???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11353
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Narrativas sobre alfabetização como campo de disputa (20142024): entre psicogênese e a ciência da leitura no contexto da SEMED-Manaus
Other Titles: Narratives on Literacy as a Field of Dispute (2014-2024): Between Psychogenesis and the Science of Reading in the Context of SEMED-Manaus
???metadata.dc.creator???: Jacqminut, Carla Caroline Brandão 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Thaiany Guedes da
???metadata.dc.contributor.referee1???: Ghedin, Evandro Luiz
???metadata.dc.contributor.referee2???: Costa, Lucélida de Fátima Maia da
???metadata.dc.contributor.referee3???: Camargo, Raiolanda Magalhães Pereira
???metadata.dc.description.resumo???: Durante o período de implementação da Política Nacional de Alfabetização (2019–2022), a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Manaus alinhou-se às normativas vigentes, como evidenciado pelo Currículo Escolar Municipal (2021) e pela Resolução nº 284/2021. Nesse movimento, os referenciais teóricos que orientavam a compreensão e o acompanhamento da alfabetização transicionaram da Psicogênese, fundamentada em Ferreiro, para as chamadas “Ciências da Leitura”, com base em Ehri. O problema central desta pesquisa consiste em investigar como professoras e professores alfabetizadores dos Anos Iniciais da rede pública municipal constroem sentidos sobre a alfabetização diante dessa transição teórica, em meio às disputas institucionais e políticas que atravessam o campo. O objetivo geral é compreender os impactos da mudança de referencial (da Psicogênese para as “Ciências da Leitura”) no cotidiano pedagógico, considerando os movimentos de adaptação e resistência dos docentes. Especificamente, busca-se: identificar e contextualizar as diferentes perspectivas teórico-metodológicas de alfabetização em disputa, considerando sua constituição social, histórica e cultural e sua presença nas políticas públicas brasileiras; analisar a política de formação de professores para a alfabetização (1º ao 3º ano) estabelecida pela SEMED Manaus entre 2014 e 2024; e investigar como os docentes recepcionaram e compreenderam a mudança nas bases teóricas decorrente da Política Nacional de Alfabetização e da Resolução nº 284/2021, bem como em que medida seu trabalho foi implicado por esse processo. A pesquisa adota abordagem qualitativa, do tipo biográfica-narrativa, segundo Aguirre e Porta, E. Souza e Delory-Momberger, focalizando as narrativas produzidas por seis docentes que vivenciaram esse percurso. A interpretação dos relatos foi realizada à luz da hermenêutica crítica de Paul Ricoeur. A investigação ancora-se, ainda, no debate histórico e teórico-prático da Educação e da Pedagogia, fundamentando-se em Freire, Saviani, Libâneo, Pimenta, Ghedin e outros. A compreensão da alfabetização apoia-se em Soares, Freinet, Ferreiro e nas contribuições das “Ciências da Leitura” (Ehri; Dehaene). A relevância deste trabalho reside em contribuir para o debate acerca dos referenciais teóricos da alfabetização e seus impactos sobre o trabalho das professoras e professores alfabetizadores.
Abstract: During the implementation period of the National Literacy Policy (2019–2022), the Municipal Department of Education of Manaus (SEMED) aligned itself with the federal guidelines, as evidenced by the Municipal School Curriculum (2021) and Resolution No. 284/2021. In this process, the theoretical frameworks guiding the understanding and monitoring of literacy shifted from Psychogenesis, grounded in Ferreiro, to the so-called “Science of Reading,” based on Ehri. The central question of this research is how early years literacy teachers in the municipal public school system construct meanings about literacy in the midst of this theoretical transition and within the institutional and political disputes that shape the field. The general objective is to understand the impacts of this shift in theoretical foundations (from Psychogenesis to the Science of Reading) on teachers’ everyday pedagogical practices, considering their movements of adaptation and resistance. Specifically, the study aims to: identify and contextualize the distinct theoretical-methodological perspectives on literacy in dispute, considering their social, historical, and cultural constitution and their presence in Brazilian educational policies; analyze the teacher-training policy for literacy (1st to 3rd grade) established by SEMED Manaus between 2014 and 2024; and investigate how teachers perceived and interpreted the changes in theoretical foundations introduced by the National Literacy Policy and Resolution No. 284/2021, as well as the extent to which their work was affected by this process. The research adopts a qualitative, biographical-narrative approach, following Aguirre and Porta, E. Souza, and Delory-Momberger, focusing on the narratives produced by six teachers who experienced this transition. The interpretation of the narratives was conducted in light of Paul Ricoeur’s critical hermeneutics. The investigation is also grounded in the historical and theoretical-practical debates in Education and Pedagogy, drawing on Freire, Saviani, Libâneo, Pimenta, Ghedin, among others. The conceptualization of literacy is supported by Soares, Freinet, Ferreiro, and by contributions from the Science of Reading (Ehri; Dehaene). The relevance of this study lies in contributing to the ongoing debate on theoretical frameworks in literacy and their implications for the work of literacy teachers.
Keywords: Professores alfabetizadores - Manaus (AM)
Leitura - Desenvolvimento
Alfabetização
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Alfabetização
Psicogênese
Ciências da Leitura
Pedagogia
Professoras/es alfabetizadoras/es
Trabalho docente
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: JACQMINUT, Carla Caroline Brandão. Narrativas sobre alfabetização como campo de disputa (2014-2024): entre psicogênese e a ciência da leitura no contexto da SEMED-Manaus. 2025. 314 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2025.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11353
Issue Date: 21-Oct-2025
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_CarlaJacqminut_PPGE.pdf4.85 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.