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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Desafios apontados por docentes para o ensino de discentes com TEA incluídos em escolas de Humaitá-AM
???metadata.dc.creator???: Mendonça, Maria de Fátima Cruz de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Santos, Jusiany Pereira da Cunha dos
???metadata.dc.contributor.referee1???: Batista, Eliane Regina Martins
???metadata.dc.contributor.referee2???: Amoedo, Francisca Keila de Freitas
???metadata.dc.description.resumo???: Esse estudo tratou de uma pesquisa de Dissertação do PPGECH, que teve por objetivo averiguar, analisar e descrever de que maneira a escola trabalha as práticas de inclusão e o processo de ensino e de aprendizagem dos alunos autistas nas escolas do município de Humaitá/AM ao final do ano letivo, incluindo, também, compreender o rendimento escolar dos discentes com TEA, analisar os desafios e avanços dos docentes, ressaltando as dificuldades de interação dos discentes com TEA com os professores e os demais envolvidos dentro do contexto escolar. Autores que colaboraram para que o trabalho tivesse cunho científico e assim fossem base que sustentaram as inquietações e desafios que compõe este trabalho foram: Cardozo (2021), Dias (2021) Magalhães (2016), Mello (2013), Silva (2015), entre outros, assim como as leis pertinentes. Partindo dos estudos teóricos, elencamos, enquanto propósito desse estudo, chamar a atenção da sociedade acerca de uma temática que vem se tornando bastante pertinente, ganhando espaços em fóruns, congressos, simpósios e nos meios de comunicação em geral. Mostrou com muita veemência como se deve olhar, conhecer, compreender e respeitar as pessoas com deficiência, sejam elas física, auditiva, visual ou motora. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) se destacou por ser a temática central desse estudo e, por essa razão, o referido trabalho abordou sobre os desafios, dificuldades, possibilidades, questionamentos e avanços acerca dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista, ao serem matriculados em escolas regulares no município de Humaitá. Trata-se de um estudo de cunho qualitativo voltado ao conhecimento e compreensão acerca dos desafios que docentes encontram ao atender estudantes com autismo na sala de aula regular, sem deixar de observar as suas lutas, expectativas, dificuldades e progressos acerca da sua aprendizagem, tendo o professor como o mediador nesse percurso.
Abstract: This study is part of a Master's dissertation from the PPGECH program, which aimed to investigate, analyze, and describe how schools address inclusive practices and the teaching and learning processes of autistic students in the schools of the municipality of Humaitá/AM at the end of the academic year. The study also sought to understand the academic performance of students with Autism Spectrum Disorder (ASD), analyze the challenges and progress of teachers, and highlight the interaction difficulties that students with ASD face with teachers and others within the school context. Authors who contributed to giving this work a scientific foundation and supported the concerns and challenges discussed in this research include: Cardozo (2021), Dias (2021), Magalhães (2016), Mello (2013), Silva (2015), among others, as well as relevant legislation. Based on theoretical studies, the purpose of this research was to draw society's attention to a topic that has become increasingly relevant and has gained visibility in forums, congresses, symposiums, and the general media. It emphatically demonstrated the importance of viewing, understanding, and respecting people with disabilities - whether physical, auditory, visual, or motor. Autism Spectrum Disorder (ASD) stood out as the central theme of this study. For this reason, the research addressed the challenges, difficulties, possibilities, questions, and progress related to students with ASD when enrolled in mainstream schools in the municipality of Humaitá. This is a qualitative study focused on understanding the challenges teachers face when teaching students with autism in regular classrooms, while also considering their struggles, expectations, difficulties, and progress in learning, with the teacher serving as a mediator in this process.
Keywords: Educação inclusiva - Humaitá (AM)
Inclusão escolar
Transtornos do espectro autista - Educação - Humaitá (AM)
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO: EDUCACAO ESPECIAL
???metadata.dc.subject.user???: Docentes
Estudantes com TEA
Práticas de Inclusão
Inclusão
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
Citation: MENDONCA, Maria de Fátima Cruz de. Desafios apontados por docentes para o ensino de discentes com TEA incluídos em escolas de Humaitá-AM. 2025. 92 F. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2025.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11257
Issue Date: 7-Mar-2025
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

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