docente
Inclusão escolar
Multiculturalismo
Políticas públicas
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
Citation: FERMIN, Tharik de Souza. As figurações da imigração: a (re)construção de práxis dos professores do ensino fundamental na educação pública no município de Manaus. 2025. 75 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2025.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10959
Issue Date: 2-Apr-2025
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_TharikFermin_PPGSCA.pdf1.02 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.