???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11370
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSouza, Ednelza Rodrigues de-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/7386144474169903eng
dc.contributor.advisor1Batista, Eliane Regina Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6865614032821482eng
dc.contributor.referee1Nogueira, Eulina Maria Leite-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7518673342621764eng
dc.contributor.referee2Melo, Paula Regina Humbelino de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1040286951772523eng
dc.date.issued2025-11-21-
dc.identifier.citationSOUZA, Ednelza Rodrigues de. Tessituras curriculares para educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental em Lábrea, sul do Amazonas. 2025. 125 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) – Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, Humaitá, 2025.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11370-
dc.description.resumoA intensificação da degradação ambiental, das mudanças climáticas e das catástrofes socioambientais tem consolidado a Educação Ambiental (EA) como um eixo estratégico na formação de sujeitos críticos, conscientes e engajados na construção de sociedades sustentáveis. Nesse contexto, torna-se urgente que as escolas superem práticas conteudistas e adotem propostas pedagógicas voltadas à transformação social e ecológica. Esta dissertação teve como objetivo compreender como a Educação Ambiental vem sendo desenvolvida nos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) das escolas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de Lábrea, no sul do Amazonas. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, fundamentada na análise documental da Proposta Pedagógica Curricular (PP&C) da Secretaria Municipal de Educação e de oito PPPs escolares, utilizando a técnica de análise temática proposta por Braun e Clarke (2006). Os resultados indicam a presença da EA nos documentos sob três principais tendências: crítica, sistêmica e, em menor grau, conservadora. Algumas escolas demonstram alinhamento com concepções emancipatórias, reconhecendo o meio ambiente como espaço de construção social e política, em consonância com autores como Loureiro (2021) e diretrizes como a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Agenda 2030. No entanto, observa-se um descompasso entre o discurso presente nos documentos e a prática pedagógica efetiva, marcada por ações desarticuladas, ausência de planejamento sistemático, fragilidades na formação docente e sobrecarga institucional. Apesar dessas limitações, algumas escolas desenvolvem experiências significativas, articulando a EA à gestão democrática e aos saberes locais. Conclui- se que, embora os documentos educacionais de Lábrea indiquem avanços conceituais, a efetivação da EA como prática pedagógica crítica, transversal e contextualizada ainda demanda investimentos em formação continuada, valorização da autonomia docente e maior articulação entre escola e comunidade. A Educação Ambiental, mais do que um dever legal, deve ser entendida como um compromisso ético-político com a construção de futuros mais justos, democráticos e ecologicamente equilibrados.eng
dc.description.abstractThe intensification of environmental degradation, climate change, and socio-environmental disasters has established Environmental Education (EE) as a strategic axis in forming critical, conscious, and engaged individuals committed to building sustainable societies. In this context, it is urgent that schools move beyond content-based teaching and adopt pedagogical practices aimed at social and ecological transformation. This dissertation aimed to understand how Environmental Education is developed in the Political-Pedagogical Projects (PPPs) of elementary schools in the municipal network of Lábrea, located in southern Amazonas. The research followed a qualitative approach, based on document analysis of the Municipal Curriculum Pedagogical Proposal (PP&C) and eight school PPPs, using the thematic analysis technique proposed by Braun and Clarke (2006). The results indicate the presence of EE in the documents under three main tendencies: critical, systemic, and, to a lesser extent, conservative. Some schools show alignment with emancipatory conceptions, recognizing the environment as a space for social and political construction, consistent with authors such as Loureiro (2021) and with guidelines like the National Environmental Education Policy (PNEA), the Brazilian National Common Core Curriculum (BNCC), and the 2030 Agenda. However, there is a noticeable gap between the discourse in the documents and the actual pedagogical practices, which are often fragmented, lacking systematic planning, sufficient teacher training, and institutional support. Despite these challenges, some schools stand out with meaningful experiences that integrate EE with democratic management and local knowledge. It is concluded that, although educational documents in Lábrea reflect conceptual advances, the effective implementation of EE as a critical, transversal, and context-based pedagogical practice still requires investment in ongoing teacher training, appreciation of school autonomy, and stronger ties between schools and communities. Environmental Education must be understood not merely as a legal requirement, but as an ethical and political commitment to building more just, democratic, and ecologically balanced futures.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/90162/DISS_EdnelzaSouza_PPGECH.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitáeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidadeseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASeng
dc.titleTessituras curriculares para educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental em Lábrea, sul do Amazonas.eng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6018-7140eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0009-0009-5665-535Xeng
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7725-6464eng
dc.contributor.referee2orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0560-2938eng
dc.subject.userEducação Ambientalpor
dc.subject.userProjetos Político-Pedagógicospor
dc.subject.userEnsino Fundamentalpor
dc.subject.userAmazôniapor
dc.subject.userCurrículopor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_EdnelzaSouza_PPGECH.pdf1.49 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.