???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11025
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Melo, Daniel Pereira | - |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/4138439513236123 | eng |
dc.contributor.advisor1 | Yamaguchi, Klenicy Kazumy de Lima | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9935066425464773 | eng |
dc.contributor.advisor2 | Mechi, Ana Claudia Kaminski | - |
dc.contributor.advisor2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2675486770325321 | eng |
dc.contributor.referee1 | Gomes, Salatiel da Rocha | - |
dc.contributor.referee2 | Braga, Marcel Bruno Pereira | - |
dc.contributor.referee3 | Santos, Tiago Gonçalves | - |
dc.date.issued | 2025-04-14 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Daniel Pereira de. Experimentação no ensino de Física: estratégias investigativas para promover a aprendizagem significativa dos conceitos de Física no primeiro ano do Ensino Médio. 2025. 220 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do Amazonas, Coari (AM), 2025. | eng |
dc.identifier.uri | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11025 | - |
dc.description.resumo | O estudo investigou estratégias de experimentação no ensino de Física, com o objeti-vo geral foi fomentar a aprendizagem por meio de um e-book de ensino investigativo, utili-zando-o como uma estratégia para a compreensão da Física no cotidiano e promovendo a Aprendizagem Significativa (AS) dos conceitos no primeiro ano do Ensino Médio. A pes-quisa foi estruturada em cinco etapas: diagnóstico das dificuldades dos alunos, desenvolvi-mento do material didático, validação por especialistas, testagem em sala de aula e compa-ração dos resultados. O diagnóstico realizado com professores de Física de Coari indicou que os alunos apresentavam maior dificuldade em temas como movimento circular uniforme (15,4%) e aplicação das leis de Newton (11,5%). A partir desses dados, foi desenvolvido um e-book validado por especialistas, que obteve um Índice de Validade de Conteúdo (IVC) de 1,00 (100%). A testagem demonstrou uma melhora expressiva no desempenho dos estudan-tes, com um aumento de 43,72% na aprendizagem da turma que utilizou o e-book, compara-da à turma que seguiu métodos tradicionais. Os resultados indicam que metodologias inves-tigativas e o uso de ferramentas digitais são eficazes para aprimorar o ensino de Física, des-tacando a importância da inovação pedagógica na educação básica. Para alcançar esse obje-tivo, foram definidos os seguintes objetivos específicos: realizar um diagnóstico detalhado para identificar os principais tópicos de Física em que os alunos apresentam maior dificul-dade de compreensão, a fim de planejar estratégias pedagógicas adequadas para o desenvol-vimento do aprendizado; criar e validar um produto educacional, desenvolvendo materiais e atividades que atendam às necessidades dos alunos e avaliando seu impacto no desempenho; investigar se o uso do produto educacional contribui para que os alunos identifiquem e com-preendam princípios físicos em situações do cotidiano; Analisar os efeitos da aplicação de metodologias ativas no ensino de Física quanto à participação e aprendizagem dos alunos; avaliar o impacto de uma abordagem investigativa no desenvolvimento da curiosidade e do pensamento crítico em estudantes de Física em Coari.O estudo investigou estratégias de experimentação no ensino de Física, com o objeti-vo geral foi fomentar a aprendizagem por meio de um e-book de ensino investigativo, utili-zando-o como uma estratégia para a compreensão da Física no cotidiano e promovendo a Aprendizagem Significativa (AS) dos conceitos no primeiro ano do Ensino Médio. A pes-quisa foi estruturada em cinco etapas: diagnóstico das dificuldades dos alunos, desenvolvi-mento do material didático, validação por especialistas, testagem em sala de aula e compa-ração dos resultados. O diagnóstico realizado com professores de Física de Coari indicou que os alunos apresentavam maior dificuldade em temas como movimento circular uniforme (15,4%) e aplicação das leis de Newton (11,5%). A partir desses dados, foi desenvolvido um e-book validado por especialistas, que obteve um Índice de Validade de Conteúdo (IVC) de 1,00 (100%). A testagem demonstrou uma melhora expressiva no desempenho dos estudan-tes, com um aumento de 43,72% na aprendizagem da turma que utilizou o e-book, compara-da à turma que seguiu métodos tradicionais. Os resultados indicam que metodologias inves-tigativas e o uso de ferramentas digitais são eficazes para aprimorar o ensino de Física, des-tacando a importância da inovação pedagógica na educação básica. Para alcançar esse obje-tivo, foram definidos os seguintes objetivos específicos: realizar um diagnóstico detalhado para identificar os principais tópicos de Física em que os alunos apresentam maior dificul-dade de compreensão, a fim de planejar estratégias pedagógicas adequadas para o desenvol-vimento do aprendizado; criar e validar um produto educacional, desenvolvendo materiais e atividades que atendam às necessidades dos alunos e avaliando seu impacto no desempenho; investigar se o uso do produto educacional contribui para que os alunos identifiquem e com-preendam princípios físicos em situações do cotidiano; Analisar os efeitos da aplicação de metodologias ativas no ensino de Física quanto à participação e aprendizagem dos alunos; avaliar o impacto de uma abordagem investigativa no desenvolvimento da curiosidade e do pensamento crítico em estudantes de Física em Coari. | eng |
dc.description.abstract | The study investigated experimentation strategies in Physics education, with the ge-neral objective of promoting learning through an investigative teaching e-book, using it as a strategy to enhance the understanding of Physics in everyday life and to foster Meaningful Learning (ML) of concepts in the first year of high school. The research was structured in five stages: diagnosis of students' difficulties, development of didactic material, validation by experts, classroom testing, and comparison of results. The diagnosis conducted with Physics teachers in Coari indicated that students had greater difficulty with topics such as uniform circular motion (15.4%) and the application of Newton's laws (11.5%). Based on this data, an e-book validated by experts was developed, which achieved a Content Validity Index (CVI) of 1.00 (100%). Testing demonstrated a significant improvement in student per-formance, with a 43.72% increase in learning in the group that used the e-book compared to the group that followed traditional methods. The results indicate that investigative methodo-logies and the use of digital tools are effective in enhancing Physics education, highlighting the importance of pedagogical innovation in basic education.To achieve this goal, the fol-lowing specific objectives were defined: to carry out a detailed diagnosis to identify the main Physics topics that students find most difficult to understand, in order to plan appro-priate pedagogical strategies for learning development; to create and validate an educational product by developing materials and activities that meet students’ needs and assessing their impact on performance; to investigate whether the use of the educational product helps stu-dents identify and understand physical principles in everyday situations; to analyze the ef-fects of applying active methodologies in Physics teaching regarding student participation and learning; and to evaluate the impact of an investigative approach on the development of curiosity and critical thinking in Physics students in Coari. | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufam.edu.br/retrieve/86067/DISS_DanielMelo_PPGEF.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufam.edu.br/retrieve/86069/PROD.EDUC_DanielMelo_PPGEF.pdf.jpg | * |
dc.language | por | eng |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | eng |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Itacoatiara | eng |
dc.publisher.country | Brasil | eng |
dc.publisher.initials | UFAM | eng |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Ensino de Física | eng |
dc.rights | Acesso Aberto | - |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Física (Ensino médio) - Estudo e ensino | por |
dc.subject | Física - Experiências | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: FISICA | eng |
dc.title | Experimentação no ensino de Física: estratégias investigativas para promover a aprendizagem significativa dos conceitos de Física no primeiro ano do Ensino Médio | eng |
dc.title.alternative | Experimentation in physics education: investigative strategies to promote meaningful learning of physics concepts in the first year of high school. | eng |
dc.type | Dissertação | eng |
dc.subject.user | Metodologias ativas | por |
dc.subject.user | Educação básica | por |
dc.subject.user | Inovação pedagógica | por |
Appears in Collections: | Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISS_DanielMelo_PPGEF.pdf | 5.34 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview | |
PROD.EDUC_DanielMelo_PPGEF.pdf | 19.08 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.