| ???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11321| ???metadata.dc.type???: | Dissertação |
| Title: | Uma análise sociolinguística da expressão pronominal de P2 na posição de sujeito na fala manauara (AM) |
| ???metadata.dc.creator???: | Santos, Vanessa Lara de Souza ![]() |
| ???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Martins, Flávia Santos |
| ???metadata.dc.contributor.referee1???: | Bandeira, Grace dos Anjos Freire |
| ???metadata.dc.contributor.referee2???: | Coelho, Izete Lehmkuhl |
| ???metadata.dc.description.resumo???: | Este trabalho busca investigar o fenômeno variável “Expressão pronominal de P2” na posição de sujeito na fala de adolescentes de 13 a 18 anos, em Manaus, no Amazonas, a partir dos pressupostos teórico-metodológicos da Sociolinguística Variacionista (WLH, 2006 [1968]; TARALLO, 2007; LABOV, 2008 [1972]; MOLLICA e BRAGA, 2015; COELHO et al., 2010, 2015, dentre outros). Com tais pressupostos, assumimos que a variação linguística é sistemática e, assim, grupos de fatores internos e externos à língua condicionam o uso de uma ou de outra variante, tais quais, neste estudo, ‘tu’, ‘você’ e ‘o (a) senhor (a)’. Dessa forma, temos como objetivos específicos: i) descrever as variantes do fenômeno analisado; ii) analisar os grupos de fatores linguísticos e extralinguísticos que atuam ou não sobre as variantes descritas e iii) verificar qual a avaliação social e estilística os adolescentes têm acerca da "expressão pronominal de P2”, por meio de perguntas sobre a avaliação linguística. A metodologia utilizada teve como base o protocolo de coleta de dados adotado por Traesel (2016). Dessa forma, o corpus desta pesquisa foi constituído por uma amostra de fala de alunos do Ensino Fundamental (anos finais) e do Ensino Médio. A amostra de fala foi coletada por meio de três gêneros orais: interação espontânea, podcast e entrevista sociolinguística (individual). Sobre as interações espontâneas e os podcasts, esses foram realizados com todos os alunos das turmas selecionadas de quatro escolas, sendo duas públicas e duas privadas, enquanto a entrevista foi realizada, no total, com 16 alunos, ou seja, 4 alunos de cada turma, distribuídos por escola (8 de escolas particulares, 8 de escolas públicas), faixa etária/série escolar (4 do 9.º ano do ensino fundamental anos finais, 4 das 2.ª e 3.ª séries do ensino médio), sexo/gênero (4 meninas de escolas particulares e 4 meninos de escolas públicas). A entrevista, ainda, tinha como critério de seleção ser realizada somente com aqueles alunos que nasceram em Manaus e têm os pais e/ou responsáveis manauaras. Para o entendimento da regra variável que rege a “expressão pronominal de P2” na posição de sujeito na fala manauara, controlamos os seguintes condicionadores linguísticos e extralinguísticos: referenciação (direta, indireta ou indeterminada), paralelismo linguístico (sujeito e possessivo, sujeito e complementos, entre pronomes em uma série), concordância verbal com o tu (marcada, não marcada), tipo de gênero oral (interação espontânea, podcast), tipo de frase (exclamativa, declarativa, imperativa, interrogativa e optativa), preenchimento do sujeito (preenchido, não preenchido), faixa etária/série escolar (13 a 15/9.º ano do ensino fundamental anos finais, 16 a 18/2.ª e 3.ª séries do ensino médio), sexo/gênero (homem, mulher), escola (pública, privada) e relações sociais entre interlocutores (assimetria e simetria). Quanto aos resultados gerais, no que diz respeito aos dados de uso linguístico, a forma ‘tu’ foi mais frequente e produtiva, com percentual de 63,3%, e foi favorecida pelas variáveis tipo de gênero oral e faixa etária. No que tange à avaliação linguística, os estudantes associaram o ‘tu’ à informalidade e simetria; o ‘você’ concorre com o ‘tu’ tanto no caminho da intimidade quanto no caminho do respeito, quando concorre também com a forma ‘o (a) senhor (a)’. Ao final deste trabalho, espera-se ter contribuído com os estudos descritivos sobre o Português Brasileiro (PB), além de ampliar, especificamente, as discussões sobre uso e avaliação linguística no Amazonas. |
| Abstract: | This work seeks to investigate the variable phenomenon “Pronominal expression of P2” in the subject position in the speech of adolescents aged 13 to 18, in Manaus, Amazonas, based on the theoretical-methodological assumptions of Variationist Sociolinguistics (WLH, 2006 [1968] ; TARALLO, 2007; LABOV, 2008 [1972]; MOLLICA and BRAGA, 2015; With such assumptions, we assume that linguistic variation is systematic and, thus, groups of factors internal and external to the language condition the use of one or another variant, such as, in this study, 'tu', 'you' and 'o ( the Lady)'. Therefore, our specific objectives are: i) to describe the variants of the analyzed phenomenon; ii) analyze the groups of linguistic and extralinguistic factors that act or not on the variants described and iii) verify what social and stylistic evaluation adolescents have regarding the "pronominal expression of P2", through questions about linguistic evaluation. The methodology used was based on the data collection protocol adopted by Traesel (2016). Thus, the corpus of this research was made up of a speech sample from Elementary School (final years) and High School students. The speech sample was collected through three oral genres: social interaction, podcast and sociolinguistic interview (individual). Regarding social interactions and podcasts, these were carried out with all students from the selected classes of four schools, two public and two private, while the interview was carried out, in total, with 16 students, that is, 4 students from each class , distributed by school (8 from private schools, 8 from public schools), age group/school grade (4 from the 9th year of elementary school final years, 4 from the 2nd and 3rd grades of secondary school), gender /gender (4 girls from private schools and 4 boys from public schools). The selection criterion for the interview was to be carried out only with those students who were born in Manaus and have parents and/or guardians from Manaus. To understand the variable rule that governs the “pronominal expression of P2” in the subject position in Manauara speech, we control the following linguistic and extralinguistic conditioners: referencing (direct, indirect or indeterminate), linguistic parallelism (subject and possessive, subject and complements , between pronouns in a series), verbal agreement with tu (marked, unmarked), type of oral genre (social interaction, podcast), type of sentence (exclamatory, declarative, imperative, interrogative and optative), subject completion ( filled in, not filled in), age group/school grade (13 to 15/9th year of elementary school final years, 16 to 18/2nd and 3rd years of secondary school), sex/gender (man, woman ), school (public, private) and social relationships between interlocutors (asymmetry and symmetry). As for the general results, with regard to data on linguistic use, the form 'tu' was more frequent and productive, with a percentage of 63.3%, and was favored by the variables type of oral gender and age group. Regarding linguistic assessment, students associated ‘tu’ with informality and symmetry; ‘you’ competes with ‘you’ both on the path of intimacy and on the path of respect, when it also competes with the form ‘you’. At the end of this work, we hope to have contributed to descriptive studies on Brazilian Portuguese (BP), in addition to specifically expanding discussions on linguistic use and evaluation in Amazonas. |
| Keywords: | Sociolinguística - Manaus (AM) Língua portuguesa - Manaus (AM) - Pronomes Língua portuguesa - Concordâncias |
| ???metadata.dc.subject.cnpq???: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES: LINGUISTICA |
| ???metadata.dc.subject.user???: | Sociolinguística Expressão de segunda pessoa Fala Manaus |
| Language: | por |
| ???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
| Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
| ???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
| ???metadata.dc.publisher.department???: | Faculdade de Letras |
| ???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-graduação em Letras |
| Citation: | SANTOS, Vanessa Lara de Souza. Uma análise sociolinguística da expressão pronominal de P2 na posição de sujeito na fala manauara (AM). 2024. 119 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2024. |
| ???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
| ???metadata.dc.rights.uri???: | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
| URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11321 |
| Issue Date: | 6-Sep-2024 |
| Appears in Collections: | Mestrado em Letras |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 11321. DISS_VanessaSantos_PPGL | 1.6 MB | Adobe PDF | Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

