???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2846
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Atribuições causais dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental de Manaus sobre o rendimento escolar |
???metadata.dc.creator???: | Silva, Gisele Cristina Resende Fernandes da ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Mascarenhas, Suely Aparecida do Nascimento |
First advisor-co: | Silva, Iolete Ribeiro da |
???metadata.dc.description.resumo???: | O ser humano é motivado a descobrir a causalidade dos eventos e compreender seu ambiente, estabelecendo relações para o sucesso ou fracasso a partir de suas crenças e expectativas, a isso se denomina atribuição causal. Na escola, esse processo de atribuir causas é repetido pelos alunos em relação ao rendimento escolar, pois eles formulam julgamentos sobre sua própria capacidade e condição de estudantes a partir dos contextos de aprendizagem. A pesquisa objetivou identificar as atribuições causais sobre o rendimento escolar dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental da rede estadual da cidade de Manaus/Amazonas. A amostra foi de 1011 estudantes e o instrumento utilizado foi o Questionário das Atribuições para o Rendimento Escolar (QARE de Almeida & Miranda, 2008 adaptado por Mascarenhas, 2010), cujas propriedades psicométricas mostraram-se fiáveis para o domínio das ciências humanas apresentando um Alpha de Cronbach de 0,849 nos itens de bom desempenho e um Alpha de Cronbach de 0,89 para os itens relacionados ao fraco desempenho . Utilizou-se de uma abordagem quantitativa para a análise dos dados. As causas apontadas para o rendimento escolar foram analisadas pelo método de análise fatorial e categorizadas em oito fatores que se apresentam com o grau de importância devido aos valores próprios apresentados, sendo quatro para o bom desempenho (Fator 1: Estudos organização e estratégias com valor próprio de 3,245; Fator 2: Professores e estrutura externa material com valor próprio de 2,669; Fator 3: Capacidades e habilidades cognitivas com valor próprio de 2,332; Fator 4: Sorte e apoio externo com valor próprio de 1,639) e quatro para o fraco desempenho (Fator 1: Estudos organização, estratégias e motivação apresentado o valor próprio de 3,184; Fator 2: Capacidades e habilidades cognitivas com o valor próprio de 2,738; Fator 3: Professores e apoio externo (família) com valor próprio de 2,692 e Fator 4: Sorte e estrutura material externa com valor próprio de 2,213). Concluiu-se que a identificação e análise das atribuições causais sobre o rendimento escolar pode favorecer a elaboração de ações interventivas na escola no sentido de promover a aprendizagem e que o QARE é um instrumento inovador no domínio da psicologia escolar gerando novos indicadores conceituais que podem contribuir para revisão do currículo de formação de docentes e gestores da educação. |
Keywords: | Atribuições causais Rendimento escolar Intervenção em psicologia escolar. Causal attributions Academic achievement Involvement in school psychology |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | BR |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Faculdade de Psicologia |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-graduação em Psicologia |
Citation: | SILVA, Gisele Cristina Resende Fernandes da. Atribuições causais dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental de Manaus sobre o rendimento escolar. 2011. 149 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2011. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2846 |
Issue Date: | 20-May-2011 |
Appears in Collections: | Mestrado em Psicologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GISELE CRISTINA RESENDE FERNANDES DA SILVA.pdf | Dissertação | 2.98 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.