???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10983
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAlmeida, Meycyhane Nogueira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4157296206847807eng
dc.contributor.advisor1Oliveira, Victor José Machado de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7335514115153220eng
dc.contributor.referee1Barros, João Luiz da Costa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6129130317451083eng
dc.contributor.referee2Mezzaroba, Cristiano-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1835801891069733eng
dc.date.issued2025-03-12-
dc.identifier.citationALMEIDA, Meycyhane Nogueira de. Tematização e ensino dos jogos e brincadeiras indígenas como estratégia didático-pedagógica de uma educação física para o bem viver: uma experiência em São Gabriel da Cachoeira/AM. 2025. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2025.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/10983-
dc.description.resumoDiante do distanciamento do currículo pedagógico com o território e a fim de propor uma educação intercultural, este estudo teve como objetivo investigar como a tematização e o ensino dos jogos e brincadeiras indígenas podem se constituir em uma estratégia didático-pedagógica de uma Educação Física para o bem viver. Tratase de um experimento didático formativo, fundamentado no ensino desenvolvimental de Davydov, realizado no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF), com discentes do 1º ano dos cursos técnicos integrados do IFAM – Campus São Gabriel da Cachoeira, sendo 97% autodeclarados indígenas. A pesquisa desdobrou-se em duas grandes categorias. A primeira, relacionou-se ao trabalho docente materializado na atividade de ensino. Foi estruturado um plano de ensino com 13 encontros a partir das seis ações de Davydov para trabalhar o pensamento teórico. Ao longo destas ações, trabalhou-se o conceito de Bem Viver, a partir do entendimento de Costa e Xucuru-Kariri (2020) e Krenak (2020; 2022), que compreendem este como o convívio com todas as vidas e formas de vida, de maneira interligada. A segunda categoria, relacionou-se ao trabalho discente materializado na atividade de estudo. Os alunos desenvolveram tarefas de estudos em que identificaram e descreveram uma diversidade de jogos e brincadeiras de seu cotidiano, como arranca mandioca/puxa cuia, bandeirinha, passarinho na árvore, guerra de balão, sete pecados, polícia e ladrão, tacobol, garrafão e peteca, além de outras práticas corporais tematizadas. Essas práticas foram associadas ao conceito de Bem Viver e estruturadas com o ensino desenvolvimental, que se demonstrou eficaz na estruturação do trabalho docente e na introdução do conceito de bem viver por meio dos jogos e brincadeiras indígenas. Como legado do estudo, foi elaborado o caderno pedagógico Musarai, que sistematiza a sequência pedagógica e apresenta sugestões de uma estratégia pautada no ensino desenvolvimental. Considera-se que a didática desenvolvimental, ao tematizar e ensinar os jogos e brincadeiras indígenas, se constituiu como uma estratégia eficaz para a organização das tarefas de estudo e do trabalho docente em uma Educação Física orientada pelo bem viver.eng
dc.description.abstractFaced with the disconnection of the pedagogical curriculum from the territory and aiming to propose an intercultural education, this study aimed to investigate how the thematization and teaching of Indigenous games and play can constitute a didacticpedagogical strategy for a Physical Education focused on well-being. This is a formative didactic experiment, based on Davydov's developmental teaching, conducted within the scope of the National Professional Master's Degree in Physical Education (PROEF), with first-year students from the integrated technical courses at IFAM – São Gabriel da Cachoeira Campus, of whom 97% self-identified as Indigenous. The research unfolded into two main categories. The first category was related to the teaching work carried out in the teaching activity. A teaching plan was structured with 13 sessions based on Davydov's six actions to develop theoretical thinking. Throughout these actions, the concept of "Bem Viver" (Well Living) was explored, based on the understanding of Costa and Xucuru-Kariri (2020) and Krenak (2020; 2022), who see it as the coexistence with all forms of life, interconnected. The second category was related to the students' work, materialized in the study activity. The students developed study tasks in which they identified and described a variety of games and play from their daily lives, such as "arranca mandioca/puxa cuia", "bandeirinha", "passarinho na árvore", "guerra de balão", "sete pecados", "polícia e ladrão", "tacobol", "garrafão" and "peteca", in addition to other bodily practices explored. These practices were associated with the concept of Bem Viver and organized through developmental teaching, which proved effective in structuring the teaching work and introducing the concept of well-being through Indigenous games and play. As a legacy of this study, the pedagogical guide "Musarai" was created, which systematizes the pedagogical sequence and presents suggestions for a strategy based on developmental teaching. It is considered that developmental didactics, by thematizing and teaching Indigenous games and play, has become an effective strategy for organizing study tasks and teaching work in a Physical Education oriented towards Bem Viver.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/85460/DISS_MeycyhaneAlmeida_PROEF.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/85462/PROD.EDUC_MeycyhaneAlmeida_PROEF.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Educação Física e Fisioterapiaeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Físicaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectBrincadeiraspor
dc.subjectJogos educativospor
dc.subjectEducação física - Estudo e ensinopor
dc.subjectIndígenas - Usos e costumespor
dc.subjectIndígenas - Recreaçãopor
dc.subjectProfessores - Formaçãopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDE: FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOeng
dc.titleTematização e ensino dos jogos e brincadeiras indígenas como estratégia didático-pedagógica de uma educação física para o bem viver: uma experiência em São Gabriel da Cachoeira/AMeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7389-9457eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7148-3551eng
dc.subject.userJogos e brincadeiraspor
dc.subject.userEnsino desenvolvimentalpor
dc.subject.userSão Gabriel da Cachoeirapor
dc.subject.userBem Viverpor
dc.subject.userIndígenaspor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_MeycyhaneAlmeida_PROEF.pdf4.63 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
PROD.EDUC_MeycyhaneAlmeida_PROEF.pdf4.24 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.