???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11239
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Rivas, Marcos Aldenir Ferreira | - |
dc.creator.Lattes | lattes.cnpq.br/4510987430802025 | eng |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Selma Suely Baçal de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5050471052673175 | eng |
dc.contributor.referee1 | Nascimento, Aristonildo Chagas Araújo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4976737419000759 | eng |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Vallisney de Souza | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8028124892121383 | eng |
dc.date.issued | 2012-07-23 | - |
dc.identifier.citation | RIVAS, Marcos Aldenir Ferreira. O curso de Direito da Ufam: um olhar sobre a trajetória curricular. 2012. 83 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2012. | eng |
dc.identifier.uri | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11239 | - |
dc.description.resumo | Esta dissertação tem por objetivo apresentar a trajetória curricular do curso de Direito da UFAM, criado em 1909 com uma proposta semelhante à dos cursos de Direito existentes, à época, no Brasil (São Paulo e Olinda), os quais se justificavam pela necessidade de formação de pessoal para organização da nova ordem política e para garantir a independência burocrática da nação. Não obstante, após mais de 100 anos de existência do curso, ainda restam questionamentos sobre os objetivos propostos por essa estrutura acadêmica, a saber: a) a formação de massa crítica para consolidar a soberania do povo brasileiro; b) a aplicação dos primados de Justiça para o restabelecimento da paz social com fundamento nos ideais Iluministas; c) o fortalecimento do poder do Estado para manter o controle e a perpetuação do poder instituído. Dividido em três capítulos, o primeiro trata em breve síntese do método adotado na pesquisa: o Materialismo Histórico. A segunda parte do trabalho aborda a visão histórica do direito como instrumento de emancipação ou submissão em cada época, considerando as primeiras propostas e estruturas dos cursos de direito no Brasil, com fundamento nas obras dos sociólogos Sérgio Adorno e Alberto Venâncio Filho. Ao final, no terceiro capítulo, trata-se da contextualização histórica e das motivações que levaram Eulálio Chaves a propor e a implantar o curso de Ciências Jurídicas na Universidade, analisando-se as diversas propostas curriculares decorrentes das mudanças legislativas ocorridas, para, ao final, apresentar uma análise conclusiva tanto crítica quanto propositiva para o curso de Direito da UFAM. | eng |
dc.description.abstract | This work aims to analyze the curriculum of The Federal University of Amazonas’ Faculty of Law undergraduate course, which were created in 1909 with a similar proposal to the existing law courses at the time in Brazil (São Paulo and Olinda) in order to prepare public servants to the new political order established and to ensure the bureaucratic independence of the nation. In this context, some questions about the proposed objectives still uncertain, namely: a) the formation of a critical mass to consolidate the sovereignty of the Brazilian people; b) the prime of justice for the restoration of social peace based on Enlightenment ideals; c) the strengthen of state power to perpetuate the control of the established authority. Divided into three chapters, the first is a brief summary of the method used in this research: the historical materialism. The second deals with the historical view of law as an instrument of emancipation or submission in every age, considering the first proposals and the structure of legal education in Brazil, based on the works of Sergio Adorno and Alberto Venâncio Filho. Finally, the third chapter discuss the historical context and the motivations that led Eulálio Chaves to propose and implement the law course in the University, by the analysis of the curricular proposals which arisen from legislative changes in order to, ultimately, provide a conclusion both critical and purposeful for the University’s law course curriculum. | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufam.edu.br/retrieve/88608/DISS_MarcosRivas_PPGE.pdf.jpg | * |
dc.language | por | eng |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | eng |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | eng |
dc.publisher.country | Brasil | eng |
dc.publisher.initials | UFAM | eng |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | eng |
dc.rights | Acesso Aberto | - |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Direito - Ementas | por |
dc.subject | Direito - Estudo e Ensino | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL: POLITICA EDUCACIONAL | eng |
dc.title | O curso de Direito da Ufam: um olhar sobre a trajetória curricular | eng |
dc.type | Dissertação | eng |
dc.description.info | Dissertação corrigida conforme exigências do ddbc. | eng |
dc.subject.user | Direito | por |
dc.subject.user | Ensino jurídico | por |
dc.subject.user | Currículo | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISS_MarcosRivas_PPGE.pdf | 665.77 kB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.