???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11102
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Análise da contextualização do tema das hidrelétricas em livros didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias aprovados no PNLD de 2021
???metadata.dc.creator???: Marques, Pedro Thiago Ferreira 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Oliveira, Elrismar Auxiliadora Gomes
First advisor-co: Pucinelli, Ricardo Henrique
???metadata.dc.contributor.referee1???: Paulino, Otávio Floriano
???metadata.dc.contributor.referee2???: Silva, Josemar Farias da
???metadata.dc.description.resumo???: Com o avanço das informações no mundo contemporâneo, a educação em Ciências, particularmente no que se refere ao ensino de Física, tem sido alvo de debates acerca de métodos mais significativos para o processo de ensino e de aprendizagem. Estudos apontam que o ensino de Física, em muitos contextos, ainda segue uma abordagem dogmática e tradicional, desconectada da realidade vivenciada pelos estudantes. A escolha de temas que tenham relevância social e aplicação prática pode ser uma boa estratégia para promover a contextualização no ensino de Ciências. O tema das Usinas Hidrelétricas - UHEs representa uma oportunidade singular para o desenvolvimento de práticas pedagógicas contextualizadas e que possibilitem diálogos interdisciplinares no ensino de Ciências, alinhando-se aos princípios da Alfabetização Científica. Uma das formas de investigar se essa temática está sendo abordada no ensino de Ciências, é pela análise do Livro Didático. Nesse sentido, surge a seguinte pergunta de pesquisa: quais as possibilidades de contextualização do tema geração e distribuição de energia elétrica em UHEs em livros didáticos de Ciências da Natureza, aprovados no PNLD de 2021? Para responder esta pergunta, a presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a contextualização em livros didáticos de Ciências da Natureza no tema da geração e distribuição de energia elétrica em Usinas Hidrelétricas - UHEs. A metodologia adotada neste trabalho é de caráter qualitativa e se baseia numa Análise de Conteúdo. Para a análise, foram consideradas as coleções que mais destacaram a temática das UHEs. Cada coleção possui seis livros em sua composição, mas a temática das hidrelétricas foi trabalhada em um ou dois volumes de cada coleção. Constatamos que as coleções contextualizam temas da Física a partir das UHEs, trazendo debates sobre questões ambientais, sociais e econômicas, que possibilitam diálogos entre três áreas do conhecimento (CNT, CHSA e MT). Dessa forma, para promoção da Alfabetização Científica, é importante que o ensino de Ciências, especialmente a área de Física, trabalhe com temas envolvendo a geração e distribuição de energia elétrica em hidrelétricas ou em outros tipos de usinas. Esse trabalho deve ser contextualizado, estimulando a reflexão sobre as diversas questões relacionadas a essa temática.
Abstract: With the advance of information in the contemporary world, science education, particularly the teaching of physics, has been the subject of debate about more meaningful methods for the teaching and learning process. Studies show that physics teaching in many contexts still follows a dogmatic and traditional approach, disconnected from the reality experienced by students. Choosing themes with social relevance and practical application can be a good strategy for promoting contextualization in science teaching. The theme of Hydroelectric Power Plants (HPPs) represents a unique opportunity to develop contextualized pedagogical practices that enable interdisciplinary dialogues in science teaching, in line with the principles of Scientific Literacy. One way of investigating whether this theme is being addressed in science teaching is by analyzing the textbook. In this sense, the following research question arises: what are the possibilities for contextualizing the topic of electricity generation and distribution in UHEs in NaturalSciences textbooks, approved in the 2021 PNLD? To answer this question, the general aim of this research is to analyze the contextualization of the topic of electricity generation and distribution in hydroelectric power plants (HPPs) in natural sciences textbooks. The methodology adopted in this work is qualitative and based on content analysis. We identified six collections of textbooks on natural sciences and their technologies for secondary education, but for our analysis, we considered the three that presented the most on the subject of hydroelectric plants. Each collection has six books in its composition, but the theme of hydroelectric plants was dealt with in one or two volumes of each collection. We found that the collections contextualize physics topics based on hydroelectric plants, bringing up debates on environmental, social, and economic issues, which enable dialogues between three areas of knowledge (CNT, CHSA, and MT). Therefore, to promote scientific literacy, it is important that science teaching, especially physics teaching, works with topics involving the generation and distribution of electricity in hydroelectric or other types of power plants. This work should be contextualized, encouraging reflection on the various issues related to this topic.
Keywords: Física - Estudo e ensino
Ciências (Elementar) - Estudo e ensino
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
???metadata.dc.subject.user???: Ensino de Física
Alfabetização Científica
Interdisciplinaridade
Amazônia
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
Citation: MARQUES, Pedro Thiago Ferreira. Análise da contextualização do tema das hidrelétricas em livros didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias aprovados no PNLD de 2021. 2025. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2025.
???metadata.dc.rights???: Acesso Embargado
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11102
Issue Date: 8-Mar-2025
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ITEM INDISPONÍVEL - Solicite cópia.pdf82.17 kBAdobe PDFDownload/Open Preview    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.