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https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2924
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Daoud, Caio Moura | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8569893814198940 | por |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, David Braga Fernandes de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9561812825173697 | por |
dc.date.available | 2014-07-15 | - |
dc.date.issued | 2013-03-28 | - |
dc.identifier.citation | DAOUD, Caio Moura. Aprendendo a segmentar páginas web. 2013. 59 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/2924 | - |
dc.description.resumo | Diferente dos documentos tradicionais, as páginasWeb são compostas por diferentes segmentos ou blocos, cada qual desempenhando uma função específica dentro de cada página. Trabalhos recentes da literatura têm demonstrado que informações sobre esses segmentos podem ser úteis para melhorar os resultados de inúmeras tarefas das áreas de recuperação de informação e mineração de dados. Por esse motivo, existem muitos trabalhos científicos propondo diferentes métodos de segmentação de páginas Web. De uma forma geral, os métodos de segmentação encontrados na literatura utilizam apenas evidências da própria página a ser segmentada. No entanto, partindo da observação de que as páginas de um mesmo site tendem a possuir layouts bastante similares, apresentamos neste trabalho uma abordagem baseada em aprendizagem de máquina que explora evidências globais dos Web sites. Nosso método, que adota Support Vector Machines para o processo de aprendizagem, e usa a estrutura SOM (Site Object Model) para agregar informações de todas as páginas de um mesmo Web site, apresentou bons resultados quando comparado com uma abordagem de segmentação manual, e quando comparado com uma recente abordagem da literatura. | por |
dc.description.abstract | Unlike traditional documents, Web pages are composed of different segments or blocks, each block has specific functions in each page. Recent work in the literature has shown that information on these segments may be useful to improve the results of numerous tasks in information retrieval and data mining areas. For this reason, there are many scientific works proposing different methods for Web pages segmentation. Generally speaking, the targeting methods found in the literature only use evidences of the page to be segmented. However, based on the observation that the pages of a site tend to have very similar layouts, we present a strategy based on machine learning that explores overall evidences of Web sites. Our method, which adopts Support Vector Machines for the learning process, and use the SOM structure (Site Object Model) to aggregate information from all pages of aWeb site, achieved good results when compared a manual segmentation approach, and with a recent approach in the literature. | eng |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://200.129.163.131:8080//retrieve/9852/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Caio%20Moura%20Daoud.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | por |
dc.publisher.department | Instituto de Computação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFAM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Informática | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Segmentação de páginas Web | por |
dc.subject | Aprendizagem de máquina | por |
dc.subject | Árvore SOM | por |
dc.subject | Web pages segmentation | eng |
dc.subject | Machine learning | eng |
dc.subject | SOMtree | eng |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | por |
dc.title | Aprendendo a segmentar páginas web | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Informática |
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File | Description | Size | Format | |
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Dissertação - Caio Moura Daoud.pdf | Dissertação - Caio Moura Daoud.pdf | 3.12 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
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