???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3167
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A gestão democrática da educação e o projeto político pedagógico: Um convite à reflexão.
???metadata.dc.creator???: Calderaro, Kátia Cilene Lopes 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Bezerra, Aldenice Alves
???metadata.dc.description.resumo???: Neste trabalho apresenta-se idéias sobre a democratização da educação, seus desafios e perspectivas, nos últimos anos. Para tanto, focalizam-se como fatores preponderantes: a participação como requisito indispensável à democratização da educação e as contribuições do gestor escolar como líder na elaboração do projeto político pedagógico para um processo educaci onal emancipatório. Destaca-se ainda como mola propulsora a Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei N.º 9.394/96. Nesse sentido, propõe -se analisar questões fundamentais e os novos afetos a gestão escolar, em f ace das novas demandas que a Escola enfrenta no contexto de uma sociedade que busca se democratizar e se transformar. São inúmeras mudanças urgentes na escola, a fim de que garanta formação competente de seus alunos, de modo que sejam capazes de enfrentar criativamente e com espírito crítico, os problemas cada vez mais complexos da sociedade e atuar comprometidamente na tomada de decisões coletivas. Neste particular, enfatiza -se a relevância do empenho do profissional da educação nesta construção, buscando viabilizar espaços democráticos.
Abstract: In this work one presents ideas on the democratization of the education, i ts challenges and perspectives, in the last years. For in such a way, they are focused as preponderant factors: indispensable the participation as requisite to the democratization of the education and the contributions of the pertaining to school manager as leader in the elaboration of the project pedagogical politician for a emancipatório educational process. It is still distinguished as propeller spring the Federal Constitution of 1988 and the Law of Lines of direction and Bases of the National Education - Law N.º 9.394/96. In this direction, it is considered to analyze basic questions and the new affection the pertaining to school management, in face of the new demands that the School faces in the context of a society that it searchs if to democratize and to transform. They are innumerable urgent changes in the school, so that it guarantees competent formation of its pupils, way who are capable to face creative and with critical spirit, the more complex problems each time of the society and to act engaged in the taking of collective decisions. In this particular one, it is emphasized relevance of the persistence of the professional of the education in this construction, having searched to make possible democratic spaces.
Keywords: Democratização da Educação
Gestão
Projeto Político Pedagógico
Tomada de Decisões Coletivamente
Democratization of the Education
Management
Project Pedagogical Politician
Taken of Decisions Collectively
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: CALDERARO, Kátia Cilene Lopes. A gestão democrática da educação e o projeto político pedagógico: um convite à reflexão. 2007. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2007.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3167
Issue Date: 22-Oct-2007
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Katia Cilene Lopes Calderaro.pdf320.02 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.