???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11375
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Conexões culturais e científicas: a utilização de narrativas míticas no ensino das Ciências Ambientais
???metadata.dc.creator???: Mitouso, Arlindo Almeida 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Rapozo, Pedro Henrique Coelho
First advisor-co: Cavalcante, Kátia Viana
???metadata.dc.contributor.referee1???: Peres, Claudio Afonso
???metadata.dc.contributor.referee2???: Lopes, Felipe Vlaxio
???metadata.dc.contributor.referee3???: Regatieri, Sandro Augusto
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo analisou a compreensão e o relacionamento dos educandos com o ambiente, explorando a utilização de narrativas míticas no ensino das Ciências Ambientais. O objetivo foi desenvolver material técnico-educacional para promover uma cultura de conhecimentos socioambientais nas escolas, integrando as narrativas míticas com a abordagem científica e filosófica. Buscouse estimular a curiosidade humana diante das questões sobre a origem do mundo, da natureza e da vida, reconhecendo o mito como uma das primeiras respostas às indagações sobre o cosmos. A pesquisa estimulou o diálogo e a problematização entre diferentes campos do saber, visando construir uma prática educativa interdisciplinar que contribua para a formação do senso crítico diante das questões socioambientais e para o exercício consciente da cidadania planetária. O percurso metodológico baseou-se na teoria da complexidade de Edgar Morin, tendo como método o estudo de caso com abordagem qualitativa. Os resultados demonstram que educadores e educandos articulam de modo significativo, elementos das narrativas míticas às problemáticas socioambientais contemporâneas. Constatou-se que essas narrativas constituem um recurso metodológico valioso para o ensino das Ciências Ambientais, o que possibilitou o desenvolvimento do Produto Técnico-Tecnológico NARRATIVAS MÍTICAS NO ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS: Oficinas Pedagógicas. Esse produto rompe com paradigmas de verdades absolutas, promove o diálogo entre conhecimento racional e saberes tradicionais e fortalece a construção de uma práxis educativa interdisciplinar voltada ao desenvolvimento do saber ambiental.
Abstract: The present study analyzed the understanding and relationship of students with the environment, exploring the use of mythical narratives in the teaching of Environmental Sciences. The objective was to develop technical-educational material to promote a culture of socio-environmental knowledge in schools, integrating mythical narratives with the scientific and philosophical approach. It was sought to stimulate human curiosity in the face of questions about the origin of the world, nature and life, recognizing the myth as one of the first answers to questions about the cosmos. The research stimulated dialogue and problematization between different fields of knowledge, aiming to build an interdisciplinary educational practice that contributes to the formation of critical sense in the face of socio-environmental issues and to the conscious exercise of planetary citizenship. The methodological path was based on Edgar Morin's theory of complexity, having as a method the case study with a qualitative approach. The results show that educators and students significantly articulate elements of mythical narratives to contemporary socio-environmental problems. It was found that these narratives constitute a valuable methodological resource for the teaching of Environmental Sciences, which enabled the development of the Technical-Technological Product MYTHICAL NARRATIVES IN THE TEACHING OF ENVIRONMENTAL SCIENCES: Pedagogical Workshops. This product breaks with paradigms of absolute truths, promotes dialogue between rational knowledge and traditional knowledge and strengthens the construction of an interdisciplinary educational praxis focused on the development of environmental knowledge.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS AGRARIAS
???metadata.dc.subject.user???: Pensamento mítico
Saber ambiental
Interdisciplinaridade
Complexidade
Pensamento racional
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Centro de Ciências do Ambiente
???metadata.dc.publisher.program???: Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
Citation: MITOUSO, Arlindo Almeida. Conexões culturais e científicas: a utilização de narrativas míticas no ensino das Ciências Ambientais. 2025. 136 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Coari (AM), 2025.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/11375
Issue Date: 30-Oct-2025
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISS_ArlindoMitouso_PROFCIAMB.pdf1.27 MBAdobe PDFDownload/Open Preview
PROD.EDUC_ArlindoMitouso_PROFCIAMB.pdf12.15 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.