???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11187
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Experimentação Investigativa no Ensino de Magnetismo
???metadata.dc.creator???: Lima, Andria Maria da Gama 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Capeloto, Otávio Augusto
???metadata.dc.contributor.advisor2???: Yamaguchi, Klenicy Kazumy de Lima
???metadata.dc.contributor.referee1???: Santos, Jefferson Ferreira dos
???metadata.dc.contributor.referee2???: Gómez Marnez, Silvina Paola
???metadata.dc.contributor.referee3???: Pessoa Júnior, Erasmo Sérgio Ferreira
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa foi realizada para o crescimento e aprendizagem dos alunos sobre o conteúdo magnetismo por meio da construção de conhecimentos baseados em experiências e conceitos fundamentais que servirão de base para o aprofundamento dos saberes mais avançados e complexos deste tema por meio de uma sequência didática com o objetivo de utilizar a experimentação investigativa como ferramenta para o ensino e aprendizagem de magnetismo. A pesquisa apresentou abordagem qualitativa: um questionário de sondagem para os alunos; aulas expositivas dialogadas e atividades experimentais com materiais de baixo custo. O público-alvo foi discentes de duas turmas de 3º ano do Ensino Médio da escola Estadual João Vieira, pública, na cidade de Coari/AM. A aplicação da sequência didática envolveu 6 aulas utilizando uma abordagem investigativa e após, houve atividades avaliativas visando verificar a aprendizagem e as contribuições do produto educacional. A avaliação foi realizada em forma de uma roda de conversas em que eles puderam descrever seus pontos positivos e pontos negativos e as perspectivas deles em relação a experimentação investigativa. O resultado dessa pesquisa mostrou que o uso de experimentação investigativa contribuiu para que os alunos participassem ativamente das aulas. Verificou-se que as Sequências Didáticas contribuíram muito para aprendizagem dos alunos e para a melhoria do ensino de física, oferecendo aos professores um guia de estudo para ser usado em suas aulas e aos alunos uma oportunidade de aprender física de forma mais dinâmica, diversificada e contextualizada, superando as dificuldades e desenvolvendo as competências e habilidades necessárias para o seu sucesso escolar e para a sua formação integral.
Abstract: This research was conducted for the growth and learning of students regarding magnetism content, through the construction of knowledge based on experiences and fundamental concepts. This knowledge will serve as a basis for deepening more advanced and complex understanding of the topic, by means of a didactic sequence aimed at using investigative experimentation as a tool for the teaching and learning of magnetism. The research employed a qualitative approach, including: a preliminary survey for students; expository-dialogic classes; and experimental activities with low-cost materials. The target audience consisted of students from two 3rd-year high school classes at the State School João Vieira, a public institution in Coari/AM, Brazil. The application of the didactic sequence involved six classes using an investigative approach. Afterwards, evaluative activities were carried out to verify learning and the contributions of the educational product. The evaluation was conducted in the form of a discussion circle where students could describe their positive and negative points, as well as their perspectives on investigative experimentation. The results of this research showed that the use of investigative experimentation contributed to students' active participation in classes. It was found that the Didactic Sequences significantly contributed to student learning and to the improvement of physics teaching, offering teachers a study guide to be used in their classes and students an opportunity to learn physics in a more dynamic, diversified, and contextualized way, overcoming difficulties and developing the necessary competencies and skills for their academic success and their comprehensive development.
Keywords: Física (Ensino médio) - Estudo e ensino
Magnetismo - Estudo e ensino (Ensino médio)
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
???metadata.dc.subject.user???: Ensino de Física
Magnetismo
Sequência Didática
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Saúde e Biotecnologia – Coari
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Física
Citation: LIMA, Andria Maria da Gama. Experimentação Investigativa no Ensino de Magnetismo. 2025. 62 f. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Federal do Amazonas, Coari (AM), 2025.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11187
Issue Date: 22-May-2025
Appears in Collections:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_AndriaLima_PPGEF3.15 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
PROD.EDUC._AndriaLima_PPGEF 1.04 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.