???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11076
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBernardo, João Ricardo Serique-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9108765843823554eng
dc.contributor.advisor1Conte, Tayana Uchôa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6682919653508224eng
dc.contributor.advisor-co1Pessoa, Marcela Sávia Picanço-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8158921311848193eng
dc.contributor.referee1Malucelli, Andreia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4366799353224249eng
dc.contributor.referee2Gasparini, Isabela-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3262681213088048eng
dc.date.issued2025-07-04-
dc.identifier.citationBERNARDO, João Ricardo Serique. Game Design Storytelling: gamificação educacional através de narrativas e objetivos de aprendizagem. 2025. 319 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11076-
dc.description.resumoA gamificação tem se destacado na área educacional por seu potencial de engajar estudantes e tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico. No entanto, criar experiências gamificadas ainda representa um desafio, especialmente diante da falta de processos que guiem a criação de gamificações que integrem diversão e objetivos de aprendizagem. Esta dissertação tem como objetivo avaliar e aprimorar o processo Game Design Storytelling (GDS), que combina elementos de game design, estrutura narrativa e design instrucional para apoiar a criação de aulas gamificadas. A metodologia adotada foi baseada em experimentação, guiada por um ciclo iterativo composto por estudos com estudantes, especialistas e professores. Os estudos incluíram um experimento controlado, grupo focal, aplicações em sala de aula e o desenvolvimento de versões digitais do processo. Os resultados indicaram melhorias na clareza, usabilidade e aplicabilidade do GDS, culminando na criação do GDS Web, uma ferramenta interativa que automatiza o processo e facilita sua adoção por docentes. Conclui-se que o GDS tem potencial para apoiar o planejamento pedagógico de experiências gamificadas, promovendo uma integração significativa entre narrativa, jogo e aprendizagem.eng
dc.description.abstractGamification has gained prominence in education due to its potential to engage students and make the learning process more dynamic. However, creating gamified experiences still poses a challenge, especially given the lack of processes to guide the creation of gamifications that integrate fun and learning objectives. This dissertation aims to evaluate and improve the Game Design Storytelling (GDS) process, which combines elements of game design, narrative structure, and instructional design to support the creation of gamified lessons. The methodology was based on experimentation, guided by an iterative cycle of studies with students, experts, and teachers. The studies included a controlled experiment, a focus group, classroom applications, and the development of digital versions of the process. The results indicated improvements in the GDS's clarity, usability, and applicability, culminating in the creation of GDS Web. This interactive tool automates the process and facilitates teachers' adoption of it. GDS has the potential to support the pedagogical planning of gamified experiences, promoting a significant integration between narrative, game, and learning.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAMeng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/86636/DISS_JoaoBernardo_PPGI.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Computaçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Informáticaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectJogos - Conhecimentos e aprendizagempor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA: CIENCIA DA COMPUTACAO: METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAOeng
dc.titleGame Design Storytelling: Gamificação educacional através de narrativas e objetivos de aprendizagemeng
dc.title.alternativeGame Design Storytelling: Educational Gamification through Narratives and Learning Objectiveseng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.description.sugestaoAcho que o caminho na parte de cima, que auxilia a identificar em que etapas estamos, poderia ter um nome diferente de "descrição"eng
dc.description.infoNesta dissertação é abordado o desenvolvimento de uma ferramenta que ajuda professores a criarem aulas gamificadas usando narrativa e elementos de jogos. Durante a pesquisa, testei a proposta com alunos, professores e especialistas, o que ajudou a melhorar bastante a ideia até chegar numa versão web, mais prática e fácil de usar no dia a dia.eng
dc.contributor.advisor1orcid0000-0001-6436-3773eng
dc.contributor.advisor-co1orcid0000-0002-3064-5585eng
dc.creator.orcid0009-0001-6517-0874eng
dc.contributor.referee1orcid0000-0002-0929-1874eng
dc.contributor.referee2orcid0000-0002-8094-9261eng
dc.subject.userGamificaçãopor
dc.subject.userNarrativapor
dc.subject.userAprendizagempor
dc.subject.userElementos de jogospor
Appears in Collections:Mestrado em Informática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_JoaoBernardo_PPGI 31.82 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.