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https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3160
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Oliveira, Leuda Evangelista de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7202063988581997 | por |
dc.contributor.advisor1 | Mourão, Arminda Rachel Botelho | - |
dc.date.available | 2015-04-08 | - |
dc.date.issued | 2009-10-21 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Leuda Evangelista de. Educação profissional e trabalho: visões e transformações na política educacional do Centro Federal de Educação Tecnológica de Roraima a partir dos decretos nº 2.208/97 e 5.154/04. 2009. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2009. | por |
dc.identifier.uri | http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3160 | - |
dc.description.resumo | A pesquisa trata das transformações ocorridas na política educacional do Centro Federal de Educação Tecnológica de Roraima (CEFET-RR). A problemática que deu origem a este estudo visa diagnosticar que transformações/mudanças ocorreram no CEFET-RR, após a promulgação e efetivação dos Decretos nº 2.208/97 e 5.154/04, no tocante à concepção de Trabalho e Educação Profissional. Assim, os objetivos foram: conhecer a trajetória histórica da educação profissional no Brasil e no CEFET-RR a partir dos Decretos supracitados; identificar que concepções de trabalho e educação profissional se materializam nas Propostas Curriculares do CEFET-RR à luz dos decretos já referenciados e analisar a percepção dos docentes, pedagogos e técnicos em assuntos educacionais no tocante às transformações na política educacional da Instituição, bem como as concepções de trabalho e educação profissional materializados a partir da promulgação e efetivação desses decretos. A pesquisa com abordagem qualitativa teve como fontes: documentos institucionais, questionários, entrevistas estruturadas e semi-estruturadas que foram analisadas com base na Análise de Conteúdo. As categorias que emergiram da análise do material indicam que: as transformações/mudanças ocorridas na política educacional do CEFET-RR, em um primeiro momento, direcionaram as ações da Instituição, até foram discutidas pela comunidade escolar, porém não foram efetivamente absorvidas e implementadas pelo corpo docente, pedagogos, técnicos em assuntos educacionais e demais servidores; elas foram efetivadas principalmente para atender a questões legais de adequação às reformas propostas pelo MEC pautada na égide do receituário neoliberal vinculando a educação e, principalmente, a educação profissional ao viés econômico como pode ser observado ao longo da história da educação brasileira. Descortinando essa história percebemos que todas as reformas da educação profissional e as transformações/mudanças nas instituições de educação profissional foram e são pensadas e implementadas para acomodar interesses econômicos e políticos da sociedade capitalista contemporânea. Cabe ressaltar que essas políticas, na maioria das vezes, não levam em consideração a questão da formação humana, na perspectiva do desenvolvimento do homem integral, omnilateral e do trabalho como princípio educativo. Percebemos certa dificuldade , por parte de alguns servidores, em aceitar essas mudanças e efetivar o que está proposto nos documentos oficiais, talvez por falta de conhecimento ou pela forma como essas transformações/mudanças foram propostas e implementadas. Foram dezesseis anos pelos quais a Instituição passou de Escola Técnica Estado de Roraima ETERR, para Escola Técnica Federal de Roraima ETFRR, pertencente à Rede Federal de Educação Tecnológica, para Centro Federal de Educação Tecnológica CEFET-RR e hoje, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Roraima IFRR, sempre buscando adequar-se as novas institucionalidades, num curto espaço de tempo, sem grandes discussões, uma vez que as políticas que advêm do MEC, chegam primeiro como sugestões, e depois são impostas por serem condicionadas a aportes financeiros dos quais as instituições são sempre carecedoras | por |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://200.129.163.131:8080//retrieve/10501/Leuda%20Evangelista%20de%20Oliveira.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFAM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Trabalho | por |
dc.subject | Educação profissional | por |
dc.subject | Política educacional | por |
dc.subject | Work | eng |
dc.subject | Professional education | eng |
dc.subject | Education politics | eng |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO | por |
dc.title | Educação profissional e trabalho: visões e transformações na política educacional do Centro Federal de Educação Tecnológica de Roraima a partir dos decretos nº 2.208/97 e 5.154/04 | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
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Leuda Evangelista de Oliveira.pdf | 1.56 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
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