???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11157
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Iracema Ruiz da | - |
dc.creator.Lattes | https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4257313D3&tokenCaptchar=03AFcWeA6h_bm0FcYabldy0kmHK2O-8QweYhhc1pJodzAO0rIe-PE272dyYTqpjc1XDFqRpjrPAxFaSJwCwMhTX-dG1GbWYAQCv0kylliw5RCQUPFmHnLI2Dz2iiHyAlcKrOJMxZtjOk1ACUqSjxjFsFJFFvu2Kl-pBT1WH568OERijryO06L8BgOL9kHY65qFcAAKtLAlZcS_h4rURmB6KA4omWvY2DVXYrlv65FlItSQi1WAUn1eRPpCNaFAcbuGrVKIGZCiUQGt6h_gwXWSnVK3g3k1o_DHoEbvlfbHAR0ejUq35Kzp50gcuEzsq61OaozFmZmNmtWZ1OJD956WbQ_8svk6eQvsWJ6znEEylxzOkSlaLjWG4S55OvfPoUUahH8-xGM8cYxQ6rZzpVHSuSK4n2Qx4s5a5wkOrqDypVCFVfhEra_6LMO9ZxLmWwu9AhpKuRiqMo0W9upgw7vqDMeyX9XxXVEBMQMXMEgLVKA5NmcjIKCRkohHs7VAWvIK_KqA_qHT1PPAEqH2rZWQW629dcuRwf2ivYKJmxYYjD4RhN0dCGPUP-zE9rXVsT9wtWaRJNif30p5mwowTq3RkbDDLjS5S4DqktiuBgGZzG-XlGGOoBE0EXIhnlLens65GQynRo_Bd-IzYkH8qcvIxxC7glZcYVlB3QUkzuKf1FiKKegAiAyCG-IDhszUvvxdkxwjwzFWsXTZCyyxgTgeevfkG6LqyQX8ULjU1y3z3yLTMsrZj3opwSgYjX3UPK-KL6r4Vhvhpwyz0zUk6b26O45ddXC1nA0OzUA9XJEoorHm_YYsMg6rXebuE4WXIesQbWElEMWw1L73NYlb7j12AZWAYIRXlVtBIlGXtQXbyO-0Uo_J_QyFhu5p-SlcddQ2-jEfMkLBYuz3lnfpsPR4OGsvp5VUd1XKoXqBtQbgVjQaWDVT7sDVRr6nyUo9aJpJpH71vuilRLesTGxqqeheok0yAL7p_OcS1923XSNeyfIBovEnd478Qwk6MmXZZZpwFFdbjgGa4Jz9o90kkFaC1EyeSOCqBRj1UQ | eng |
dc.contributor.advisor1 | Ribeiro, Odenei de Souza | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728449D2&tokenCaptchar=03AFcWeA4PwWKnsoG0C34rB2Q9Z9LR8heY3SbCZ8nQ90Lr2qGjPTxhcxcjbx6z06zWBJ9ks9ah520CPUddA3u2aMvhM_728LL466SKNGoZ_aH6ONF6SmOHOOPqHt4EeQXxzaBmZ3Z_tOt61UUM4x0-oLhq49peCyKo53tjnJQxqWR19vrywHUTmrZPxUKgbqury0pkPnpjJI4KdplnGGtitLkdipHqQ1QJ3Fakx7iKlt5YQwsPZZJ70jxG_KqgX8neADbTXZ3CmGA-0hrnXn_KfphH-rBxzrJYcQAyz0llpnu3XheB3IPooTsvye_PGm0CEu_eK37YQpfRw5xEcMPEESSEOMSBabbQMuagj-ewVo0LhVzf9y67r6pMvYiontJrQudc4DErEkkE6MrWBSf_FSEWbLI6yvUE_G-UXrJpzlCA2dGt-Xr-xQKDkyQnTG7E5z8YP3KDRBtolyRGY51r5asUrTQT5LB-Wc8smnOPmoFW_0PwMf4Iv0E_1ZsUOiUl6lJ9yEWr9mWCkb-HoIgfyaHozqIcjJ32mUlGdfIIQSywgUpjj0FhT7STYRteXKQ23ZssGs3x9JiERNO-3Jv_W_Zzhoe6aYgfdqt3-8KXXSpEQPNmuVx-btcQg7T1J_IRPAgfb8Ee_HCwEK_Fl8owDQ6dQtN9u9N3mMGCYdFFk8oSWr7P5RnYcMGYIYXSCV_7ZjcAjJCq1-jltVZVn8WFW14WaJZ2PokLK37mD9gudGKrA4kj6DE6rjEgy2tFeNWtMK-eNt-iWXTezzTiifJSXXmkELOpZH2ujAzj2nyurCbjMz1PI8SybM7OzcMQUdfmKduoq_4_u8D0xvwixTbwtODauLmxmoXu9CzPpSHdOL5u7D-9WJAjZr2H24rz8ZAostA2KjkBwenp_G0TFQfTqF46b9TlLa2Maecthtbv9rnGxWWtv79MgI3xBV6glnpQNydtWvUdxLfXvou3-U0VZ8dkjKQMaYpFGI_48kghkphVuI4LYMRUUxf6JnIvxIfXC-hZo_yR8lMdv408jPEuG6OEXSw23OEjBA | eng |
dc.contributor.referee1 | Barros, Rosemara Staub de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2680914238480876 | eng |
dc.contributor.referee2 | Valle, Geraldo Jorge Tupinambá | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1696181829016668 | eng |
dc.date.issued | 2025-05-16 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Iracema Ruiz da. Práticas etnoculturais nos espaços de estudos da língua materna e conhecimentos tradicionais indígenas de Manaus nas turmas de ensino fundamental. 2025. 83 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025. | eng |
dc.identifier.uri | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11157 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como propósito investigar as práticas etnoculturais realizadas em dois Espaços de Estudos da Língua Materna e Conhecimentos Tradicionais Indígenas (EELMCTI) localizados em Manaus – AM. Para isso, foi-se à campo vivenciar a aplicação das metodologias de ensino empregadas, bem como foram realizadas entrevistas com os professores indígenas atuantes nos espaços Iapiúna (Comunidade Karuara) e o Wakenai Anumarehit (Parque das Tribos). Os dados coletados foram analisados através do método qualitativo de análise de conteúdo e as informações levantadas foram confrontadas com dados da literatura científica. Sobre as características da educação aplicada nestes lugares, as observações da pesquisa indicam que estratégias pedagógicas de caráter empírico são amplamente realizadas, a fim de manter viva a tradição, o respeito às especificidades, bem como a perpetuação da memória linguística características dos povos indígenas inseridos neste contexto educativo – atividades como o uso da língua materna, a valorização de símbolos ancestrais e a vivência como meio de descobertas tem sido implementadas com este propósito. Descasos quanto a condição da infraestrutura nos espaços, assim como a baixa disponibilização de materiais didáticos e merenda escolar foram percebidos em ambos os espaços, que, mesmo diante de adversidades estruturais perseveram na aplicação de um ensino diferencial para os membros da comunidade. Fatores sociopolíticos mostraram ser uma vertente constantemente discutida em reuniões que envolvem lideranças e a própria comunidade, uma vez que a ações realizadas nos espaços sofrem influencia direta de agentes do poder público. Mesmo com as dificuldades enfrentadas, com os preconceitos vivenciados e as constantes ameaças geopolíticas acerca do território onde vivem, os espaços de ensino investigados mostraram uma grande resiliência no processo de acolhimento e repasse de informações que, sumariamente, valorizam as lutas e a ancestralidade do povo indígena. | eng |
dc.description.abstract | This study aims to investigate the ethnocultural practices carried out in two Study Spaces of the Mother Tongue and Traditional Indigenous Knowledge (SSMTTIK) located in Manaus, Amazonas. To this end, we went to the field to experience the application of the teaching methodologies employed, and interviews were conducted with indigenous teachers working in the Iapiúna (Karuara Community) and Wakenai Anumarehit (Tribes Park) spaces. The data collected were analyzed using the qualitative method of content analysis and the information gathered was compared with data from the scientific literature. Regarding the characteristics of the education applied in these places, the research observations indicate that empirical pedagogical strategies are widely carried out in order to keep alive the tradition, respect for specificities, as well as perpetuate the linguistic memory characteristic of the indigenous peoples inserted in this educational context – activities such as the use of the mother tongue, the valorization of ancestral symbols and experience as a means of discovery have been implemented for this purpose. Neglect regarding the condition of the infrastructure in the spaces, as well as the low availability of teaching materials and school meals were observed in both spaces, which, even in the face of structural adversities, persist in applying a differential education to the members of the community. Sociopolitical factors proved to be a constantly discussed aspect in meetings involving leaders and the community itself, since the actions carried out in the spaces are directly influenced by government agents. Despite the difficulties faced, the prejudices experienced and the constant geopolitical threats regarding the territory where they live, the educational spaces investigated showed great resilience in the process of welcoming and passing on information that, in summary, values the struggles and ancestry of the indigenous people. | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufam.edu.br/retrieve/87678/DISS_IracemaSilva_PPGSCA.jpg | * |
dc.language | por | eng |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | eng |
dc.publisher.department | Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais | eng |
dc.publisher.country | Brasil | eng |
dc.publisher.initials | UFAM | eng |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia | eng |
dc.rights | Acesso Aberto | - |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Indígenas - Educação - Amazônia | por |
dc.subject | Linguagem e línguas - Estudo e ensino | por |
dc.subject | Língua materna - Estudo e ensino - Amazônia | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | eng |
dc.title | Práticas etnoculturais nos espaços de estudos da língua materna e conhecimentos tradicionais indígenas de Manaus nas turmas de ensino fundamental | eng |
dc.type | Dissertação | eng |
dc.subject.user | Educação indígena | por |
dc.subject.user | Povos indígenas | por |
dc.subject.user | Espaços de Ensino | por |
dc.subject.user | Educação | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISS_IracemaSilva_PPGSCA | 2.93 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.