???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2847
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Sentidos e significados de violência no ambiente escolar segundo adolescentes de escola pública no município de Manaus/AM |
???metadata.dc.creator???: | Lobato, Sandreia Pantoja ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Silva, Iolete Ribeiro da |
???metadata.dc.description.resumo???: | Esta pesquisa aborda o tema da violência no cotidiano dos adolescentes, contemplando o espaço escolar. Ela objetiva, dentre outras questões, identificar sentidos e significados da violência para alunos de uma escola pública no município de Manaus/AM. O desenvolvimento teórico da pesquisa se deu a partir dos pressupostos teóricos da Psicologia Sócio-histórica, que estuda o indivíduo no seu contexto histórico e social, valorizando, principalmente, os aspectos culturais de cada sociedade na formação social da consciência do indivíduo, considerando a teoria histórico-cultural de Lev Vygotsky e seus seguidores, e contemplando também discussões trazidas por outros autores inspirados pela referida teoria. A metodologia contemplou instrumentos como a observação participante, que privilegiou o primeiro contato da pesquisadora com a escola. Isso permitiu, logo em seguida, a realização dos grupos focais, com a participação de 12 alunos do 5° ao 9° anos, que proporcionaram muitas discussões para esta pesquisa. E, por fim, realizamos três entrevistas com alguns discentes participantes dos grupos focais para aprofundar mais algumas questões pertinentes. Durante a construção dos dados da pesquisa, pudemos perceber questões interessantes sobre os adolescentes e a relação deles com a violência. Em primeiro lugar, é necessário destacar que a concepção que se foi construindo sobre a adolescência soa de maneira negativa para os alunos, já que a escola, em particular, tenta igualar seus comportamentos para que se tornem mais disciplinados. O que ficou claro na relação deles com a escola é que a comunicação entre eles pode estar enviesada, isto é, eles não se sentem compreendidos e não compreendem algumas atitudes e normas impostas pela escola. Afirmam que a relação deles com a escola não é boa. Os estudantes enfatizam, ainda, a relação professor-aluno, que foi bastante criticada por eles, já que esperavam um posicionamento diferente dos seus mestres, porque muitos os têm como referência para a vida. Além disso, muitos criticam também a falta de interesse dos pais em participar da vida escolar dos filhos, pois os pais fazem cobranças e vão acompanhar os filhos apenas quando estes já estão reprovados, dentre outras problemáticas citadas. Nesta pesquisa, foram consideradas, também, questões que envolvem as interações sociais entre os adolescentes e suas atitudes frente à violência existente na escola. Isso permitiu uma discussão direcionada à realidade vivida pelos estudantes no seu dia a dia. |
Keywords: | Adolescentes Violência Escola Relações Sentidos e significados Teens Violence School Relationships Meanings |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | BR |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Faculdade de Psicologia |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-graduação em Psicologia |
Citation: | LOBATO, Sandreia Pantoja. Sentidos e significados de violência no ambiente escolar segundo adolescentes de escola pública no município de Manaus/AM. 2012. 95 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2012. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2847 |
Issue Date: | 6-Dec-2012 |
Appears in Collections: | Mestrado em Psicologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Sandreia Pantoja Lobato.pdf | 619.31 kB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.